Acho que estou apaixonada, mas não consigo iniciar uma relação

Feita por >sofia_braga · 27 mar 2023 Abordagem psicológica

Tenho 22 anos e faz 4 anos que conheci uma menina, e sempre que conversamos, esse sentimento de amor reaparece. Tenho 99% de certeza que estou apaixonada, é um sentimento que nunca tive com ninguém e mas faz querer estar ao lado dessa pessoa, vê-la feliz e protegê-la. O problema, é que não consigo deixar isso totalmente claro para ela, e imagino que ela sinta o mesmo pois também deixa alguns sinais, fica claro que ainda sentimos algo uma pela outra. Do mesmo jeito que penso em estar e conviver com ela, não consigo me imaginar namorando com ela, o que é estranho, pois também sinto atração sexual e romântica por meninos, e já me apaixonei por vários, e não teria problema em namorar/morar com eles, assim como com outras meninas que já tive relações. O que não consigo entender é porque com ela tenho essa dificuldade: talvez porque o que eu sinta não seja amor? Mas se não for isso, o que seria?; talvez porque eu tenho medo do preconceito que vou sentir da minha família por estar em relação homossexual?; ou talvez algo que percebi nos últimos dias, que não consigo relevar os defeitos que ela tem (sob minha visão) de aparência e personalidade, e percebi que nessa situação só posso aceitar a pessoa do jeito que ela é e que não posso mudá-la, e isso me faz adiar essa declaração do que sinto por ela. Estou há meses pensando e não consigo chegar a uma resposta.

A melhor resposta 28 MAR 2023

Boa tarde!
Está precisando de ajuda ? Agende já um horário .
Me coloco a disposição.

Debora Cristina Gargantini Psicólogo em Loanda

26 respostas

28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 MAR 2023

Olá Sofia! Obrigado por escrever. Quem tudo quer, nada tem! Cuidado. A sociedade, a cultura, a Biologia, facilitam a vida dos heterossexuais. Toda manifestação vale muito à pena, quando a pessoa está convicta, segura. Acontece que para desenvolver convicção, segurança, é preciso muito amadurecimento, experiência. Você descreve muitas dúvidas, muitas inseguranças.
Estudos sérios e consistentes, trabalho comprometido, preparação dedicada para o trabalho, grupo de estudos, teatro, grupo de serviços, esporte coletivo de contato, aproximação com a dança, música, pintura, literatura e outras artes, são elementos que fazem amadurecer.
Interaja, invista em turma de colegas e conhecidos que sejam éticos, saudáveis, e troque com eles interações regulares.
Sinteticamente amadureça: olhe para dentro de si, namore consigo mesma.
Estaremos a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8612 respostas

28 MAR 2023

Oi Sofia Braga
Poiis voce está adiando porque deixa suas crenças serem mais forte do que o teu sentimento.
Decida, quebre com a dúvida, demosntrar afeto, amor, admiração não é nada de errado.
Se ela não tiver o mesmo sentimento que o teu, respeite; ela não é obrigada a ter. Se voce não fala, se voce não manifesta, ela nunca saberá. Ela pode também estar com mais dificuldades do que voce...
Auxiliem-se, sejam verdadeiras.
Se, depois de um tempo descobrirem que não devem continuar juntas, experimentaram.
A vida deu a liberdade a voces experimentarem e fazerem todas as suas experiências, com meninos ou com meninas, desde que se cuidem e saibam serem responsáveis. Cada escolha gera seus resultados, suas consequências pelas quais são responsáveis.
Se precisarem do auxílio da psicoterapia, estou à disposição
Abraços.