Nao sei pelo o que estou passando

Feita por >Igor · 5 jul 2023 Orientação sexual

Olá meu nome é Igor e tenho 23 anos, ultimamente tenho passado por diversas crises de ansiedade, desde os 20 anos, venho de uma família que tem ansiedade, tanto que a minha mãe tem ansiedade e depressão. O que está acontecendo é que não paro de ter pensamentos homoafetivos, isso porque um colega de trabalho zuou minha foto de perfil dizendo que parecia foto de gay, porém não me senti ofendido e zuei ele de volta dizendo " por que tu reparou na minha foto ?", mas isso mudou quando contei para minha mãe e ela disse que parecia um pouco, na mesma hora quando sentei pra estudar comecei a ver minhas fotos e me veio a imagen de eu ser gay, isso me causou um medo, apaguei todas as fotos e fiquei com uns pensamentos tipo, será que eu nunca notei ? Estou virando gay ? Isso me deu uma ansiedade e me senti mal, porém a crise veio forte depois de 1 semana na qual a menina que estava saindo havia terminado comigo, eu fiquei pensando naquilo, com os mesmo pensamentos e nos relatos na qual uma prima dizia em que dois dos ex-namorados delas haviam se assumido bissexual, eu não sei porque mas levei pra min, pois ela mesma havia me perguntado se eu era gay, e depois me zuou falando que eu era gay ou bi, desde então eu fiquei pensando nisso e me senti muito ansioso, fiquei tremendo de baixo das cobertas, uma inquietação que não conseguia nem trabalhar, estudar e nem jogar, nem ficar com meus colegas, nem olhar pros meus pais, e pra piorar eu pesquei pra saber se eu estava virando, fiquei mais ansioso e com medo, minha mão tremendo ao ler sobre, porém me acalmou um pouco pois vi que nao combinava comigo, mas o pensamento mesmo assim não parava, e eu não sabia o que fazer até que vi um vídeo falando sobre e mesmo assim nao me identifiquei, mas fiquei tremendo, com frio e o pensamento acalmou, mas ele voltou e dei outra crise, onde pra tirar a prova fui ver se ficava ereto ao ver porno gay, eu não gostei nem de ver e nem cliquei no vídeo, me senti culpado e triste me perguntando o por que fiz aquilo, olhei na Internet e pelo o que havia lido a um toc pra isso chamado hocd mas não sei se estou com isso, direto fico vendo se estou com ereção ao ver alguém do mesmo sexo que o meu que é bonito ou feio e ate no sexo oposto, nao consigo ver um cara homosexual que penso " sera que ele acha que sou gay ?", sempre gostei de mulheres desde pequeno, já fiquei com minhas primas, já namorei 2 vezes, perdi o meu bv com 16 anos na frente da escola, fiquei com muitas garotas, sempre tive sonhos eróticos com mulheres em que poucas vezes eu cheguei a gozar. Porém ainda estou com medo, os pensamentos continua ao ver pessoas do mesmo sexo, a ansiedade bate forte, não consigo me concentrar, meu corpo arrepia ao ter os pensamentos, eu começo a ter um pouco de choro, não sei se estou assim porque sou viciado em pornografia desde os 14, mas mesmo assim nunca busquei essas coisas, não consigo andar direito sem reparar na minha postura pois logo vem o pensamento.

A melhor resposta 6 JUL 2023

Olá Igor!

Primeiramente queria agradecer pela confiança e pela coragem de se expor. Sei muito bem que não deve estar sendo fácil esse momento pra você.

Isso que você está passando é mais comum do que você imagina. Muitos homens e mulheres heterossexuais já passaram por conflitos semelhantes. Sei que para os homens esse conflito tem um outro peso. Pois é como o lugar como homem fosse diminuído. Por isso a angústia em demasia, imagino eu.

Para lhe acalmar, a maioria dos homossexuais que conheço, seja como paciente, seja como amigo, relatam que sempre souberam desde a infância. O que pode lhe ajudar no mito popular sobre alguém que "virou" gay.

Ao observar o restante relato, me parece também uma questão sobre autoimagem do que exclusivamente sobre um conflito orientação sexual.

Se for possível, gostaria muito de lhe atender. Já presenciei casos semelhantes e obtivemos resultados satisfatórios.

Este é um momento muito bom para iniciar a terapia. Pois é através dos nossos conflitos que podemos reestruturar nossa forma de ser e estar na vida.

Espero ter te ajudado de alguma forma. Abraço grande!
E fico no aguardo!

Guy Falcão Psicólogo em Salvador

4 respostas

17 JUL 2023

Oi Igor, obrigado por compartilhar sua dúvida. Em primeiro lugar, ninguém "vira gay". É bem comum as pessoas quererem se colocar em classificações do tipo, sou isso, sou aquilo, mas o ser humano é muito mais complexo do que isso. O nosso desejo pode nosso desejo pode nos impulsionar para várias direções, e nós, podemos aceitar ou não de imediato esse desejo. Podemos reprimi-lo, por conta da família em que vivemos, da sociedade, dos valores, ou aceitamos e abraçamos. No seu caso o que você precisa entender é esses desejos e como você se relaciona com eles, o quanto está disposto a lidar com eles. Outro ponto é que você ficou muito fixado nisso e começou a atrapalhar sua vida pessoal. O ideal no seu caso seria buscar um psicólogo para trabalhar de modo mais preciso e direcionado todas essas questões. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 JUL 2023

Parece não ter certeza da tua identidade e excesso de preocupação com o que os outros pensam como se tivesse que dar satisfação ao mundo. Entra em contato, eu trabalho com técnicas cognitivo-comportamentais , que são justamente pensamentos, crenças que vem, nos invadem e geram as emoções, como o que tem acontecido com você. Nenhuma situação em si é capaz de gerar ansiedade, mas o que você interpreta a respeito dessas situações. Trabalhando em cima desses pensamentos aí, nós conseguimos boas respostas comportamentais, mas é importante entender por quê isso te incomoda com tal intensidade.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

7 JUL 2023

Olá Igor, espero que esteja tudo bem com você!

O ponto para o qual imediatamente gostaria de chamar sua atenção, é o fato de você falar sobre seu vício em pornografia, que já fazem muitos anos. Tenho observado, em alguns casos semelhantes que tive oportunidade de acompanhar, que esse vício traz um pouco dessa "confusão" acerca da sexualidade, sem necessariamente corresponder a realidade. O consumo excessivo de pornografia, de maneira continuada, por muitos anos, nos leva a entrar em contato com uma série de práticas, e comportamentos que só acontecem nos filmes, e que não tem nenhuma relação com a realidade. Neste cenário, principalmente quando ainda jovem, no momento em que se está entrando em contato pela primeira vez com a sexualidade, é comum criar fantasias e dúvidas, que só existem devido ao consumo desse tipo de conteúdo, e que acabam te afastando de experiências reais, com meninas reais. Não se sabe ao certo como e quando esse conteúdo vai causar essa interferência, mas certamente isso vai acontecer. Chamo atenção também para o fato de que você sente prazer em estar com meninas, já namorou, e se sente atraído pelo sexo oposto. Isso é a sua realidade, pois é como você a descreve, e diz respeito aos teus sentimentos e desejos, por isso, deve ser considerado como fato importante. A primeira indicação é que você possa realmente cessar seu consumo por pornografia completamente, até restabelecer seu equilíbrio, segurança e tranquilidade no campo sexual. Um outro ponto, é que você não precisa ficar "se testando", ou criar situações para verificar sua sexualidade, pois isso acaba sendo um caminho contrário para o que você descreve em seu relato. Haja naturalmente, e se conecte com seus sentimentos e desejos, da maneira que você expôs no que escreveu. Por último, é super indicado você buscar um profissional de Psicologia para te ajudar neste momento. É importante ter o acompanhamento desse profissional para sua mudança em relação ao consumo de pornografia, e também para que você possa ter alguém capacitado para conversar sobre suas dúvidas e questionamentos, durante todo esse percurso. O caminho da psicoterapia é muito valioso para você no momento, e pode te ajudar bastante com suas questões.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

6 JUL 2023

Olá Igor! Obrigado por escrever. Tranquilize-se. Para de ficar procurando sarna para se coçar. É lógico, pelo seu relato, que você vivencia, pela história relatada heterossexualidade. Acontece que a sexualidade precisa contar com contextos saudáveis e éticos de vida. Dentre esses contextos, destacam-se turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, a prática de esportes coletivos de contato, grupos de estudos comprometidos, trabalho consistente, grupos de teatro, esportes coletivos de contato, grupos de cultura, arte, ajuda nos afazeres domésticos. Quem vivencia essas ocupações se integra com a sociedade e para de ter motivação e tempo para procurar chifres na cabeça de cavalo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.