Minha cabeça é vazia.

Feita por >Ed · 19 mai 2021 Desenvolvimento pessoal

Oi, já faz muito tempo que minha cabeça simplesmente não pensa em nada, eu consigo passar o dia inteiro sem pensar nada parece que minha mente morreu e meu corpo ficou vegetando. Recentemente com as aulas onlines eu percebi que estou tendo muita dificuldade em me concentrar, quando leio o enunciado e tento pensar na resposta simplesmente não consigo pensar em nada, leio de novo e de novo e não consigo isso não acontecia comigo antes, embora eu não conseguia pensar em nada na escola eu não tinha problemas. Eu 2 teoria que não sei se faz sentido, quando eu era menor tinha muitos pesadelos e tinha medo de dormir ai pra me ajudar a dormir eu ficava imaginando o espaço só q sem estrelas e sem planetas apenas a escuridão isso me ajudava a dormir então fiz por muito tempo, minha teoria é que eu fiz tanto isso que minha mente se acostumou e n consegue mais pensar em nada, a outra é que ao longo da minha vida eu fui me viciando mais e mais em celular e computador então eu acho que minha mente ficou acostumada em receber estímulos que ela acha que não precisa criar nada. Não sei se isso faz parte da área de psicologia, mas eu n achei nada parecido na internet, obrigado desde já.

A melhor resposta 20 MAI 2021

Ed,
Voce está assustado com o que está te acontecendo...
Não tema, aceite isso, voce, simplesmente acessou um recurso que foi de escapulir dos problemas (tinha medo de dormir - algum motivo tinha para este medo) e se ausentar deste mundo te imaginando vagando no Universo, sem nenhum limite...
Algumas ou muitas imagens podem estar gravadas no teu sistema emocional que te fazem sair da realidade da vida presente impedindo de pensar. A mente racional pode estar se defendendo de problemas reais e para não sofrer, bloqueia.
Faça as tuas atividades normais programadas do teu dia a dia e despreocupe-se com o resto.
Leve uma vida que voce goste, tente sempre escolher o que te dá alegria e bem estar.
No seu devido tempo, a alegria e a motivação se manifestam e quando percebe, estará mais feliz contigo mesmo.
Invista em Psicoterapia para se conhecer, certificar-se segundo a tua verdadeira identidade e descobrir teu objetivo, propósito de vida.

5817 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

20 MAI 2021

Olá Ed! Grato por escrever. Você está certo. Acomodou-se a estímulos fortes, direcionados ao vivo, em cores por professores e ambiente presencial, assim como escolheu (uma escolha geralmente ruim) celular e computador. Será necessário que você integre prática e teoria, cabeça e corpo, pensamento e ação. Por exemplo, é fácil observar que, ainda que você escreva que está com a cabeça vazia, o que escreveu, a preenche, mas não a completa.
A completude humana precisa que haja ações mentais e físicas integradas, que aquilo que se pensa na teoria possa adquirir concretude como prática, experiência em dimensão física, quando possível, ou dimensão de profundo entendimento, quando processo abstrato.
Force-se a interações reais, a práticas manuais, consistentes de fixação de conteúdos. Seja insistente, muito insistente. Diminua ao máximo, contato com computador e celular, aumento ao máximo, contato com pessoas, animais, plantas, ações físicas.
Precisa aprender a organizar rotina de outro jeito.
Veja com seus familiares a possibilidade de passar por orientação científica com um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, façamos fechamento total (lockdown) para controlarmos a pandemia e termos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.