Problema com socializar, talvez seja timidez, eu não sei?

Feita por >anónimo · 19 ago 2022 Timidez

Bom, eu considero-me muito tímido. Até quando estou com pessoas mais próximas, como Família, eu fico na minha e não falo com ninguém, sinto que não tenho assunto para falar, e sinto me inferior a eles. Mas quando estou com amigos que eu conheço, eu fico mais solto, consigo falar de coisas mais intimas. Algumas vezes eu estou com uns amigos, e eles vão cumprimentar amigos deles e conversar, e eu fico muito na minha sem saber bem o que fazer, normalmente eu pego o celular para disfarçar. Em festas, eu apenas ouço a musica, não me sinto confortável para dançar não sei porque quando estou bêbado eu consigo dançar e fico mais solto, talvez seja porque tenha medo que alguém me veja dançando, muitas vezes na rua eu tento andar o mais correto possível com vergonha que olhem pra mim, quando o semáforo fica vermelho e os carros param, eu começo a pensar que estão todos olhando para mim. Antes de qualquer ação social, eu fico pensando para mim mesmo todas as possibilidades de algo que pode acontecer, por exemplo quando vou cumprimentar alguém eu penso Como vou cumprimentar, O que eu digo, O que será ele,a vai pensar.
Isso é muito frustrante para mim, eu queria me divertir mais com a família e amigos, mas esses sentimentos não me deixam.
Ainda sou menor de idade, e não me sinto a vontade para falar com meu pai para procurar ajuda profissional.

Então queria saber o que poderia ser.

A melhor resposta 20 AGO 2022

Olá
Tudo o que você relatou soa como um medo de julgamento, como uma visão pessimista de si, algo relacionado a baixa autoestima ou autoconfiança. De fato, estar em relação com outras pessoas envolve a possibilidade de que, em alguns momentos, talvez a gente não seja tão agradável, o que é natural.
Te sugiro muito buscar ajuda profissional (talvez o próprio psicólogo possa te ajudará conversar com o seu pai ou mediar esse diálogo) para explorar essa dinâmica.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

23 AGO 2022

Boa noite.

Eventualmente pode ser uma fase, mas você descreve um sofrimento psíquico e é importante então trabalhar em psicoterapia para lidar com isso, o/a psicólogo/a vai trabalhar as causas contigo e assim você vai conseguir, aos pouquinhos, se soltar mais! Me vem à mente que talvez conversar com um amigo sobre isso possa te auxiliar.
Imagino que seu pai quer que você se sinta bem, assim como se você tivesse um irmão você provavelmente iria querer apoiá-lo, não? Se você estivesse com uma dor física incessante provavelmente falaria em algum momento, com a dor psíquica é a mesma coisa, em algum momento você vai conseguir falar... mas enquanto isso você sofre. Ninguém escolhe sentir o que você está sentindo. As pessoas estão mais interessadas na sua companhia do que nos seus erros: alguma vez desfez uma amizade porque a pessoa te cumprimentou errado? Imagino que não... desde que seja espontâneo, respeite o outro e te faça bem você tem o direito de se expressar como quiser!
Desejo sucesso
Fico à disposição
Karen Borowski

Anônimo-405478 Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

22 AGO 2022

Voce precisa sair de traz da moita, precisa se mostrar, voce nasceu e tem vergonha de se mostrar.
Por que você nasceu? O que veio fazer aqui? Voce tem a sua missão, terá que cumprí-la. Não é por acaso que está aqui.
Qual o receio? Sim, todos somos diferentes... diferentes em tudo, até nas digitais!
É esta diferença que complementa o todo.
Se não aceita quem é, está querendo usurpar um modele de vida, de corpo, de ser que não é teu.
Voce não veio aqui para agradar a outros... veio aqui para agradar a si mesmo. O que está esperando?
Não queira que outros te aceite, te facilite as coisas. Cada um terá que encontrar seu lugar, terá que conquistar o seu lugar e terá que fazer, se impondo.
Voce veio aqui para ser si mesmo, para se realizar, para ser feliz. Voce está num meio, numa sociedade, num círculo de amigos e terá que inventar a tua forma de ser neste espaço. A vida te deu a liberdade e ao mesmo tempo, o livre arbítrio para escolher o que te agrada e, pela flexibilidade, também agradar o os outros.
Não tem por que esconder dos pais, as dificuldades que voce sente e que ótimo que colocou aqui.... muitos jovens sentem isso, mas não expõem, guarda as suas frustrações e não se realizam.... voce veio para este mundo para conquistar a si mesmo e o seu espaço.
Quem espera, sempre cansa... portanto, solicite atendimento.
Abraços

5817 respostas

20 AGO 2022

Olá, boa tarde!
Como vc diz que é menor de idade, precisa de autorização para atendimento terapêutico de um de seus responsáveis, porém posso adiantar que essas sensações de inadequação na família e maior liberdade fora de casa com os amigos é normal na adolescência, talvez os amigos falem mais a sua linguagem, porém se esta ansiedade antecipada sobre as coisas que não aconteceram ainda e se privar de fazer pelo Julgamento de outros é mais preocupante, não é feio vc falar pra sua família que precisa de ajuda terapêutica. Espero que consiga pedir essa ajuda.

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba

113 respostas

20 AGO 2022

Olá Anônimo! foi ótimo você ter escrito. Começando pelo meio: se não existisse o celular, a bebida, a internet, a televisão, o computador? Em termos gerais há uma regra que diz que precisamos daquilo que menos fazemos, pois somente o treino gera familiaridade, segurança. Na verdade as pessoas olham as outros porque temos curiosidade natural, porque organizamos segurança interna, com a observação dos detalhes, olhamos as pessoas, porque temos diversas natureza de atrações por elas. Quando insegura e direcionando o medo para esse lado, a pessoa se vê observado com uma intensidade, intenção e foco que não corresponde com a realidade. É isso que você está vivendo. Desenvolvimento de autoconfiança, de habilidade social, exige treino. Ter situação de vida assemelhada com a que você descreveu tem sido muito frequente em parte dos jovens, porque não treinaram o convívio social. Treinar o convívio social é necessário, é inevitável. Todos nós queremos interagir, queremos receber e oferecer atenção, afeto, opinião. Com a persistência, com o treino, aprende-se a viver essas trocas de maneira razoável. Será muito importante você falar com seus pais e procurar a ajuda científica de um psicólogo. Atenção: precisa vir com mente aberta, persistência e disciplina.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.