Não consigo pensar com clareza e sinto a cabeça vazia

Feita por >Vivis · 5 jan 2022 Problemas psicológicos

Desde quando tive covid, comecei a ter quadro de ansiedade e leve de depressão. Ao longo do ano passado, fui perdendo o desejo de estudar como eu tinha. Me senti muito mal por isso. Só que agora, estou tomando medicamento. Mas embora eu tenha "medo" de pensar no futuro, no que fazer por ex... Eu não consigo pensar em nada com clareza. Perdi a vontade pra tudo. Desculpa dizer mas me sinto uma "morta-viva". Estou com saúde fisicamente, mas não tenho capacidade de raciocinar direito. E fico com medo ao mesmo tempo. Com tudo isso, evito até falar com as pessoas, e fico esperando um dia "acordar", tenho a sensação de estar sempre dormindo...

A melhor resposta 10 JAN 2022

Vivis, será preciso explorar melhor o que a levou pra este quadro de ansiedade e depressão, você apontou o fato de que pegou covid mas, o que será que pegar covid representou para você para te levar a um quadro tão difícil na sua saúde mental? Além disso, é importante entender que medicações são essas que você está tomando, pode ser que elas estejam influenciando no fato de você se sentir uma "morta-viva", então manter o acompanhamento psiquiátrico para ajustar a medicação é importante. Mas a questão permanece: que 'sonho' ou 'pesadelo' é esse que você está vivendo e do qual precisa acordar? Caso queira um acompanhamento psicológico, conte comigo Vivis, um abraço.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

10 JAN 2022

Olá! Os nossos pensamentos acabam refletindo nos nossos sentimentos e os nossos comportamentos. Se você pensa no seu futuro de forma catastrófica, de que pode dar errado logo você vai sentir medo e falta de vontade de estudar. Vai precisar avaliar os pensamentos e trabalhar eles.
O que você tem medo que aconteça? Se ficar com medo o tempo todo, ele pode te paralisar. Precisa avaliar esses seus medos, ver se isso que está pensando realmente pode acontecer ou se são medos que tem poucas chances de acontecer.
Para tratamento da ansiedade e depressão além da medicação é preciso tratamento psicológico.
Busque ajuda psicológica

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

8 JAN 2022

Pois este dia de acordar, começou... desde que se permitiu colocar-se neste Portal.
Entendo quando diz ser uma "morta-viva" ... é que até agora não está vivendo a sua vida, está apenas tentando se adequar ao que o meio exigiu de ti, só que está percebendo os péssimos resultados. Portanto, precisa mudar, precisa focar o teu sentimento, o que a tua vida está exigindo: mais carinho, mais consideração por si mesma, mais amor, mais autoestima, mais orgulho de si mesma, mais autonomia, mais liberdade, mais escolhas e decisões que priorize a si mesma...
Não te preocupes com o futuro, ele vira e será de acordo com o que está vivendo no teu momento presente.
Tão logo inicia a sua caminhada e se responsabilizar por si mesma, a alegria volta e não terá mais ansiedade ou angústia. E, se elas estiverem em ti é porque voce tem um potencial ainda maior que precisa ser colocado em funcionamento.
Para isso, solicite ajuda da Psicoterapia: é o melhor investimento.
Abraços

5817 respostas

7 JAN 2022

Ola! Se você estiver precisando de ajuda pode entrar em contato comigo para agendar uma consulta que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 JAN 2022

Ola
Acho que um psicólogo precisa estar em trabalho conjunto com o médico que te receitou esses medicamentos, já que os efeitos colaterais não precisam ser maiores do que os efeitos daquilo que nos leva a tomar o medicamento.
Para além disso, vamoa precisar explorar esse sentimentos ansiosos e depressivos que você relaca, para que assim a gente possa, talvez no futuro, abandonar a muleta do medicamento, que serve para nos ajudar a caminhar por um momento difícil.
Pense sobre a possibilidade de escolher um profissional, que, com sensibilidade, te ajude a sustentar esse desejo de mudança.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha