Não compreendo meus sentimentos

Feita por >Mei · 22 mar 2023 Abordagem psicológica

Não sei como dizer isso, pois é algo que me envergonho, e tentarei ser completamente sincera, apesar de ser complicado de falar.

Meus sentimentos são confusos, não sei se é meu humor, ansiedade ou outro motivo. Não é sequência de horas, nem de meses, às vezes não são semanas, é tão aleatório.

Tudo começou quando tinha 12 anos, e comecei criar várias contas com diferentes gostos, com diferentes nomes, era no máximo 4, todas elas tinham/tem uma vida, amigos, familiares ou tinham relacionamentos, isso mudava meu humor de acordo como eram.
Músicas que achava chatas e não suportava, tornavam maravilhosas de repente, conversas/filmes, desenhos que achavam assustadores ou tristes, não se tornavam nada, coisas que...Eu não faria, eu fazia, era como uma fuga da realidade, porém não queria que fosse mentira.
Em determinado momento aos 13 anos, comecei a me distanciar da vida real, e com isso quero dizer, as vozes que tinha na minha cabeça(apesar de ser minha), elas tinham vida própria, e invés de me tratar em primeira pessoa, só me tratava em 3, e isso me angustiava, decidi passar 2 semanas tentando me corrigir e tudo certo.

Mas esses sentimentos, esses pensamentos, não sumiam e era do nada. Eu estava calma e de repente o que eu fazia me enojava.
Exemplo: Estava assistindo um anime de ação (Blue exorcist), de repente aquilo parecia sem graça e eu preferia ver casos criminais, preferia ver documentários, de repente eu preferia ouvir rock e escrever histórias, do que ficar parada ''me divertindo''.

Porém essa confusão melhorou ou piorou, com o tempo me afastei dos carinhos da minha mãe, eu não queria aceitar como verdade, comecei a dissociar meus familiares ou familiarizar. Comecei a ficar com muita raiva e às vezes feliz, tinha momentos que me sentia tão vazia, e outros como se eu estivesse seguindo o meu próprio disco...

No entanto quando fiz 15/16, isso começou a parecer errado, eu comecei a me odiar, a reprimir esses sentimentos, a tentar enxergar que tudo era apenas eu, apaguei as contas, tentei vivenciar tudo ao meu redor, mas sem perceber eu continuava fazendo isso, só que, k, na mesma conta, e no mesmo corpo que sempre tive.

Esses comportamentos também pratiquei na vida real, meu medo sumia em determinados momentos, ou minhas tristezas, as formas que me expressava, eu passava de alguém super brincalhona, para alguém quieta, para alguém super confiante e esperta, e etc...
Briguei com pessoas por achar algo que nem era verdade, e demorei semanas, dias ou meses para perceber, sentia dor ou somente tão confusa sem ver.

E persiste até hoje, atualmente tenho 18 anos, não acho tão incomodo... Mas nunca consigo parar em um lugar, não sei o que é isso, não sei se é normal com todo mundo.

Eu tenho o caráter de certa pessoa formada na minha mente e de repente é como ela fosse completamente outra, como se ela tivesse mudado seja para bom, seja para ruim. Isso é cansativo, principalmente quando privo e fico muito triste =/.

A melhor resposta 23 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que ireilhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 MAR 2023

Oi Mei! Obrigado por escrever. O que dá parâmetro para os sentimentos, para o razoável e o não razoável é a convivência com pessoas saudáveis, éticas e reais. Seu texto dá indícios que você treina pouco a convivência real. A convivência real é necessária para que nos humanizemos, pare que construamos sabedoria para lidar com o comum da vida. Filmes são idealizações com distorções artísticas. A vida real não é temperada por idealizações. Ao interagir e conviver com as pessoas reais, com persistência, abertura e profundidade, você compreenderá os sentimentos delas, terá parâmetros para lidar com os teus sentimentos.
Grupos de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis com convivência regular, esporte coletivo de contato, estudos sérios e consistentes, trabalho sério ou preparação séria para o mesmo, contato, com diversas artes mais clássicas como MPB, teatros, museus, danças, circos, resgate de metas e sonhos éticos e saudáveis, com razoabilidade de realização, compõem um conjunto de ações que ajudam muito a se melhorar.
De outro lado, nós, psicólogos, poderemos entrar com suporte científico.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

23 MAR 2023

Oi Meu! Obrigado por compartilhar seus sentimentos e experiências. Parece que você está passando por uma situação complicada em que seus sentimentos e pensamentos são confusos e instáveis. É compreensível que você se sinta envergonhada ou com medo de falar sobre isso, mas é importante lembrar que não há nada de errado em buscar ajuda e apoio quando você precisa.

O que você descreve parece ser uma forma de escapismo ou fuga da realidade, algo que muitas pessoas podem usar como mecanismo de defesa quando enfrentam situações estressantes ou traumáticas. No entanto, é importante ter cuidado para não se perder completamente nesse mundo imaginário e não negligenciar a vida real.

Estou aqui para ajudá-la a entender melhor esses sentimentos e pensamentos e a encontrar maneiras saudáveis de lidar com eles. A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para te ajudar a desenvolver uma melhor compreensão de si mesma, aumentar a autoestima, aprender habilidades de enfrentamento e lidar com as emoções de maneira mais saudável.

Não há necessidade de se sentir envergonhada ou julgada por seus pensamentos e sentimentos. A busca de ajuda é um sinal de força e coragem, e pode levar a uma vida mais feliz e saudável.

Abraços!

Filipe Araújo Psicólogo em Recife