Sou muito insegura e isso está atrapalhando meu casamento

Feita por >Priscila · 29 ago 2016 Psicologia clínica

Olá! Queria saber qual seria a terapia mais adequada para mim. O meu problema é que sou muito insegura comigo. Sou casada e vivo achando que meu marido apronta. Às vezes está tudo indo bem com a gente e eu procuro coisas para brigar. Ele tem um filho de outro relacionamento e também não sei lidar muito com isso. Faço e falo coisas por impulso e depois me arrependo... Queria muito ajuda para poder viver melhor, pois essas atitudes vai destruir meu casamento.

A melhor resposta 29 AGO 2016

Priscila, bom dia! Primeiramente fico feliz por poder abrir os seus sentimentos. A briga e os “insultos” podem ser expressões de desgaste de uma relação. É sempre importante conversar com o parceiro para a cada dia conhecer mais um do e no outro, mas cuidar desta conversa para que não seja interpretado como mais uma “DR” que já vem com vários bloqueios e armas.... Neste contexto, a opinião, a conversa e a orientação são importantes para o diálogo na relação, mas sempre com cuidado e zelo nas interpretações. Cada um seguirá conforme seus sentimentos. Seria importante você procurar profissionais que possam te ajudar nestas situações através do processo terapêutico. Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser.
Sua insegurança pode vir pela interpretação de falta de confiança no sentimento do outro, que é transformada em medo de perder o parceiro, por isso é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, do corpo, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. Uma conversa ou mesmo discussão não é uma briga, mas sim, falas importantes para conhecer mais as nossas opiniões/argumentos e as do outro, e assim, ajustar o que for possível. É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Na terapia de casal é preciso que ambos estejam dispostos a ouvir e se entregar na busca da reconciliação conjugal saudável através de novos comprometimentos de cada um, e uma reconciliação de ânimo para manter o relacionamento e a vida sexual através de muita conversa e negociação. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

1 SET 2016

Olá Priscila. Talvez a questão não seja que tipo de terapia deva fazer, mas que tipo de pessoa vai atendê-la, um profissional que lhe passe segurança e que você se sinta compreendida. O relacionamento paciente e terapeuta é fundamental para que você aprenda a transformar as demais relações. Não se responsabilize por tudo que está acontecendo no seu casamento, "ninguém joga ping-pong sozinho". Talvez seu companheiro não está passando segurança e se você já é insegura sentimento do outro, uma coisa se encaixa na outra. Que tal se você começar a focar o que você tem de bom? Isso ajuda a você perceber que alguém realmente pode amá-la. Boa sorte.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

30 AGO 2016

Bom Dia Priscila
Li sua breve explanação sobre suas reais dificuldades, e sugiro que se permita a buscar a terapia como uma oportunidade para aprimorar seu auto conhecimento, fortalecer sua auto estima e conhecer dentro deste processo o que esta ocasionando suas inseguranças, medos e instabilidade emocional.
O processo terapêutico será muito eficaz para seu crescimento pessoal, comportamental e emocional.
Me coloco a disposição.
Aguardo seu contato
Grande abraço
Tatiana Almada Menin
Psicóloga Clínica

Tatiana Almada Menin Psicólogo em Goiânia

14 respostas

30 AGO 2016

Priscila em um relacionamento criamos expectativas, e das vezes muito altas em relação ao que o outro pode me oferecer. A insegurança tem muito a ver com as crenças que tenho sobre mim. Um acompanhamento psicológico seria indicado. E talvez uma terapia de casal.

Denise de Melo Peixoto Psicólogo em Recife

19 respostas

30 AGO 2016

Priscila, bom dia. PSICANÁLISE! É o método melhor para você. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

30 AGO 2016

Busque ajuda para ser feliz consigo mesma antes de colocar toda sua energia só no seu relacionamento.
É preciso estar bem consigo mesma para poder estar bem com o outro.
Boa sorte.

Maria Márcia Verona Psicólogo em Belo Horizonte

24 respostas

30 AGO 2016

Olá Priscila!
Independente da abordagem, o que favorece o processo é a empatia com o profissional, o qual irá ter a capacidade de faze-la sentir-se a vontade e coloque as questões de uma maneira acolhedora e reflexiva.
Eu particularmente utilizo a abordagem psicanalítica e acredito que a mesma proporciona o entendimento da natureza destas emoções, inseguranças, etc - permitindo sua reconstrução.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

30 AGO 2016

Boa noite Priscila
Tudo bem, não fique assim tão angustiada, a insegurança faz parte da vida, porém se esta insegurança está lhe causando um desequilíbrio emocional, um sofrimento psicológico oriento-a a procurar um acompanhamento psicológico para se trabalhar essas e outras questões que envolvem a sua insegurança para que você possa vir a desenvolver uma mudança de pensamento e comportamento na busca de uma melhor qualidade de vida através da reestruturação do equilíbrio emocional.
Espero ter ajudado, atenciosamente a Psicóloga Ussénade
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

29 AGO 2016

Boa Tarde Priscila.
É importante que você procure psicoterapia, para ajudar em seu autoconhecimento e em consequência, autoconfiança. Confiar em si mesmo envolve muitas coisas,entre elas: o amor próprio, capacidade de distinção de sentimentos com clareza, percepção das suas relações com o outro, como você se constrói nelas e como elas te afetam, etc. Procure colocar o foco em você e se dar mais crédito, mais atenção, além de se amar com mais esmero. Procure terapia com um psicanalista ou psicólogo analista para trabalhar suas questões pessoais.
Faço atendimentos por Skype.
Atenciosamente.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

29 AGO 2016

Prezada Priscila, boa tarde.
O primeiro passo para o autoconhecimento se encontra no desconforto de nossas próprias atitudes, pensamentos e/ou sentimentos. Veja se faz algum sentido, mesmo frente aos conflitos que estão surgindo no seu relacionamento, você conseguiu perceber ou sentir, que aspectos de inseguranças podem estar influenciando alguns comportamentos impulsivos e conflituosos. Esse arrependimento pode advir com a questão, por que fiz isso? O que me levou a fazer isso? Não queria fazer ou falar isso. Como se existisse uma parte desconhecida que influencia a atitude. A busca da psicoterapia é fazer com que você possa compreender esta parte não tocada ou desconhecida. A jornada profunda da compreensão de si mesma, pode ser encontrada no atendimento clínico psicológico.
Espero ter contribuído de alguma forma e desde já fico disponível.
Atenciosamente: Wellington Albuquerque Filho.

Wellington Filho Psicólogo Psicólogo em Olinda