O que faço para não me sentir insegura no meu casamento?

Feita por >Aninha · 6 jun 2022 Terapia de casal

Meu esposo antes de se casar comigo teve uma namorada, eles terminaram e ela foi morar em outro estado, nesse mesmo período nós decidimos morar juntos, nos primeiros três anos de casamento sempre brigávamos e eu sempre falava no nome dela porque sentia que ele não tinha esquecido dela totalmente, depois se passaram mais alguns anos e eu a encontrei nas redes sociais e acabei fazendo amizade com ela mas com intuito de saber se ela estava solteira ou casada, Nesse período meu marido também criou uma rede social Na qual ela( a ex dele) tentou entrar em contato com ele para conversar. Eu vi a Mensagem dela pra ele e apaguei e a bloqueei. Hoje já estamos a 15 anos casados e ela sempre o procura no Instagram às vezes manda mensagem pra ele e depois cancela, também já fez conta Fake pra ficar perguntando sobre a vida dele, no fundo me sinto insegura pois não tenho 100% de certeza se o meu marido já esqueceu ela, ela é casada há 13 anos tem uma filha mas sempre fica cercando o meu marido, então fico com receio pensando que se um dia ela ficar solteira e ver atrás dele ela possa destruir meu casamento, O que eu faço pra acabar com essa insegurança e que atitude tomar diante de uma situação dessas?

A melhor resposta 12 JUN 2022

Aninha, certeza não temos de nada na vida.
Façam terapia de casal.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

9 JUN 2022

Olá Ana! O ciúme é uma demonstração de dedicação ao amor que precisa ser administrada e compreendida por cada um. Este pode vir pela interpretação de falta de confiança no sentimento do outro, que é transformada em medo de perder o parceiro, por isso é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, do corpo, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

8 JUN 2022

Olá Aninha!

Acredito que existam algumas questões importantes a serem pensadas no seu relato. Você conta que tem medo de uma reaproximação entre seu marido e a ex-namorada dele, porque entende que ela busca contato com ele através das redes sociais. Contudo, penso que seria interessante refletir sobre os fundamentos dessa preocupação, pois me parece que a presença dessa pessoa na vida de vocês vem sendo mantida por você, sem que seu marido necessariamente contribua para isso. Acredito que uma ferramenta essencial para lidar com situações como essa seja o diálogo. Talvez você possa conversar com seu parceiro sobre suas inseguranças e falar como se sente, dando espaço para que ele também faça o mesmo, a partir daí quem sabe você passe a ter um novo ponto de vista sobre a situação, para reavaliar seus sentimentos. Caso você perceba que esses medos persistem e te causem sofrimento, pode ser interessante ingressar em um processo psicoterapêutico, pois ele lhe dará espaço para refletir sobre suas emoções e priorizá-las, a partir da escuta de um profissional que a conduza nesse caminho.

Espero ter contribuído com a sua questão.
Abraços!

Alice da Silva
Psicóloga clínica - CRP 12/22582

Psicóloga Alice da Silva Psicólogo em Balneário Camboriú

4 respostas

7 JUN 2022

Olá Aninha, espero que esteja tudo bem com você.

Passado tantos anos de casamento, em uma relação de 15 anos, o que você espera e deseja atualmente para você, em sua vida? Quais são seus planos? Quais são seus objetivos pessoais, independente do seu marido? Quais as atividades que você poderia fazer no momento, e que iriam te deixar realizada? Levanto essas questões para você, pois tudo aquilo que nós alimentamos, com nossos pensamentos e nossas ações, tende a crescer e a se desenvolver. Por isso eu te pergunto, o que você está alimentando atualmente, e o que você tem alimentado nesses anos todos? Embora esteja casada, procure também vislumbrar sua vida com desejos e objetivos pessoais de desenvolvimento, independente de seu seu marido, e se seu marido te apoiar neles, melhor ainda. Procure se realizar, e buscar também segurança em suas conquistas pessoais, suas concretizações, e em seus objetivos. Não é possível nós sabermos tudo que passa na mente das outras pessoas, mesmo elas sendo nossos maridos ou esposas, e suposições não vão nos levar a nada, apenas a estados de mais ansiedade e dúvidas, que muitas vezes podem não encontrar nenhum respaldo na realidade. Busque sempre ter um bom diálogo com seu marido, e coloque para ele suas questões, desejos, anseios. Se sentir necessidade de entrar em um processo de psicoterapia para se conhecer mais, saber quais suas habilidades, o que pode desenvolver, como pode ultrapassar essa insegurança, um profissional de psicologia pode te ajudar, e é indicado nesses casos, pois ele ira te auxiliar em seu próprio desenvolvimento pessoal.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique tudo bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

7 JUN 2022

Aninha!
Você está vivendo uma ilusão, vocês três, vivem uma ilusão, estão desperdiçando tempo e energia, se desgastando emocionalmente e espiritualmente.
Com o seu marido, precisa manter um diálogo franco e verdadeiro, de expressão de sentimentos; vocês vivem de forma fingida... daqui a pouco a casa cai. Portanto, converse com ele, esclareçam esta história. Ele precisa fechar o ciclo com a ex dele... se quiser estar contigo.
Se perceber que não consegue fechar, feche o teu ciclo com ele... assim como estão, nenhum vive, nenhum saboreia a vida, nenhum consegue se entregar 100% ao outro.
Precisa se conhecer, precisa entender o que está acontecendo, entender tanta coisa que acontece contigo e você guarda contigo, não compartilha, não percebe.
Assim, realmente vive na insegurança, na ansiedade... daqui a pouco começa a somatizar em gastrite, ulcera, doenças sexuais ou outras...
Faça Psicoterapia.
Abraços.

5817 respostas

7 JUN 2022

Olá Aninha! Grato por escrever. Você está procurando chifre na cabeça de cavalo. Viva seu casamento, viva a construção da tua história. Redes sociais, para essas causas, são altamente doentias. Você casada, ela casada, com filha, seu marido casado. É normal e natural, pessoas procurarem por outras saber sobre pessoas com as quais viveram alguma história. As razões podem ser muitas. Na maior parte das vezes, há uma distância muito grande entre o que você está fantasiando e a respectiva concretização disso.
Realmente você está insegura. Precisa redimensionar tua identidade, tuas qualidades teus valores, a tua forma agradável e sábia de enriquecer vínculos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão ativas. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" gostam é de dinheiro, são atores, falsos, opositores do conhecimento - preste atenção.
Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças. Use máscara, mantenha distanciamento, elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.