Como eu posso me tornar alguém que consegue se socializar de uma forma saudável?

Feita por >Zé · 2 jan 2023 Habilidades sociais

Eu tenho 20 anos, estudo, trabalho e, até pouco tempo, nunca tive problemas para viver solitário (talvez na adolescencia, mas são eventos desconexos).

Como eu faço faculdade e trabalho, deve ser estranho imaginar que eu seja alguém realmente solitário: mas é a verdade: eu sempre tive tendência a não tentar me "enturmar" e, até mesmo, a rejeitar a aproximação dos outros (o mesmo se extende até mesmo para parentes). Além disso, eu sempre fui muito caseiro e nunca sai para festas nem nada do tipo.

No entanto, recentemente, do nada, eu comecei a sentir essa solidão de outro jeito, de um jeito dolorido e que começou a me dar ansiedade:

Eu comecei a ter muita vontade de conversar com as pessoas, sair com as mulheres e também ir para festas. Mas, de repente, eu me achei inapto a fazer qualquer uma dessas coisas porque eu, simplesmente, tenho vergonha de tudo.

Mas essa vergonha me é vergonhosa. Com isso eu comecei a me comparar com as outras pessoas e comecei a sentir que eu não tenho as capacidades sociais e a atitude que se esperariam de um adulto.

E essas simples ideias estão me corroendo: principalmente em pequenos episódios em que, por aproximadamente 10 minutos seguidos, esses pensamentos ficam em um loop torturante em que eu não consigo redirecionar minha atenção.

A melhor resposta 3 JAN 2023

Olá, Zé.
Tudo que se propuser a fazer, precisa começar, não se aprende a ler e escrever se não se colocar a disposição de aprender, assim também será para se socializar. como você se dispôs a ficar isolado por alguns anos, se quer agora se relacionar socialmente terá que enfrentar os medos que te corroem, mesmo pessoas altamente sociáveis passam vexames, mas é necessário entender que faz parte do processo de socialização falar besteira, por exemplo. O importante é que você não precisa fazer isso sozinho, você pode buscar um psicólogo para te ajudar neste processo.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

6 JAN 2023

Oi, Zé, tudo é questão de treino mesmo. Você fica numa ansiedade grande porque parece estar sendo algo novo e você quer aprovação, com isso, com receio da não aprovação dos demais, vem os sintomas ansiosos. E outra, tem gente com habilidades maiores porque já faz parte da personalidade da pessoa ou treinos também, por isso, não se compare, é a pior coisa que a gente pode fazer, pois cada um é diferente, você tem seu modo de funcionar, como cada um tem um modo próprio, não tem ninguém melhor em tudo. Se é algo que tem te incomodado tanto, treine, mas saia com pessoas que te deixem existir e expressar sua opinião. Acima de tudo, valorize a si mesmo, veja o que tem de bom em você e o que deseja melhorar, faça. Terapia é muito bom para você se conhecer melhor, saber seus gatilhos emocionais, suas qualidades e não viver imerso só nas tuas dificuldades. Estou à disposição. Só contatar.

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

6 JAN 2023

Olá, Zé!

Não existe problema algum e mudarmos nosso jeito de pensar e agir. Nós, seres humanos, somos seres em constante mudanca. No passado você preferia ficar mais sozinho, e tudo bem. Hoje, no presente, você sente a necessidade de maior contato social, mas se deu conta que tem dificuldade para isso. E tudo bem. Podemos juntos em atendimentos psicológico ajudar a criar novas habilidades de socializacao. É um treino. E aos pouquinhos você vai ficando mais habilidoso. O medo é normal e trabalhar esses medos em psicoterapia também será de fundamental importância. Noto aí que isso tem te gerado muita ansiedade, a ponto de ficar por 10 minutos com vários pensamentos na cabeca que provavelmente são pensamentos negativos, e que te recriminam. Esses pensamentos também precisarão ser trabalhados em terapia.

Caso tenha interesse em buscar um acompanhamento, me contacte pelo chat.

Abraços.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

5 JAN 2023

ola! Você precisa de ajuda? então é só agendar comigo que eu lhe responderei e marcarei da forma mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JAN 2023

Oi Zé! Que bom que você escreveu isso. Escreveu algo extremamente comum, que muitos não percebem. Você está percebendo. Socialização é treino. Dá trabalho, exige persistência, muita persistência mesmo. De outro lado, não se trata de modificar de um extremo para outro extremo. A convivência, de fato, apresenta seus riscos, perigos e inadequações. A prática de esportes coletivos de contato, como o futebol basquete e handebol, escola de circo, escola de teatro, grupos de serviços (comunidades eclesiais de base), dentre outros, ajudam muito. Será preciso treinar com persistência, muita persistência, com pessoas e ambientes, saudáveis e éticos, pessoas saudáveis e éticos.
Poderá ser mais seguro, contar, inicialmente, com a orientação científica de um psicólogo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8630 respostas

4 JAN 2023

Olá, como esta?
Antes de qualquer ação você precisa para de se julgar, parar de julgar seus sentimentos e emoções.
Depois disso você passa a desenvolver essas novas habilidades que deseja, vai aos poucos, cada dia fazendo algo novo. Se identificar pensamentos negativos não permita que continuem. Mude-os, crie novos pensamentos. A psicoterapia pela teoria cognitiva comportamental (a mesma que eu uso) vai te ajudar nesse processo.

Mariana Barbosa Psicólogo em Santa Luzia

9 respostas

4 JAN 2023

Olá Zé, espero que esteja tudo bem com você.

Para que possamos implementar uma mudança desejada em nosso comportamento, precisamos de tempo, comprometimento, constância e uma intenção bem clara onde se deseja chegar. É preciso entender que mudanças em nosso comportamento, e na nossa forma de interação com o mundo, podem realmente serem implementadas, mas nunca da noite para o dia. Por isso, procure não se frustrar imediatamente diante de tentativas que aparentemente não estão dando certo, pois esses ensaios, essas tentativas, fazem parte do processo de mudança. É importante mencionar também que mudanças nunca devem ser pontuais, ou seja, apenas em um comportamento específico que queremos mudar, mas devem englobar todo o nosso estilo de vida. O que quero dizer é que se você deseja se tornar uma pessoa mais sociável, seu estilo de vida geral deve mudar e contribuir para que você obtenha o que deseja em seu comportamento. Um outro ponto importante, é que você realmente deve evitar as comparações, pois elas não vão te auxiliar em nada, e apenas vão dificultar seu processo de mudança e desenvolvimento pessoal, pois cada um tem seu próprio ritmo. Um profissional de Psicologia pode trabalhar seu desenvolvimento pessoal para te auxiliar nas mudanças comportamentais que você deseja para si. Por isso, para que você possa implementar um plano para condicionar sua mudança pessoal, procure iniciar um processo psicoterapêutico com um Psicólogo. Esse acompanhamento profissional sistemático e comprometido vai te ajudar a implementar essas mudanças que deseja.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

4 JAN 2023

ZÉ!
Voce se torna o que escolhe e cada escolha tem suas consequências, seus resultados.
Mas o bom é que a vida te deu a liberdade e o livre arbítrio e sempre pode fazer novas escolhas.
Estar solitário é muito bom, desde que voce não sofra, desde que voce não sinta necessidade de estar com outras pessoas.
Voce está se julgando inferior, se julga incapaz, com vergonha, com medo.
O medo não existe, só existe na sua mente, voce pode deletar isso..
Se agora voce sente vontade de sair, de conversar, saia da moita e te lance no mundo... enão olhe como os outros fazem.
Voce é voce e tem o seu jeito; o jeito certo é o teu jeito; Seja espontáneo, o que te falta é conhecimento de si mesmo. Faça Psicoterapia para se compreender e aceitar ser quem voce é.