Por que não consigo fazer nada na minha vida?

Feita por >MeninoSorridente · 28 nov 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho 24 anos, tive apenas um emprego e nenhum curso, queria estudar porém não tenho vontade pois nem sei do gosto, me sinto perdido no mundo , parece que não tenho lugar nesse mundo ,me vejo infeliz e sem rumo. Vejo vários colegas de escola que hoje estão trabalhando , conseguindo suas conquistas e eu aqui estagnado na vida, o tempo passando e eu aqui parado sem perspectiva de vida. Estou aqui por que meus pais estavam discutindo e minha mãe acabou falando meu nome '' ele ja vai fazer 25 anos, ele não pode arrumar uma mulher , vai dar oque pra ela''. Realmente , ela está certa e verdade dói porém ouvir da sua mãe é mais doloroso, minha ansiedade atacou e veio aqueles pensamentos que eu já não tinha a um tempo ( me sentir lixo e vontade de se matar) sinto que era pra ter conquistado mais coisas na idade que eu estou e isso me frustra . Não sei mais oque fazer , não tenho vontade de ir no psicólogo e não tenho dinheiro, a única solução que as vezes eu penso é a morte pois os problemas vão sumir e não tenho que me preocupar já que estarei morto.

A melhor resposta 20 MAR 2023

Nossa sinto a mesma coisa sabe...
Eu real sinto que travei na vida. Me pego pensando sempre no amanha que vai ser melhor que posso me tornar uma boa pessoa produtiva e tals. Mas assim minha vida é um fiasco completo.
duvido que isso vá te ajudar mas acho que poderá tirar um peso das minhas costas. Eu tive uma infância difícil, super agressiva comigo onde minha mãe era muito violenta comigo. Isso porque ela perdeu uma filha depois de mim e eu sou diagnosticado com TDAH desde muito cedo(apesar de eu achar até que tem um certo grau de autismo). Não consigo olhar para um lado onde não veja pessoas avançando e aproveitando as coisas. Minha irmã que faz veterinária e super empenhada faz cursos aulas extras curriculares e tudo mais. Eu estou na minha segunda faculdade. Fiz design gráfico por indicação de um professor e agora estou cursando psicologia o que estou gostando mas não é como se eu sentisse que consigo absorver qualquer conhecimento ou experiencia da faculdade que eu não tive... Assuntos novos vem e vão e todos eles eu penso que poderia ter me dado melhor visto aquilo com mais carinho pois será importante para meu futuro.
Mas sei lá apenas o ano passa consigo minhas medias sendo meio parasita em algum grupo e é isso... Não faço ideia como vou me formar se continuar apenas tendo trabalhos em grupo porque já fui expulso da maioria deles por não conseguir trabalhar direito não fazer nada. Sempre ouço que continuar assim o mundo vai me dar uma rasteira que vou ser engolido e que tudo isso é porque recebo demais é que sou muito mimado quando na verdade eu já perdi muito dinheiro e oportunidades únicas na minha vida por não ter coragem de fazer coisas para mim mesmo.
Me doi muito todo o dia saber que meus pais investem tanto em mim e eu certamente não irei dar nenhum retorno.
Minha família já percebeu isso e as vezes tenta me colocar em qualquer lugar para ver se eu ando mas até agora nada. nem na empresa do meu pai deu certo porque todo o dia tinham que me ensinar as mesmas coisas e acabava atrasando o processos pois eu não conseguia aprender direito.
Sobre terapia to tão desacreditado disso... fiz por tanto tempo e a verdade e que sinto quase que igual. muitas coisas ajudaram sem duvida mas minhas principais questões e traços negativos sinto que não melhoraram nada. sei lá cheguei a fazer 2 horas por semana em dois dias diferentes mas tb não é bem visto pelo núcleo aqui de casa.
desde esse ano eu parei e queria mudar de profissional onde estava pois sinto que ela não conseguira me acrescentar em nada mais por mais que conheça muito da minha vida afinal estamos a mais de 5 anos juntos. Mas sei lá sinto que ficou tão indiferente eu ir lá (já faz uns anos já que falo que vou conversar com meus pais sobre isso e nada).
Eu real não tenho forças ou coragem para conversar com alguém que possa realmente fazer uma mudança na minha vida (fa meses que não converso com ninguém mesmo que não minha namorada que de verdade nem gosto tanto mais assim... mas quando estou com ela faço juras de amor eterno e tudo mais sou um doce e me sinto hipócrita de falar qualquer coisa sobre tirar um tempo para mim porque eu real nunca demostrei nada disso para ela nunca demostrei que queria uma mudança ou estava infeliz. muito pelo contrario. Sei lá crio personas tão intensas que não sei lidar com elas e a ansiedade e tão intensa as vezes que me pego pensando em uma cena do passado e simplesmente começo a falar frases do momento ou para o momento que estou pensando do nada... saindo no medio de uma conversa normal ou um almoço frases como: Não ,para, se fuder então... Tá tá te amo viu ... ou frases que foram ditas na cena. Sinto que isso tem piorado até ta ficando mais inconveniente a cada dia mais.
Sei lá sobre tirar sua própria vida eu penso que simplesmente vai acontecer cedo ou tarde mesmo como se fosse inevitável pois eu realmente não consigo imaginar uma situação onde eu simplesmente não vá para a rua devendo muito no banco pois não tive coragem de tentar resolver minhas situações. Coisa que estou nesse momento já sendo que é só eu chegar para meu pai e falar que isso está acontecendo que se resolveria

Jonathan Aita Natal Psicólogo em São Paulo

1 resposta

9 DEZ 2021

Jo_o,
Embora a morte seja uma alternativa, não melhorará em nada na sua vida, piorará pois criará mais problemas para resolver ainda...
Então, já que está aqui, aproveita o tempo e conheça-se, coneça o porque de estar aqui! Qual o objetivo de vida!
E inicie pelo que sabe fazer, pelo que gosta de fazer, quais os seus talentos...
O que deseja da vida? creio que isto seja difícil para voce pensar e por isso a solução é fazer Psicoterapia para conhecimento pessoal e iniciar uma caminhada de resolver-se.
E de nada adianta dar a desculpa que não tem dinheiro, arranja com teus pais, vai precisar uns mil reais por mes para fazer este investimento, mas precisa fazer. Negocia isto e tudo depende do voce querer ou não.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio. Pode escolher qualquer coisa desde que se responsabilize por si e pelas suas escolhas.
Pode escolher não fazer nada, mas isso do que adiantaria? A insatisfação está dentro de ti.
Em vez de ficar deitado em berço esplendido, que tal sair da dependência dos pais? Porque vive com eles? Ja tem 24 anos... não é mais lugar teu, estar com os pais.
Faça Psicoterapia!