Como faço pra se libertar de um casamento ?

Feita por >Sem Rumo · 5 out 2022 Separação

Entenda, eu gosto do meu marido, estamos juntos à 6 anos, passamos por muitas coisas, crises financeiras, cuidei da mãe dele enferma até a morte. Hoje o pai dele mora aqui e ele veio pra cá sem nem me quer ter perguntado! Não sou mais paciente como antes, não sinto o mesmo sentimento também . Casa dia que passa eu me sinto mais frustrada e sozinha, tenho reações exageradas de raiva ( mas não de agredir ou quebrar as coisas), sim dizer o que não deve, ter o sentimento horrível de angústia e raiva.

A melhor resposta 7 OUT 2022

Olá, Sem Rumo espero que esteja tudo bem com você.

Diante de seu relato podemos entender que a situação em que se encontra já está posta, no momento definida, e parece que não vai mudar imediatamente. Se seu sentimento mudou, é preciso entender essa mudança, e o que tem causado isso. O que é indicado, considerando o contexto em que se encontra, é que você possa buscar um auxílio de um profissional capacitado, para que você possa ter um espaço reservado e neutro para que haja um momento de reflexão e conversa sobe as coisas e situações que estão te incomodando, e como agir par minimizar esse incomodo e sofrimento. Com um acompanhamento de um profissional, será possível traçar estratégias e indicar o que pode ser feito para que a convivência seja a melhor possível, e como encontrar maneiras de agir e interagir entre vocês, que possam ser mais efetivas, e que possam refletir uma boa relação entre todos os envolvidos. Pelo seu relato, acontecimentos ocorridos ao longo dos últimos tempos estão te deixando sobrecarregada, e com as últimas mudanças, isso ficou mais acentuado. Por isso, se for possível, é indicado você buscar um profissional de Psicologia pra te acompanhar e auxiliar neste momento, até mesmo como profilaxia para possíveis pioras em estados de frustração e raiva que possam surgir no futuro. Entender nossos processos, assimilar nossos limites, nos dá calma e tranquilidade para vivermos uma vida boa e equilibrada, que nos proporcione bem estar em diversos setores, e é isso que desejo para você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 OUT 2022

Entendo a tua situação... pior é que agindo assim, vai detonar com a tua saúde. A raiva, a frustração guardada internamente se voltará contra voce, destruindo o teu corpo.
Então, precisa chamar teu marido, levar ele a um ambiente, longe do sogro e falar para ele o que voce está sentindo, não com o objetivo de gerar culpa, mas para colocar para ele que o objetivo de voce casar não foi de voce cuidar dos pais dele, mas para usufruirem juntos, como casal e que até o presente momento voce não está conseguindo.
Que voce está cansada, exausta com esta situação.
O que será possível melhorar? Teu marido tem irmãos? Se não tem, porque o pai não pode viver sozinho? na casa dele?
Coloque o abacaxi na mesa para ser descascado e não fica aceitando uma situação pesada asim...
Se precisar, apele para a Psicoterapia.
Há saídas, tudo se resolve. A vida não quer o sofrimento.
Abraços

5817 respostas

6 OUT 2022

Olá,

Talvez a pergunta fosse: "Por que eu ainda não saí desse casamento?", pois, se libertar, eu acredito que você saiba como fazer. A psicoterapia pode ajudar a fazer as perguntas certas para alcanças as respostar coerentes, de modo que te aproxime daquilo que faça sentido para você.

Fico a disposição para oferecer suporte nesse momento.
Att.
Psicólogo Marcio Guimarães Junior

Marcio Guimarães Jr & Jéssica Mendes Psicólogo em São José dos Campos

26 respostas

6 OUT 2022

Oi Sem rumo! Obrigado por escrever. Talvez a questão não seja rumo, talvez seja delimitadores, talvez seja a questão da preservação da tua essência.
Rumos precisam ser construídos com consciência, contexto e consistência. Teu texto não prioriza libertar de um casamento, mas sim, construir autonomia, construir rumo.
Será preciso refletir, de forma científica e profunda. Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.