Não consigo emagrecer e acho que o problema está na minha cabeça

Feita por >Mari · 20 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Comecei a engordar quando tinha 6 anos, emagreci um pouco na adolescência e na vida adulta engordei bastante, hoje tenho 28 anos e minha vida é resumida em pensar o tempo todo em emagrecer, vivo frustrada por não conseguir. Quando eu consigo emagrecer seja por remedio ou alguma dieta não dura nem 2 meses, normalmente 1 mês, e perco no máximo 7kg, depois engordo tudo de novo, e a frustação vem pior, fico com uma tristeza profunda, a ponto de só chorar, querer sumir, e tenho desânimo pra tudo, não consigo fazer nada, fico perdida sem conseguir ao menos fazer as tarefas de casa. Esse efeito sanfona me prejudica, pois tenho muita flacidez nos braços e hoje somente cirurgia de retirada de pele, mais uma coisa que me incomoda demais no meu corpo. Enfim, eu preciso de ajuda não sei mais o que fazer hoje cheguei no meu ápice de 95 kg, quando a poucos meses atrás estava com 83kg.

A melhor resposta 22 MAI 2020

Mari,
Se começou aos 6 anos, pode ser sim que predispôs o organismo a esse processo, mas tudo pode ser revertido.
Podes fazer algumas coisas de modo diferente:
1 - NãO PENSAR EM EMAGRECER. Quanto mais pensa nisso, mais engorda. O mesmo processo quando tem uma doença: quanto mais pensa na doença, mais doente fica.
2 - Provavelmente usa a comida como fuga de alguma coisa que não quer pensar dentro de ti. Precisa descobrir
3 - Coma para viver apenas e não viva para comer. E escolha alimentos saudáveis: verduras, frutas, legumes e pare de consumir porcarias como massas, pão, enlatados, frituras, refrigerantes, alimentos de supermercado.
4 - Peça auxilio de um Psicoterapeuta para te ajudar.

5830 respostas

21 MAI 2020

Ola Mari
Nos dias atuais, não é fácil emagrecer, há muitos apelos comerciais, e a família muitas vezes não coopera, comprando coisas que proporcionam aumentar o consumo de alimentos.
Para conseguir um bom resultado a longo prazo, é necessário, por exemplo, determinação, foco e propósito. O propósito por exemplo não pode ser “aquela festa, ou aquele casamento da amiga”, precisa ser algo maior que isso.
Fazer exercícios físicos, tomar bastante água, ajuda, mas como disse, precisa de algo maior para que você consiga, por exemplo se manter fazendo exercícios, se alimentando adequadamente, entre outros.
A psicoterapia pode te ajudar de várias formas, inclusive para que você perceba quais são os gatilhos que te impulsionam a consumir mais alimentos.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 MAI 2020

Olá Mari! Obrigado por participar. O corpo é um todo. Esse todo é comandado pelo cérebro, que usa de suas artimanhas psíquicas para comportar-se, com a crença, muitas vezes sem razão, de que está fazendo o melhor. Nesse sentido, os diversos comportamentos e não comportamentos, os diversos sentimentos envolvidos na questão, não podem ser adequadamente trabalhados sem a intervenção técnico-científica de um psicólogo. Alerto, que demanda tempo, persistência, esforço, mas será uma caminhada promissora. Perceba que você relata essa característica de estar acima do peso que remonta sua vida desde os seis anos; logo viveu a maior parte dela, sentindo , pensando e comportando-se como pessoa acima do peso. Por essa razão precisa de aprender viver de outro jeito e isso demanda tempo, luta e persistência, com a mais profunda inteireza e honestidade. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.