Fobia social e trabalho

Feita por >Didi · 28 mai 2019 Fobia

Olá,
tenho 23 anos e atualmente sou sustentada pelos meus pais. Já trabalhei algumas vezes mas parei quando comecei a fazer faculdade. Sempre sofri de ansiedade, fobia social e depressão. O problema se agravou quando estava na faculdade e precisei trancar o curso após uma tentativa de suicidio. Me dediquei intensivamente ao tratamento psicológico e psiquiátrico e nunca gostei da ideia de estar sendo sustentada, gosto de ser independente. Já estou melhor da depressão mas a fobia social ainda é muito forte. Quero começar um trabalho para que eu consiga me sustentar mas quando a oportunidade surge eu me sinto muito insegura, além do normal. Tenho muitos pensamentos negativos e sintomas físicos como dor de barriga, falta de ar e muita dor de cabeça. Tenho medo de expressar isso para os outros e acharem que sou preguiçosa, porque não sou! As vezes quando comento isso com minha psicóloga, sinto que ela me pressiona um pouco e me sinto desconfortável para tocar no assunto. Ela vive me cobrando para simplesmente deixar os sintomas fluírem e só forçar até que eu fique confortável o que tem me deixado sem segurança para falar essas coisas para minha terapeuta. Isso é normal? Parece fácil só ir e fazer, mas os sintomas físicos são muito mais fortes do que eu.

A melhor resposta 29 MAI 2019

Olá Didi!
Realmente pode parecer fácil só ir e fazer, mas fique tranquila que não é não, você está certa. Nossos comportamentos são complexos e muitas vezes somente querer não resulta em ação. Para agirmos é preciso que o pensamento nos dê "luz verde". Enquanto ele estiver dizendo para não ir, ficará difícil. Eis o papel da terapia, trabalhar este entendimento.

Agora quanto a se sentir pressionada pela terapeuta, o ideal é conversar com ela sobre isso, já que a terapia deve ser por excelência o local em que tudo pode ser falado. Não tenha receio em achar que irá ferir os sentimentos dela por falar, já que é parte do trabalho receber feedback e entender as demandas emocionais do paciente para que a sessão flua da melhor maneira possível :)

Marcus Rossi Psicólogo em Aracaju

14 respostas

21 DEZ 2021

Olá! Não é fácil, não.
A fobia Social ou transtorno da ansiedade social tem como característica se sentir nervoso, tenso ou apavorado em situações onde precise interagir com outras pessoas, sentem medo de serem de ser julgado ou avaliado por outras pessoas, e assim evitam situações sociais, como ir em festas, encontros, comer e falar em público.
Durante o tratamento é feito uma avaliação dos seus pensamentos e quais são as situações que te provocam mais medo e as que provocam menos medo, antes de você ir lá e enfrentar é feito um trabalho antes em consultório para trabalhar esses medos.
O tratamento para fobia social tem excelentes resultados e aos poucos ele consegue realizar atividades antes impensáveis.
Você que está sofrendo de ansiedade social pode ter muitos benefícios com a terapia e começar a ter uma qualidade de vida muito melhor. Entre em contato para iniciar seu tratamento.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

23 JUN 2019

Bom dia Didi não é fácil não e, de verdade pelo o que você conta sua situação é muito positiva, ter a consciência dos sintomas e saber que tem dificuldade de dá o próximo passo, você está de parabéns.

Agora sugiro que converse com a sua psicóloga, diga a ele tudo o que sente, fale que não está ainda preparada para o que ela está propondo para você fazer, pois cada um tem seu tempo e o seu momento não é agora, precisa de mais um tempo, certo? Sem pressão. Fique tranquila ela vai entender o que você está sentindo agora, faz parte do processo terapêutico.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

29 MAI 2019

Didi, que tal você começar devagar com um passo de cada vez? Quem sabe se expondo aos poucos. Trabalhando com algo que goste em casa e começando a vender a sua produção ou serviço?
Com o tempo vai adquirir mais confiança e automáticamente começa a se relacionar?
Também ir aumentanso atividades de lazer como sair de casa para caminhadas, ou outra atividade que goste.
Fale sinceramente com seu psiquiatra e terapeuta sobre os seus sintomas atuais. A terapia só surtirá efeito se você conseguir falar sobre as suas dificuldades.

Um abraço

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

29 MAI 2019

Bom dia, Didi,

A relação com a sua psicóloga deve ser livre de receios.
Se me permitir, você pode estar vivendo na sua relação com ela o que eu chamo de "momento gatilho", quando surge algo realmente importante de ser trabalhado, e o seu inconsciente coloca todos os obstáculos possíveis para testar sua coragem de lidar com aquilo e começar de fato a mudar e melhorar de vida.
Lembre-se que a terapia é um palco para a vida, e ninguém melhor que sua psicóloga para ajudá-la a lidar com toda esta angústia.
Acho que, e você mesma colocou, que estes sintomas são manifestações de bloqueio, obstáculos do seu inconsciente, para superar estas dificuldades e abrir um novo horizonte de possibilidades na sua vida.
Mas primeiro, pergunte a você mesma, "o que ganha aceitando estas limitações, e deixando que seus sintomas, tão incômodos e negativos, continuem governando a sua vida?"
Logo depois, vem a pergunta mais importante da sua vida neste momento: "O que eu tenho a perder deixando tudo isto de lado, e colocando o foco da minha vida não mais nos meus sintomas, mas nas decisões que tenho que tomar pela frente?"

Vai perceber que seu inconsciente não está lá pra te atrapalhar, mas pra te testar e fortalecer seu emocional para que sua vida mude.
Tudo depende da sua decisão, de onde você vai colocar o peso das suas escolhas:
Nos seus sonhos? Ou nos seus sintomas?
É mais importante pra você viver nesta prisão ou se libertar dela?

Se quiser conversar mais, estou à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

29 MAI 2019

Olá Didi.
Eu percebo em seu relato um desejo de superar e acho isso fundamental para sua melhora. Você continua com seu tratamento psiquiátrico em conjunto com sua terapia? Espero que sim!
Bom se você não está se sentindo mais confortável para compartilhar seus sentimentos com sua terapeuta eu sugiro: conversar com ela a respeito do que você percebe da postura dela e seu desconforto frente a isso.
E se depois da conversa a relação continuar a não fluir, acho que você poderia buscar outro profissional.
Um trabalho terapêutico para andar bem, é necessário confiança entre as partes. É um local para se falar abertamente, inclusive a respeito desses entraves, que são super normais num processo mas precisam ser trabalhados!
Espero ter ajudado!
Abs
Erica Taylor
Sou Psicóloga Clínica e realizo atendimentos presenciais e online

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo