Como se libertar da sensação de vazio e despertencimento

Feita por >Novembro · 24 fev 2023 Abordagem psicológica

Tenho tudo que preciso para ser feliz, mas muitas vezes me pego numa sensação de vazio, parece que o mundo não tem graça e que só meu corpo está aqui. Faço as coisas meio que no automático...é até difícil explicar.
Sou casada com alguém que me ama muito, tenho 2 filhas pequenas maravilhosas, embora a menor esteja numa fase de "testando a mamãe o tempo todo", trabalho por conta na área que me formei, mesmo não gostando muito.....mas não sei o que está havendo.
Só queria tirar esse desânimo que muitas vezes bate, pois minhas filhas precisam de mim e parece que não consigo retribuir...queria sorrir mais pra elas.

A melhor resposta 25 FEV 2023

Olá
Num processo de terapia, a supressão dos sintomas acontecem na medida em que vamos compreendendo seus significados. Por isso gostaria de explorar contigo sobre os sentidos desse vazio. Como ele apareceu? Como era antes, quando você se sentia "preenchida"? O que é o contrário desse vazio?
Gosto da ideia de chamar esse sentimento para conversar, para que ele nos diga a que veio e o que necessita. Isso nos dá oportunidade para ampliar o conhecimento que temos sobre nós mesmos.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

28 FEV 2023

Olá,
Muito importante sua questão.
Quando você fala sobre "ter tudo que precisa para ser feliz" está falando isso da concepção de quem?
É como se você dissesse: "esse foi o caminho que disseram ser o certo para a felicidade e mesmo assim não me sinto feliz".
Talvez daí o sentimento de vazio. Talvez esse mal-estar seja um bom indicador para começar a construir algo próprio seu. Uma análise pode te auxiliar bastante.

Qualquer coisa pode entrar em contato comigo!

Psicóloga Bruna Meyrelles de Melo
CRP 16 7493

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

27 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 FEV 2023

Olá Novembro, espero que esteja tudo bem com você.

É preciso investigar mais detalhadamente o que está acontecendo para que essa sensação apareça e comece a prejudicar a qualidade de sua relação com o mundo, consigo própria, e com as pessoas que te são próximas. Quanto antes você possa olhar para esse sentimento, e compreende-lo, melhor será para você, pois ele não poderá afetar outras áreas de sua vida. O que não é indicado, é ir deixando isso para lá, achando que pode ser apenas uma coisas passageira. Depois de um tempo, quando nos damos conta, estamos com diversas áreas de nossas vidas comprometidas, e nossa qualidade de vida e nosso bem estar já diminuíram consideravelmente, podendo até mesmo afetar as nossas atividades em nosso trabalho. Investigar o que está acontecendo, e quais as origens destes sentimentos, além de criar condições de superá-los, vai te proporcionar mais autoconhecimento, o que pode prevenir que esses estados se instalem no futuro, e também contribuir para um incremento em seu desenvolvimento pessoal, a partir da ampliação de sua inteligência emocional. Não deixe esse sentimento crescer mais, e adentrar em mais áreas de sua vida. É indicado você iniciar um acompanhamento junto a um Psicólogo para compreender em detalhes esses sentimentos. Agindo agora, muito pode ser superado, e um restabelecimento de seu equilíbrio pode ser alcançado.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

27 FEV 2023

Olá. Bem, você deu as chaves aí para sua sensação de vazio: casada com quem que "me ama muito", outra: sendo testada como a mamãe o tempo todo" e outra: " trabalha na área formada mesmo não gostando muito. Ou seja, você está só exercendo papéis, a mãe, a boa esposa que é amada. E suas realizações de fato? Não te vi aqui nessa mensagem, não vi você de fato em essência, e quando nos desconectamos da nossa essência, somos meros cumpridores de papéis. Você por último diz que precisa tirar o desânimo não por você, para viver o que deseja, pois parece que deixou ou sufocou o teu desejar em troca dos papéis: a boa esposa, a boa mãe, talvez até boa profissional, mas e você mesma em tudo isso aí, cadê teu existir, teus desejos, teus planos, projetos...são essas coisas que dão viço à nossa alma. O que você gosta? Seu marido lhe ama e você, ama também? Tem se aberto mais pra falar com ele sobre você como pessoa e os seus desejos? Enquanto fizer sem desejo e não deixar tua essência aparecer com aquilo que gosta de fato, vai ficar saindo no automático mesmo, que nem dirigir que sai no automático. Mas cabe a você pegar a direção do carro da sua vida e seguir pelos caminhos certos e não para qualquer lugar e de qualquer jeito. Agende uma consulta comigo para eu te avaliar, para te ajudar a descobrir quais são teus sonhos e te guiar nesse processo! Te aguardo!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

25 FEV 2023

Olá Novembro! Que bom que você escreveu. Escreveu que quer se libertar desse vazio e despertencimento. Também você vivencia insatisfação com a profissão. Poderíamos te indicar milhares de possibilidades, mas será honesto e consequente que possamos conversar com você em processo de trabalho científico.
Sugiro que procure por um de nós, psicólogos, com experiência em orientação ocupacional. Você verá que é possível viver uma profissão de mesmo nome, de mil maneiras.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.

8680 respostas

25 FEV 2023

Quando voce diz que "tem tudo para ser feliz"... o que é esse "tudo"? Refere-se a condições materiais? Dinheiro? Bens? Estabilidade financeira? Marido ideal? Casa boa? Carro?...

Mas, não tem o essencial, o que te causa o sentimento de vazio, não sentir graça na vida, parece estar sem alma, te faz agir mecanicamente, funcionar no piloto automático, com ansiedade, angustia....

Voce não se conhece, não sabe quem você é, de onde veio, para onde vai, o que está fazendo aqui, qual teu propósito de vida...
Voce apenas está usufruindo o que a materialidade te deu, mas não está se conectando com a sua alma, com a sua espiritualidade, possivelmente até rejeite a tua espiritualidade ou a considere "besteira".

Quem é voce? Qual a tua verdadeira identidade?
O que voce sente são sintomas de que estás te esquecendo de voce mesma...
Teu corpo iniciou quando teu pai e tua mãe tornaram possível o encontro das suas células, mas a tua alma é eterna.
Portanto, acorde para esta realidade, expanda a tua consciência para o mundo da vida.
Caso contrário, a vida será de vazio e de frustração.
Faça Psicoterapia, pois enquanto te esfoças para compreender a vida e a profissão permanecendo baseada apenas na racionalidade so encontrará processo de autodestruição e perda progressiva.
Tuas filhas já estão percebendo que voce não é feliz, elas já te veem dividida, te sentem estranha.