Me sentindo inseguro em relação a faculdade

Feita por >MARCO AURELIO ORNELES DE MORAES · 22 out 2019 Desenvolvimento pessoal

Olá, meu nome é Marco Aurelio, sou graduando do segundo período de psicologia, estou gostando muito do curso porém me sentindo inseguro em relação a faculdade e preocupado posteriormente com o exercício da profissão, tenho medo de sei lá, esquecer tudo que aprendi e não conseguir ser um bom profissional, e isso faz com que eu fique comparando com os outros alunos sempre pensando que estes irão se destacar mais do que eu, o que posso fazer para acabar com essa insegurança? Agradeço desde já.

A melhor resposta 29 OUT 2019

Ola Marco Aurelio, pelo seu relato voce esta passando por um momento de muita ansiedade. O curso de Psicologia é muito intenso e mexe com nossos sentimentos. Por isso é necessario voce fazer terapia.no decorrer do curso e por todo tempo em que exercer esta profissao. Me acione para poder começar as sessoes de terapia. Espero ter ajudado.

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

79 respostas

24 OUT 2019

Boa noite Marco
Como estudante de psicologia é importante que você busque acompanhamento psicoterápico,
o próprio acompanhamento irá ajudá-lo . Quanto a se sentir inseguro, não se preocupe pois nos últimos período você irá começar a fazer atendimento com supervisão, e depois que se formar procure em que abordagem você quer trabalhar e faça uma pós , aos pouco você irá adquirindo confiança.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

23 OUT 2019

Bom dia Marco Aurélio,

As dúvidas em período inicial de qualquer graduação, são perfeitamente normais: e com a Psicologia não é diferente!

Você está em uma graduação que lhe proporcionará um conhecimento privilegiado!

Porém, não só na Psicologia, mas em qualquer outra graduação você terá que continuar estudando sempre após a sua conclusão: com certeza, prosseguindo com os estudos na área que for atuar, o tornará um profissional competente e atualizado, sempre, às demandas que surgirem para o seu atendimento!

Diante de seu relato, recomendo que você tente fazer psicoterapia com uma (um) Psicóloga (o) que possa atendê-lo, também, em Orientação Profissional.

Na psicoterapia, você poderá passar por um processo de autoconhecimento para compreender as questões que estão afligindo o seu cotidiano acadêmico e pessoal.

Assim, a psicoterapia poderá fornecer-lhe a oportunidade de aprendizagem para solucionar as causas de suas dúvidas em relação ao curso e atuação profissional, depois de formado.

A psicoterapia poderá ser o momento do re - encontro e re - conexão consigo!

Coragem Marco Aurélio!

Abraço,

Eliane Monteiro Kuramoto - Psicóloga Clínica.

EMK - Psicologia Clínica Psicólogo em Mogi das Cruzes

15 respostas

23 OUT 2019

Olá Caro Marco Aurélio, futuro colega de profissão...
Estás cursando Psicologia e a insegurança bate à porta... Nada temas, mas saiba que geralmente se sai da universidade se achando mais burro do que quando entrou.
Te digo uma coisa... não são os livros que vão te dar segurança. Os livros é para saberes a teoria, de como e de que cada autor descobriu, como fez... eles nos fazem pensar e descobrirás dentro de ti um estilo de trabalho que mais compactua. Apenas isso.
A segurança vem do conhecimento que tens sobre ti mesmo. A chave é o autoconhecimento. Tu mesmo vai ser o instrumento do exercício profissional. Então, um bom início é escolher um bom Psicoterapeuta para deixar-se discutir sobre tuas coisas, teus gostos, teus impulsos, conhecer tua alma e teu adestramento social... É por aí!!!

5817 respostas

23 OUT 2019

Olá Marco,
O que te leva a se comparar com as outras pessoas?
Se o outro se destacar te incomoda?
O que seria ser um bom profissional para você?

Diante do seu relato, te convido buscar ajuda, procure um profissional para trabalhar a questão da insegurança e isso irá te auxiliar no processo e na expansão da consciência. Verás que a dúvida referente ao curso e tal, e somente a ponta do iceberg.

Tatiane Lisboa Psicóloga Psicólogo em Salvador