Como me libertar de pensamentos intrusivos?

Feita por >Leonardo · 25 mai 2021 Transtornos personalidade

Meu nome é leonardo, tenho 19 anos. Em 2020 no começo conheci uma pessoa e via muito potencial numa relação. Investi tempo e vontade mas a pessoa foi imatura e por coisas literalmente irrelevantes quis deixar de investir em mim. Aceitei o fato, no começo me culpei um pouco mas entendi que ela nao queria nada. O problema é que essa pessoa sempre retornava em forma de aumentar seu ego, prometia coisas e depois sumia. Isso em praticamente 7 meses. Dois meses depois estavamos num mesmo lugar e essa pessoa decidiu ficar com outra quase ao meu lado, porém já nao via mais ela da mesma forma. Ela tentou falar comigo pós isso mas nao dei muita ideia, achei meio sem noçao fazer aquilo depois de ter me prometido varias coisas mas ok, cada uma faz o que quer. Nesse dia acabei indo a outro ponto do mesmo local e conheci uma outra garota incrivel. Chegamos a ficar nesse primeiro momento, por incrivel que pareça me senti maravilhado e esqueci totalmente o resto daquele dia. Conversamos desde esse ocorrido e depois de quase 2 meses senti que talvez meu coração quisesse voltar a balançar, mas coloquei na medida que tinha me dado mal antes, entao tive medo. Mas depois me libertei do medo e disse pra mim mesmo que iria correr o risco, foi dificil no inicio porque eu me entreguei muito de cara e a garota nao, mas logo logo ela se entregou também. Foi incrivel, meu coração bateu como nunca e eu me via como a pessoa mais feliz do mundo. Quando estavamos proximos a namorar aconteceu um ocorrido nao muito bom, sai pra um lugar e uma ex ficante tentou me beijar, chegou a ter o contato, mas logicamente parei afinal tinha respeito pelo meu sentimento mesmo que nao tivesse namorando, e queria muito ser fiel a minha amada mesmo antes de iniciar a relação. Conversei com a garota que amo e disse sobre o ocorrido, que nao foi culpa minha e nao aconteceria mais pois ja na hora impus aquela ex ficante a nunca mais fazer aquilo. Ela me perdoou mas ficou aquele sentimento de culpa chato em mim que dava pra evitar o acontecido e nao sumia nunca, parecia que sempre que fosse pensar na minha amada ia lembrar desse ocorrido. Nisso tive a pessima ideia de querer usar como escapatoria dessa culpa lembrar que superei uma pessoa horrivel que foi essa do inicio que me prometia tudo, e agora estava com alguem incrivel entao nao tinha porque me culpar por um erro que nem foi pela minha vontade, e assim tambem esqueceria esse fato. No inicio funcionava, mas depois parece que minha mente se acostumou a pensar que superei pessoa que me fazia mal e me obrigava a sempre provar que amava mentalmente minha amada, mesmo tendo certeza disso. Achei que isso fosse passar mas começamos a namorar e esse pensamento permanece todos os dias, todo dia ja acordo lembrando da pessoa ruim que superei e que amo minha namorada, mas nao quero isso toda hora, esse pensamento persiste tanto que me faz nao conseguir focar em nada e nao me deixa em paz. Ja cheguei a cogitar se talvez por pensar muito eu tenha ficado confuso se superei mas nao, essa pessoa ruim ja foi embora, eu nao tenho mais nada por ela, nem vontade de estar perto mas ainda sim parece que isso nao sai da mente. Eu amo a maneira que vivia com minha amada, pensava nela sempre mesmo sem motivo e ficava feliz, até idealizava cenarios, ela é literalmente o que quero pra mim e o amor da minha vida, pensar nela ou lembrar nao me causa mal algum, só traz felicidade, mas parece que automaticamente agora to lembrando dessa outra pessoa ruim e sempre tendo que reafirmar que a superei, varias vezes ao dia. Me ajudem a esquecer isso, nao tenho sentimentos antigos, nao tenho vontade de voltar, só quero ser feliz ao lado de quem eu amo sem precisar dessa condiçao de lembrar de outra pessoa ruim. Quero curtir meus momentos em paz com a minha namorada como sempre, focado nela e em todo o amor que temos.

A melhor resposta 26 MAI 2021

Leonardo os pensamentos intrusivos são criados por nossa mente e então se não aprendemos a controlar eles se tornam insuportáveis causando ansiedade, e outros transtornos. Aprender a lidar requer auto conhecimento conseguido através de terapia.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

26 MAI 2021

Olá Leonardo! Grato por escrever. Seu texto indica que você está colocando grande quantidade de tempo e energia na questão do namoro com a pessoa amada e na negação da pessoa que você não quer pensar. Ocorre que sua vida é muito maior do que namoro com a outra pessoa. Certamente você precisa organizar rotina de vida que envolva ocupações em diversas frentes e áreas: sono adequado, alimentação adequada, trabalho, estudo, esportes, lazer, leituras, afazeres domésticos, objetivos e metas para a vida.
Lembre-se: somente poderemos namorar ao outro por inteiro, se tivermos a plenitude do namoro a nós mesmos. Outro dado: namoro é experiência de amadurecimento, de conhecimento, que na maior parte das vezes, não dá certo. Aos dezenove anos, as pessoas para se prepararem para a vida adulta plena, precisam ter como prioridade, preparação para o mundo do trabalho, ampliação de habilidades sociais, aprendizados culturais e não namoro.
Espero ter ajudado.
Estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - o maior do mundo - evitemos mais mortes: façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a saúde, quanto para a economia, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.