Como parar de criar coisas na cabeça?

Feita por >Josi · 3 mar 2022 Ciúmes

Olá! Eu namoro a 1 ano e 4 meses, mas antes quando só ficavamos, fiquei sabendo de muitas coisas que ele fazia que me persegue até hoje.. Eu já conversei com ele sobre, mas como ele disse, desde que ele escolheu ficar comigo, TUDO mudou. Nosso relacionamento é ótimo, não me dá motivos pra me sentir insegura ou coisa do tipo, porém as vezes acontece qualquer coisa no presente que tenha mera semelhança com o que eu achava na epóca, já me bate um "meu Deus, será que tá acontecendo de novo" e não é e nem foi traição, mas é algo que realmente me abalou muito, só que eu sei que a partir do momento que escolhi namorar com ele, decidi deixar todo esse passado pra trás, né?! A minha pergunta é, como eu faço pra parar de criar essas paranóias na minha cabeça e conseguir viver com a cabeça em paz? Nosso relacionamento é saudável, mas quando vem esses pensamentos eu arranjo briga e estrago total o que a gente constrói dia pós dia... :(

A melhor resposta 4 MAR 2022

Olá
Quando sentimos um desconforto na relação e percebemos que é uma coisa mais nossa do que do parceiro, é legal avaliar isso de forma mais cuidadosa, tal como um psicólogo pode te ajudar a fazer. Temos que avaliarbtamnem até que ponto estamos permitindo que um passado se mostre atual e presente, vivo, mas machucando como fazia no passado. Assim, acreditamos que esse passado precisa ser atualizado ao presente, dando novos sentidos a ele.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

9 MAR 2022

Então Josi...
Tudo depende do grau do diálogo que voce tem um com o outro, precisam constituir uma identidade de casal.
Primeiro, voce precisa ser sincera e verdadeira contigo mesma, não pode mentir ou ser fingida contigo mesma; ele também precisa ser isso com ele mesmo. Cada um tem o seu próprio mundo e não precisam renunciar a este mundo, seus amigos, suas preferências, seus hobbies, seu modo de ser.
Depois, ambos precisam ser verdadeiros e sinceros um com o outro, não podem mentir um para o outro e combinar como querem prosseguir a vida juntos; claro que vão ter conflitos, mas os conflitos servem para voces crescerem; a verdade de um bate nas crenças do outro... como vão resolver juntos isso?
Essa conexão cria segurança e autoconfiança.
Abraços

5817 respostas

4 MAR 2022

Oi Josi,
É preciso trabalhar sua autoestima e autoconfiança. A psicoterapia é um processo de fortalecimento emocional. Toda essa insegurança, pode ser trabalhado em terapia. Como você disse o "relacionamento é ótimo", não deixe essas "paranoias" estragar tudo.
Busque ajuda!
Caso queira se aprofundar, estou a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

4 MAR 2022

Olá Josi! Grato por escrever. Essas "muitas coisas" de antes, que não são traição, podem nos ajudar a ponderar com maior especificidade. De outro lado, pessoas que tem as mãos ocupadas, trabalhando, escrevendo textos, praticando atividades físicas, que tem a mente ocupada para colocar em prática, trabalho, estudos, esportes, não criam coisas na cabeça, sem direções gratificantes. Pondere!
Havendo algo mais, pesquise nossos perfis, entre em contato, para que possamos conduzir trabalho científico de psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8607 respostas

4 MAR 2022

Boa noite Josi
Assim como ele tu também tem seu passado, sua história de vida e se parar para pensar algumas coisas que fizestes hoje já não faz, por qualquer razão.
Então se tu pode mudar de pensamento e atitudes pq ele não?
Aproveite para viver o aqui e agora.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre