Sou virgem aos 23 e me sinto pressionada e insegura

Feita por >Pamela · 11 fev 2021 Desenvolvimento pessoal

Quando entrei na adolescência eu estava com muita baixa autoestima, tive dificuldade para socializar, então não tinha amigos e raramente saia de casa. Eu até tinha alguns garotos que se interessavam por mim mas a maioria deles não me interessavam, eu não sentia vontade de beijar. E pelos garotos que eu me interessava eu me afastava deles propositalmente porque me sentia inferior a eles, sempre tentei mostrar desinteresse por eles porque não queria que eles percebessem que eu estava interessada e assim eu evitava a rejeição. Agora estou com 23 anos, nunca beijei e sou virgem. Não aguento mais minha família me achando um extraterrestre por isso e não aguento mais mentir para outras pessoas dizendo que não sou virgem. Não acho que ser virgem seja algo especial ou ridículo mas os outros acham e por isso evito falar sobre isso. Me sinto tão pressionada e desajustada por ser virgem que isso está me incomodando muito, está sendo um fardo pra mim. Às vezes eu sinto vontade de beijar, de fazer sexo mas me sinto insegura porque nunca fiz isso e acho que vou fazer errado. E eu não me sinto confortável para dizer que sou virgem para um cara porque tenho medo que ele se afaste ou me veja como um troféu ou até mesmo ria de mim. Eu até penso em perder a virgindade com um amigo mas eu não tenho amigos homens, quando eu tento fazer amizade parece que eles não querem minha amizade mas só querem ficar comigo. Quando eu vou em festas , eu vou com o propósito de beijar algum cara pela primeira vez, após estar bêbada e aí eu não ligaria se beijei bem ou mal porque talvez eu nunca mais veria aquele homem mas eu sempre me sinto frustrada porque eu não consigo me interessar por alguém em tão pouco tempo, pelo menos por um dia. Eu não sei o que fazer, é uma situação muito complicada pra mim. Ter baixo autoestima me atrapalhou muito e ainda me atrapalha mas estou tentando melhorar. Tem um cara da faculdade que eu sinto muita atração mas por me sentir inferior a ele , eu sempre o ignorava , sempre me afastei dele. Às vezes acho que ele queria se aproximar mas ainda não sei se ele está interessado porque nem experiência para notar sinais de interesse eu tenho. A gente se segue no instagram e às vezes eu penso em demonstrar interesse mas e se ele tiver interessado e quiser ficar comigo, o que eu vou fazer? Se eu contar para ele que sou virgem, corro o risco que ele se afaste de mim e até espalhe isso para os meus colegas da faculdade, se eu não contar e beijar mal todo mundo vai saber também. Até se eu quisesse perder a virgindade com ele, sem ele saber não seria uma boa ideia também. Desculpa pelo texto gigante mas tentei deixar bem claro o que estou passando e todo o contexto. Serei grata a quem puder me responder porque agora não posso fazer terapia ou algo assim.

A melhor resposta 13 JUL 2022

Oi Pamela,
Você está num grande dilema: satisfazer a ti mesma, ser a Pamela que a vida quer ou ficar guiada pelo medo instalado pelo meio sociocultural.
De qualquer maneira, você é responsável por ti mesma, está enfrentando dificuldades e terá que vencer estas, para conseguir ser dona da sua vida.
Você está envolta no SENTIMENTO DE MEDO, BAIXA AUTOESTIMA, INFERIORIDADE, REJEIÇÃO, EXPECTATIVA.
A Vida te fez única e diferente de todas as pessoas, a vida te deu a liberdade de fazer todas as tuas experiências e o livre arbítrio para decidir e escolher já que para a vida nada é errado e nada é certo, tudo são oportunidades para crescer e evoluir.
Apesar dessa prerrogativa toda, você escolher se deixar dominar pelo medo, se achando não merecedora, se sente rejeitada e com uma expectativa de ser aprovada, de ser elogiada, de ser aceita, admirada, amada.
Tudo isso, começa com a pessoa mais importante: VOCÊ MESMA.
O problema não é o fato de ser virgem... o problema é você querer conduzir a sua vida através da racionalidade. A vida você a vive, sentindo. A razão pode ajudar, mas deixar a razão no comando é sofrimento.
Psicoterapia te ajuda a compreender e se colocar de forma otimal diante das diversas circunstâncias da vida.
Abraços.

5817 respostas

12 FEV 2021

Pamela, talvez seja interessante vc conhecer primeiramente seu corpo, se tocar, e então vc pode perceber q ser tocada não sera um mistério.
A ansiedade te atrapalha, e quanto mais vc pensa nisso mais vc se afasta de seu objetivo.
Se vc não pensar tanto talvez se torne mais fácil.
Experimente.
Se interessar ajuda sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 FEV 2021

Olá Pamela, que bom que você escreveu. Sinto muito pela pressão que você está sofrendo. De primeiro momento você precisa se conhecer para saber o que realmente quer, não deixe que isso vire um fardo, pois o que é imposto pela sociedade não precisa ser a sua realidade e o seu certo. Me chama para falarmos melhor, estou a disposição! Abraços...

Dayane Louise Psicólogo em São Paulo