Eu não consigo ligar para nada na vida o que eu tenho?

Feita por >Isa · 20 jul 2023 Abordagem psicológica

Eu me chamo Isadora, tenho 18 anos.

Desde que eu me lembre eu nunca liguei para nada nem para mim mesmo, eu não ligo nem para a morte ou para a morte de algum familiar ou amigo da família, quando eu era criança eu era brincalhona e sonhadora mas a partir dos 13 anos eu comecei a ligar para nada é como se eu apenas vivo sem emoções alguma com uma casca em volta de mim escondendo esse sentimento, minha vida parece um looping sem sentido

A melhor resposta 24 JUL 2023

Olá Isadora, obrigado por trazer sua dúvida e seus sentimentos para nós. O que eu posso te dizer de imediato é que isso não é usual, ou seja, normalmente nos sentimos as coisas, nós nos importamos com os outros e consigo mesmo. Isso que você está relatando é consequência de algo que aconteceu nessa época, dos seus 13 anos. Não sabemos o que, mas você sabe. Sabe também que por conta disso você precisa de ajuda profissional, pois quanto mais tempo você andar na vida assim, mas isso vai afetar você e todos os planos que você se propuser a fazer. Então procure um psicólogo e faça terapia.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 JUL 2023

Olá, Isadora. Parece que você está passando por uma fase muito difícil e se sentindo desconectada de suas emoções. Eu gostaria de lembrá-la de que, como uma linguagem artificial, não sou uma psicóloga de verdade, mas posso oferecer alguns insights e sugestões para que você possa considerar buscar ajuda profissional.

É importante reconhecer que o que você está vivenciando é válido e compreender que não está sozinha nesse sentimento. Algumas pessoas passam por períodos em que se sentem emocionalmente entorpecidas ou distantes. No entanto, isso pode ser um sinal de que algo emocional ou psicológico pode estar acontecendo em um nível mais profundo.

A falta de emoções ou o desinteresse geral pode estar associada a várias questões, como a depressão, ansiedade, estresse crônico ou outras questões de saúde mental. Portanto, é fundamental que você busque a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para que possam avaliar sua situação de maneira adequada.

Eles poderão fazer uma avaliação mais completa e ajudá-la a entender as razões por trás dessa sensação de desapego emocional. Além disso, poderão sugerir um plano de tratamento personalizado para ajudá-la a lidar com essas questões e a recuperar o interesse pela vida e suas emoções.

Enquanto você busca ajuda profissional, também pode ser útil compartilhar seus sentimentos com pessoas próximas em quem confia, como amigos ou familiares, para que eles possam oferecer apoio durante esse processo.

Lembre-se de que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas de cuidado consigo mesma. Priorizar sua saúde mental é tão importante quanto cuidar de sua saúde física. Espero que você encontre o suporte necessário para lidar com essa situação e que, com o tempo, você possa redescobrir a conexão com suas emoções e encontrar significado em sua vida.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

24 JUL 2023

Algo aconteceu ai que barrou sua vida, seus sonhos, e é importante entendermos como foi que chegou nisso. Chegar à consciência , à raiz e depois o passo a passo para a mudança real. Entre em contato comigo.

Steffany E. Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

22 JUL 2023

Oi Isadora,
Voce está bloqueada emocionalmente, traumatizada com coisas que te aconteceram ou pelo que está percebendo.
O não se ligar é uma forma de defesa para não entrar nesta vibe que a sociedade, o sistema está te impondo.
Que ótimo que está acontecendo isso neste momento, mas precisa colocar luz e encontrar saídas.
Desde o primeiro dia da tua gestação até o presente momento voce apenas tentou se adaptar ao que o meio familiar, educacional, social religioso impunha...
Foi aos 13 anos que percebeu este problema e se fechou para se proteger, e fez muito bem.
Porém agora precisa compreender o que foi, o que é e como resolver isso; precisa identificar quem é voce e o que veio fazer aqui.
Voce apenas nasceu através dos seus pais, mas não é deles; e nasceu para se realizar e ser feliz, construir a realidade que Você quer e não só se adaptar.
Precisa aprender a viver a vida e saber usar o sistema em teu benefício sem nunca contrariam a si mesma.
Voce só tem 18 anos, está iniciando a tua jornada... comece a ser dona das tuas escolhas e decisões, mas vai com calma porque ainda precisa dos pais; pode usar de muita flexibilidade para lidar com as circunstâncias que o dia a dia te apresenta...
Quando puder, se auxilie da Psicoterapia para se conhecer, conhecer a vida que voce é e conhecer o sistema no qual estás, conhecer como a tua mente funciona, porque age e reage desta forma.
Voce precisa identificar o teu potencial metafísico (físico e espiritual) para não entrar na vala comum da frustração, sofrimento, do viver para a morte.
Não desperdice teu sentimento, não se deixe enlamar pelo que a sociedade e a cultura te oferece... Voce não veio pra cá para isso. Voce tem um objetivo sublime.
Coragem!

5817 respostas

21 JUL 2023

Olá, Isadora. Apesar que você tenha escrito que “não ligar para nada”, existe algo que faz você questionar esses sentimentos é tanto que você conseguiu expressar aqui e agradeço bastante e esse já foi um passo extraordinário em busca de autocuidado e construção de uma vida criativa.
Você mencionou que era uma criança brincalhona e sonhadora, porém as coisas mudaram a partir dos 13 anos. Aconteceu algum fato que impactou a sua forma de ver o mundo? Você realmente não sente emoções ou criou uma casaca como você mesmo mencionou? Até porque você relata que esconde esses sentimentos. E quanto mais tentamos calar nossos sentimentos ou esconder a nossa essência isso de alguma forma irá repercutir uma maneira mais negativa. Precisa pensar como foi o início da sua adolescência, quais as cobranças, inseguranças acontecimentos da vida afetiva, tanto de amigos quanto da família, pois muitos questionamentos apareçam nessa fase e geram insegurança, medo e esquiva ou um comportamento de proteção.
Porém essas questões serão melhor elaboradas através da psicoterapia. Por esse motivo sugiro que você se permita embarca nessa viagem fantástica que é a terapia e através dela você fará descobertas incríveis. E te digo que talvez a sua pergunta não seja “o que eu tenho” e sim “quem eu sou” ou “quem quero ser” e “que vida eu desejo construir”.
Te desejo uma trajetória maravilhosa em busca do seu autoconhecimento e cuidado emocional.

Maria Edislanhe Lima de Souza Psicólogo em Delmiro Gouveia

5 respostas

21 JUL 2023

Olá Isadora.
Grata por participar Aqui.
Em seu pequeno relato não posso dar um diagnóstico preciso. Para obter a resposta que precisa você deve fazer terapia e o profissional vai encaminhar no processo terapêutico as estratégias e instrumentos necessários para o diagnóstico e tratamento. Fico à disposição para desenvolver essas questões em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba