Por que sinto receio em experimentar coisas novas com um namorado que já o fez?

Feita por >Caliope · 7 jul 2023 Abordagem psicológica

Olá, sou a Caliope, tenho 23 anos e namoro fazem 2 anos. Meu relacionamento não começou da maneira ideal, mas tentamos ajustar o mais rapido possivel e aqui estamos. Como começamos errado, meu namorado que na epoca era amigo, comentava coisa ou outra quanto as frustrações e problemas do relacionamento e um dia chegamos no assunto quanto a sexo. Eu sempre fui e sempre me senti muito curiosa, fogosa e aberta a ter novas experiências desde que eu estivesse namorando e fosse do consenso de ambos, e comentando despretensiosamente sobre sexo an@l e dupla penetração ele diz que de fato eu gostaria até onde ele me conhece e que super faria comigo. O tempo passou e como é "fetiche"(?) e brincadeira entre todo o mundo masculino, muitas piadas internas sobre isso eram feitas -nós não fizemos ainda- e eu comecei a levar pro pessoal, como se ele estivesse me cobrando e o que eu estava fornecendo nao era o suficiente. Ele nunca verbalizou sobre já ter tido essas experiencias com a antiga namorada de 5 anos, mas quando eu perguntei se an@l era algo que ele sentia falta ele prontamente disse que "não, de forma alguma. Só se voce quiser. Se voce quiser, eu quero". Eu sinto que quero fazer n coisas novas e experimentar, mas eu fico muito insegura e essa insegurança me tira todo o tesão quando eu lembro que ele pode estar comparando as situações, ou lembrando de como era antes e tudo mais. Em outra situação vendo alguns videos da catia damasceno no yt, o assunto de sexo an@l voltou novamente e eu comentei sobre "apesar de muitas mulheres terem a vontade, não é tão simples nem tão facil" e ele "ah amor, mas depende da mulher, né?" e eu refiz a pergunta sobre essa ausencia e a resposta foi a mesma citada acima. Mas nessa altura do campeonato eu já estava me sentindo cabisbaixa, e insuficiente. Fora que repleta de inseguranças em querer tentar algo novo. Me ajudem. O que posso fazer?

A melhor resposta 10 JUL 2023

Olá, obrigado por compartilhar sua dúvida. Bom, sexo é uma questão de ambos estarem com vontade e abertos a coisas novas. Você tem que ter consciência do que você realmente quer e espera dele e perguntar o mesmo para ele, para que isso fique claro para ambos. Você tem que buscar parar de trazer o passado dele para a relação. A relação agora é você e ele, vocês estão construindo uma história. E tem que haver entendimento sobre o que cada um gosta/ que e sobre o que é possível em cada momento. Então recomendo mais diálogo, um diálogo mais aberto, direto e que possa deixar as coisas mais clara. Pense nisso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 JUL 2023

Caliope, sexo é entrega, relacionamento a dois é entrega. Você tem receio mesmo é de fazer e depois ser considerada pior que a outra, teu medo é dessa comparação e para pior. Uma coisa te digo: não vai ser igual pois você e a ex são pessoas diferentes, e outra: com quem ele está? Quem ele está chamando? Não é você? Ele está com você pelo conjunto das coisas e não especificamente por algo , por um sexo an@l, por exemplo, mas se tem isso a acrescentar, por quê não? No momento, são só vocês dois, não coloca na tua mente uma terceira pessoa não, te valoriza!!! Isso são só inseguranças. Estou à disposição para te ajudar! Entre em contato.
Steffany E. Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

10 JUL 2023

Bom dia, Caliope,
A comparação entre relacionamentos é natural tanto pra homens quanto pra mulheres. O ser-humano é um ente comparativo. É assim que aprendemos e amadurecemos. É preciso olhar o outro pra nos entender como indivíduos.
Isto dito, quando se trata de relacionamento e sexo, a comparação fica ainda mais acirrada, sobretudo quando há curiosidade e insegurança. Acho que você está focando demais na comparação, e quem sabe esteja se cobrando muito pelo passado do seu namorado. São experiências dele, e não suas. E se ele sente ou não falta, é ele quem tem de dizer.
Traga a atenção mais para você, entendendo os Seus desejos e vontades, e porque não curiosidades. Percebe quanta gente acaba vindo parar na sua cama? Falando de ex, de fantasias, de vontades e desejos... mas esquecendo da pessoa mais importante ali, que é Você.
Experimente entrar em contato com você, seus desejos e vontades, e até mesmo conhecer melhor o seu corpo. Isto vai permitir ampliar os sentidos e explorar um mundo novo de prazeres e emoções, se é o que tanto deseja.
A Terapia sexual pode ajudar a entender seus desejos e entrar em contato cm seu corpo de forma somática, ajudando a lidar melhor com suas inseguranças. Caso tenha interesse, fico à disposição. Tenho mais de 20 anos de prática clínica, especialista em psicossomática e terapia de relacionamentos.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

8 JUL 2023

Caliope,
A sexualidade é a nossa principal fonte de prazer, alegria e de criatividade. Todo o organismo, a pele toda é fonte de prazer, alegria, nos proporciona tesão pela vida, desde que sabiamente percebida e vivenciada.
Voce é dona da sua vida e das suas emoções e deverá sempre estar no comando das suas ações e desejos, afinal, temos um corpo, mas também temos um cérebro para pensar e por isso podemos ser seres superiores, embora a grande maioria ainda não se coloque assim.
Cada parte do corpo produz prazer, tanto a boca para alimentação quanto o anus para expelir; se não sentisse prazer dificultaria a ação do corpo
Estas partes todas: pele, boca, seios, vagina, pênis, ânus também podem fazer parte nos jogos sexuais, desde que cada um se mantenha consciente e perceba o que está proporcionando ao seu corpo.
Portanto, não há como saber sem antes experimentar. Muitas dores são provocadas também pelos impedimentos internos, proibiçoes internas a que fica sujeita, vondas de causas morais, bloqueios emocionais.
Teu corpo, como a tua alma, são sagrados; saiba fazer mantendo o sagrado de cada parte.
Sagrado, não em sentido religioso, em sentido vital!

5822 respostas

8 JUL 2023

Olá Caliope! Obrigado por escrever. Precaução! O sexo é cercado de tabus e imaginações, proibições e desejos. Acontece que a maior parte das vezes, as pessoas falam que viveram alguma coisa, quando na verdade, não viveram, apenas idealizaram. Há uma enorme distância entre a fantasia e a realização. Embora o sexo anal seja algo mais comum, mas frequente, não se pode violentar a elaboração íntima das pessoas, para que vivam essa experiência porque as outras querem. O tempo interno de cada pessoa é diferente e, na interação, todas as pessoas, antes das novidades, precisam se sentir maduras quanto ao planejamento, execução e implicações posteriores. Muito cuidado com sigilo, doenças, culpa, e outros desdobramentos danosos.
A história da dupla penetração é muito mais coisa de mídia do que do mundo real, comum, confortável, harmônico.
Aos vinte e três anos, em nossa atual sociedade complexa, as prioridades devem envolver muito mais turmas de colegas que sejam éticos e saudáveis, a prática de esportes coletivos de contato, grupo de estudos, teatro, arte, cultura, serviços, comunitários, muito, mais muito antes do que namoro, que dirá vivências sexuais de exceção, muito mais ainda quando se tem temores e dúvidas.
Namoros, desde que precedidos de pesquisa, observação, são experiências secundárias, muito mais para se conhecer, amadurecer.
Sexo das modalidades apresentadas exigem muita convicção e maturidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Quem ousa demais, paga mais caro por isso.