Acho que me apaixonei por uma amiga

Feita por >Estudante · 24 out 2021 Desenvolvimento pessoal

Olá boa tarde, tenho 29 anos e a 12 sou praticamente casado com minha esposa, único relacionamento de longo prazo. Tenho um relacionamento incrível, nos entendemos muito bem, fazemos tudo um pro outro, sinto que ainda amo minha esposa. Sou formado e recentemente iniciei outro curso superior onde me apaixonei por uma amiga e sigo me controlando a uns 2 anos e ela demonstra ter o mesmo sentimento, mas respeitamos o meu relacionamento. Nesses últimos 6 meses me vi num beco sem saída, sem saber o que fazer, qual decisão tomar, qual lado seguir... Com minha esposa busquei e mantemos um relacionamento sólido, com aquela vontade enorme de constituir familia, ter estabilidade e crescer juntos. Hoje me sinto confuso, sei que a amo e não quero mágoa lá de modo algum, mas também penso em começar um novo relacionamento. Como saber qual a melhor decisão tomar?

A melhor resposta 9 NOV 2021

Ola! se vc estiver precisando de ajuda é so entrar em contato comigo que eu irei lhe responder rapidamente e irei agendar a sua consulta o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 OUT 2021

Olá.
Quando se está em uma relação é normal que no meio deste caminho apareçam confusões, ou seja, vontade de mudar de rumo, porém quanto mais ceder aos desvios do caminho, a tendência é que menos relações sólidas poderá construir, se esta é sua vontade. Isto serve não só para relacionamentos como para outras áreas de sua vida, como por exemplo carreira profissional, se no meio do caminho resolver mudar de curso, poderá querer fazer isso por várias vezes e não terminar nenhum. Mudar de rumo é viável quando há uma certeza grande de que não quer aquele caminho em que se encontra.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

25 OUT 2021

Bom dia
Muitas vezes nos encontramos em um beco sem saída ou então com duas saídas desejadas, as duas com vantagens e desvantagens. Realmente fazer uma escolha entre uma situação antiga que queremos manter e uma situação nova que queremos iniciar, mas que uma anula a outra, deve mesmo angustiar. Saber qual a melhor escolha deveria trazer alívio, mas nem sempre isso acontece, pois há componentes na nossa mente que não conhecemos e que nos paralisam. Buscar o conhecimento desses fatores geralmente nos ajuda a tomar uma decisão e isso pode levar tempo. Ou seja, procurar um profissional que te escute nessa sua indecisão angustiante é um investimento que pode diminuir esse seu sofrimento, caso o senhor assim desejar. Abraços

Psicólogo Reginaldo Branco da Silva Psicólogo em Santo André

16 respostas

25 OUT 2021

Olá Estudante! Grato por escrever. Será importante poder conhecer detalhes mais específicos, mais ricos da tua história. De outro lado, em termos gerais, paixão é coisa passageira, que não resiste à passagem do tempo; ou se transforma em amor ou acaba. Convivência de doze anos, com plano de constituir família, é algo muito mais estável. Pensando dessa forma, caso você entenda que deseja deixar sua esposa, precisará amadurecer a provável melhor hipótese de não permanecer imediatamente com nenhuma delas, para que possa reorganizar a essência de tua identidade, teus planos, metas, possibilidades e potencialidades. Qual será seu antigo curso superior? Qual será o novo curso?
Por ultimo, se de fato, se você tem um relacionamento incrível, se entendem super bem, preserve isso. É difícil construir isso e manter bom clima por doze anos. Não desvalorize a conquista de vocês.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

8607 respostas

25 OUT 2021

Oi!
Espero que esteja tudo bem
Quando temos que tomar uma decisão de escolha entre duas situações, nos sentimentos diante de um cabo de guerra, o que pode gerar até mais tensão do que a dúvida em si.
Não há nenhuma atitude "correta" a se tomar no momento, apenas a atitude que você tomará.
Quando falamos de escolhas, precisamos estar cientes de que, quando optamos pelo lado A, abrimos mão de todas as coisas boas e ruins que viriam no lado B.
Ponderar sobre esses dois lados num espaço seguro como o da terapia pode te ajudar a tomar essa decisão de forma mais tranquila e congruente com os teus sentimentos.
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

25 OUT 2021

Oi Estudante.
Grata por sua participação aqui.
Está em conflito. Imagino que está gastando muita energia estando dentro "desse furacão". A melhor forma de sair do conflito é saindo.
Ao se dedicar à esse amor platônico você deixa de se dedicar á sua esposa à qual diz amá-la. Se não tem certeza, simplesmente não faça nada que coloque tudo o que mais deseja em cheque. Ao encontrar um meio de se afastar da sua amiga e se focar totalmente ao seu relacionamento, por exemplo voltar a namorar a sua esposa, fazer passeios, e outras coisas que fazia quando à conheceu.... certamente busca essas emoções... ou seja, evitem a monotonia. Comecem novas atividades juntos, dança, cursos... E o tempo lhe dará as respostas que procura. Faça terapia para falar de seus sentimentos e emoções, invista em seu autoconhecimento.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba