Penso no meu futuro às vezes, mas não consigo fazer nada para progredir

Feita por >Apology girl · 19 mar 2022 Coaching

Eu não sei o que há de errado comigo, estou há um bom tempo tentando entender e ainda não sei como se sinto realmente. Eu não sei se alguma vez ja amei alguém na minha vida ou se apenas gostava da companhia, carrego comigo essa dúvida em todos os relacionamentos que tive. Eu sempre perdoei todas as pessoas que fizeram mal a mim, amigos, ex namorados, família. Eu não sei se fiz isso por medo de estar sozinha. Mas sempre perdoei todas mesmo que insistisse em errar, eu também fui muito exigente em todos os relacionamentos, talvez um pouco grudenta e quando eles não me davam o que eu queria eu terminava. Meu último relacionamento foi muito toxico mas mesmo assim eu queria viver nessa toxidade, meu namorado traia a minha confiança e dizia várias vezes que me trocaria por outra, mas quando ele pedia perdão eu o perdoava por me sentir culpada. Terminamos há 3 meses no início foi difícil superar, acho que eu tava muito dependente emocional já que eu não tinha amigos, não podia contar com a família, e por várias vezes ele mostrou que nem com ele eu podia contar. Eu me sinto vazia, sem propósito algum. Quando terminei com ele eu consegui focar mais em mim e melhorar de certa forma, mas parece que esses meus surtos estão voltando e eu não sei o que fazer. Parece que tudo que fiz foi perca de tempo. Eu não sinto animo para fazer nada, estudar, fazer algum hobbie, nada que envolva tecnologia. Mas sem isso nao ha nada que me interesse. Eu mudo de humor a todo momento, só hoje eu fiquei feliz e triste umas 10 vezes e eu não sei como controlar meus sentimentos, choro Sem motivo nenhum. Não sei o que tá errado. Penso no meu futuro as vezes mas não consigo fazer nada para progredir, parece que tudo que faço é uma perca de tempo e sem nenhum sentido.

A melhor resposta 21 MAR 2022

Hey Girl,
Se pensar no teu futuro, vai ficar ansiosa... planejar, ok, mas, o futuro ainda é uma ilusão, não pode viver no futuro porque ele ainda não chegou...
No passado, também não pode viver, porque já passou, pertence à história que pode tirar lições para o teu PRESENTE. Voce só tem o presente para viver. E a bússola para viver o teu presente está dentro de voce, no teu sentimento, na tua intuição, nos teus talentos, nos teus sonhos;
Se focar no que aprendeu na escola, com os instrutores, vai se perder, vai fazer o que os outros querem e não o que voce quer.
Voce é dona da sua vida, pode realizar, concretizar a realidade que voce quer para si mesma. Se sente inutilidade na tua vida é porque está focada no que os outros te disseram; mude a comece a fazer o que voce quer; a criatividade está dentro de ti e não fora de ti. Aprenda a amar a si mesma, aprenda a viver sozinha; a própria presença só é ruim se voce está fora de ti mesma; veja e foque nas suas escolhas, nas suas preferências e não se preocupe em ter que amar os outros... quando aprender a se amar, vai automaticamente amar os outros, porque será uma consequência do amor a si mesma.
Aprenda a ser autônoma, não é por acaso que estás aqui e nasceu para se realizar e ser feliz. A vida te deu a liberdade e a possibilidade de fazer sempre novas escolhas, pois, nada é errado e nada é certo, tudo é aprendizagem.
Peça auxílio da psicoterapia para descobrir quem voce é, qual o seu propósito de vida, descobrir seus talentos e como conseguir viver de forma alegre, prazerosa e com sentido, com objetivo.
Abraços

5817 respostas

26 MAR 2022

B noite. Essa constante mudança de humor pode estar relacionado a um transtorno mental. Mas vc tem muitas questões para tratar, então vc deve procurar um psicólogo
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 MAR 2022

Boa noite. Sugiro fazer terapia. Melhorar sua dependência emocional é auto estima.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 MAR 2022

Olá Apology girl,
A psicoterapia é o caminho mais indicado nesse momento para você se fortalecer emocionalmente e trabalhar sua autoestima, para se colocar em primeiro lugar na sua vida. Tentar sozinha por tudo que tem passado é muito difícil, busque ajuda de um psicólogo, ele fará uma avaliação e se for preciso indicará mais um profissional para juntos ser feito um trabalho de organização de sentimentos.
Fico a disposição caso queira se aprofundar.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

20 MAR 2022

Olá Apology girl, espero que esteja tudo bem com você!

É preciso compreender quais os nossos desejos e nossos objetivos ao adentrar em um relacionamento afetivo com alguém. Esse tipo de consciência só vem com o tempo, e com experiências pessoais bem elaboradas. Será que você já parou para pensar no que você deseja ao entrar em um relação? Quais seus objetivos com um relacionamento afetivo? Ou, como essa relação pode te ajudar a crescer e evoluir em sua vida? Todas essas questões podem ser respondidas a medida que possuímos autoconhecimento suficiente para tomar decisões mais conscientes com aquilo que desejamos e esperamos para nós. Tudo bem perdoar as pessoas, esse é um bom gesto. Perdoar não significa dizer que temos que conviver com aquelas pessoas em nossas vidas, e nem devemos se acharmos que não, mas sim que conseguimos superar o acontecido, deixando para trás o que nos machucou, e seguindo em frente rumo a nossa evolução pessoal. É interessante você entrar em um acompanhamento com um Psicólogo para que você possa dar início a seu processo de autoconhecimento, e possa olhar para sua vida e suas escolhas de maneira mais consciente e congruente com o que você espera para si. Se você não sabe ainda o que impede de progredir, nesse processo você poderá descobrir, além de outras coisas mais a seu respeito, que sequer você nem sabia que poderia existir. Não deixe para depois, tenho certeza que isso irá te ajudar.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

20 MAR 2022

Olá garota perdão/desculpa! Grato por escrever. Parece ser uma segunda ou terceira vez. Elevada exigência é baixa autoestima sãoc componentes que se temperam para inviabilizar trocas. Será importante verificar se as elevadas exigências, embora elevadas, são razoáveis. Muitas vezes não são, do ponto de vista da sociedade. É preciso ter colegas e conhecidos, se possível construir amigos. É preciso ter propósitos. Atividades físicas, companhias razoáveis, alimentação saudável, sono saudável, contribuição nos afazeres coletivos da família, estudo, trabalho, alegria e lazer realizador, minimizando trocas virtuais, melhora as questões.
Para maiores aprofundamentos, estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia veredadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento -, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as criaças! Ainda é prudente mascarar-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.