Como se libertar de um sentimento não correspondido?

Feita por >Pitanga · 27 mar 2023 Abordagem psicológica

Gosto de um homem hétero há mais de um ano. Nos conhecemos em 2022. Fomos estreitando a proximidade e hoje somos muito amigos. Conversamos, ligamos um para o outro e trocamos muitas ideias. Ele é muito afetuoso, é atencioso e, enfim, apaixonante.

Sinto muita dificuldade em superar meus sentimentos por ele. Tenho quase 40 anos e pouquíssimas vezes me apaixonei por alguém. Quando adolescente, gostei de algumas garotas. Na juventude passei a me sentir atraído, também, por garotos.

É a primeira vez que admito, “em voz alta” (e para pessoas muito próximas), que amo um homem.

Ocorre que ele é comprometido e, portanto, inviável. Até mesmo porque eu respeito demais o fato de ele ser casado, então ele não é - infelizmente - uma possibilidade.

Minha questão não diz respeito a estar com ele em um relacionamento amoroso (porque isso nunca acontecerá). A problemática, na verdade, é que eu não aceito estar com ninguém que não seja ele: todas as pessoas que se aproximam (bem poucas, porque não sou atraente) eu acabo me retraindo, esquivando e fechando possibilidades.

Comparo todo mundo com ele. A forma com que ele me trata é única. Ademais, ele me atrai fisicamente, então eu sempre acho que todo mundo que se aproxima não é tão legal quanto ele; não é tão bonito quanto ele; não é tão fofo quanto ele…

Meus amigos dizem que eu me boicoto; que não me possibilito conhecer outras pessoas.

Mas eu gosto dele. E, pra ser honesto, já que não vai ser ele, não sei se faço questão de ter algo com outra pessoa.

Nunca namorei, fiquei ou me envolvi com alguém. Então eu penso que não se tem saudades do que não se teve…

Mas me entristeço bastante porque eu achei que seria um sentimento passageiro. Mas não é.
Gosto dele como jamais gostei de alguém. E já tem mais de um ano.

Não sei o que faço para superar esse sentimento.
Fico abobalhado perto dele; sonho com ele (muitas vezes sonhos eróticos)… e quando conheço alguém que me desperta uma atração, me sinto desleal (o que é muito maluco, porque somos apenas amigos).

Isso passa? Ou vou ser prisioneiro desse sentimento pra sempre?

A melhor resposta 28 MAR 2023

É compreensível que você se sinta preso a esses sentimentos intensos pelo seu amigo, mas é importante lembrar que ele é comprometido e inacessível para você. É normal ter dificuldade em superar uma paixão, especialmente quando há uma conexão tão forte e única com a pessoa em questão.

No entanto, você menciona que se restringe a conhecer outras pessoas, o que pode estar impedindo você de encontrar outras conexões significativas em sua vida. É importante lembrar que não há apenas uma pessoa com quem você pode ter uma conexão forte e significativa, e que limitar-se pode acabar aumentando a sensação de solidão e insatisfação.

Talvez seja útil conversar com um profissional de saúde mental para ajudá-lo a lidar com esses sentimentos e explorar maneiras de seguir em frente. A terapia pode ajudar a identificar padrões de pensamento e comportamento que possam estar mantendo-o preso ao seu sentimento pelo seu amigo e a trabalhar em estratégias para superá-lo.

É importante lembrar que o tempo pode ajudar a aliviar a intensidade desses sentimentos, mas pode levar tempo para superar completamente. É um processo que requer paciência, autocompaixão e cuidado consigo mesmo. Lembre-se de que você é digno de amor e conexão, e de que pode encontrar outras pessoas que lhe proporcionem a mesma sensação única que seu amigo lhe proporciona.

Se precisar de ajuda, através da psicoterapia, fico a disposição.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

29 MAR 2023

Olá! Tudo bem, Pitanga?
É super normal você se sentir atraído e apaixonado por ele. Pois não se trata apenas disso, mas algo bom que você nunca sentiu por alguém. Porém, o fato é que isso parece impossível, pois ele é um homem comprometido e hétero. É importante olharmos em como esse sentimento se manifesta em você e a origem dele em outros momentos. Talvez hoje você não se compreenda e se prenda a existência e sonho dele na sua vida, porém, você poderá se olhar e analisar se é realmente isso que você gostaria de estar sentindo. Fico à disposição para analisarmos essa questão com cuidado. Podemos agendar seu atendimento?

Paulo Henrique Brito da Silva Psicólogo em Sobral

6 respostas

28 MAR 2023

Boa tarde!
Entendo esses pensamentos , mas penso que é muito importante trabalhar isso para novas aberturas para novos relacionamentos .
Me coloco a disposição para agenciarmos um horário .

Debora Cristina Gargantini Psicólogo em Loanda

26 respostas

28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 MAR 2023

Olá Pitanga
Sentimento é sentimento! Não se pode não sentir.
Teu sentimento não é de posse, não é egoista, sabe das condições dele.
Sua ligação/conexão é espiritual; dentro das coordenadas do sistema em que vivemos, pode não ser possível estar junto, voce já sabe e compreende. Sua ligação com ele pode ser de outras existências... para compreender melhor, pode fazer Regressão para verificar o que aconteceu na existência passada, qual a origem dessa conexão.
Contudo, nesta existência, precisa cumprir com o teu objetivo de vida, se realizar e não ficar na saudade e frustrar-se.
O que tiver que ser, será. Viva a sua vida e saiba usar as leis desse sistema com inteligência, flexibilidade e diplomacia.
Abraços

5817 respostas

28 MAR 2023

Olá Pitanga! Obrigado por escrever. Você precisa de ajuda, com a maior brevidade possível, de um psicólogo. Seu texto amarra você a impossibilidades. Quando você diz que tem quase quarenta anos, que viveu direções diversas de interesse, mas que não praticou efetivamente relacionamentos, nos remete a pensar que você precisa se conhecer, se revelar, a partir da tua história, não somente do momento atual. Nesses quarenta anos, há certamente muitos desdobramentos, raciocínios, posições que ajudarão muito a ti, a conhecer potencialidades e possibilidades que estão adormecidas e inviabilizadas por você mesmo, como forma de se defender da sensação de fragilidade. Você é muito mais forte do que imagina!
Vamos aprofundar?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.