Problema em sentir emoções

Feita por >Rogério · 30 mai 2021 Traumas

Estou tendo problema em sentir emoções em específico emoções triste, tipo mesmo acontecendo algo ruim eu não consigo sentir.
Consigo entender o que me levou a isso mas só não sei como voltar ao normal, ano passado comecei a ter crise de ansiedade forte toda semana então procurei uma psicóloga, comecei a fazer terapia com ela e fui no psiquiatra também porque ela recomendou eu ir porque precisaria de uma ajuda médica também, mas parei de ir no final do ano passado por questão financeira, mas deu tempo de entender muito sobre as emoções que sentia, tanto de tristeza quanto de felicidade, só que sentia tanta angústia que só não conseguia lidar com ela, quanto a ansiedade consegui lidar bem com ela, mas a angustia acabava comigo, ao menos 3 vezes na semana tinha um dor enorme no peito de angustia e começava a gritar e chorar de dor e depois ficava sentando gemendo em pânico de tanta dor que sentia, mas depois de um crise de angustia grande ficava ao menos 1 dia sem sentir nada e depois voltava a sentir, boa parte dessa época eu fazia terapia, mas teve uma boa parte que não também então eu não tinha ninguém pra me desabafar, só que sempre lembrava da minha psicóloga perguntando se eu tinha alguém pra desabafar, então fiquei pensando se tinha alguem que conseguiria, aí eu mandei mensagem pra 3 pessoas que achava que eu podia contar, mas no final descobri que não, 2 nao deu bola respondeu uma vez depois que fui tentar pedir ajudar o outro só viu que tava pedindo ajuda visualizou e não respondeu, então acabei que me tornei alguém meio reservado na verdade já era só me tornei mais, isso só intensificou minha angústia e comecei a ter crises de angústias mais forte além de gritar se dor comecei a vomitar de dor no peito, mesmo tomando remédio que já tinha sido diagnósticado com depressão, mas não tinha nenhum remédio que tirava a dor do meu peito. Depois de meses tive uma semana melhor pelo menos 6 dias dela, tinha colocado na minha cabeça que não podia mas ter depressão então tava me esforçando, mas no 7 dia o namorado da minha irmã de 20 anos morreu em um acidente de moto, tinha 16 na época ligaram pra gente e a gente foi lá ver o que tava acontecendo era em uma rodovia perto de casa, ela tava no chão sofrendo agonizando com os olhos abertos com a boca aberta respirando muito forte lutando pela vida, vi que a situação era bem mais feia só que a gente imagina quando ligaram abracei minha irmã pra tentar não deixar ela ver, mas não tinha o que fazer, era o namorado dela no chão ela queria ver, nunca vou esquecer dos gritos e dos choros da minha irmã e especificamente da mãe dele e do pai também, ali entendi que não tinha dor maior do que ver o filho morrendo, depois daquele dia toda a energia que tinha conseguido pra sair do estado que eu tava foi embora, não conseguia olhar pro chão sem meu subconsciente imaginar o Matheus no chão e fechar os olhos sem ouvir o grito da mãe dele e ele no caixão, a depressão que eu tinha piorou e meu vô tinha piorado por causa do câncer e considero ele um pai pra mim porque o meu foi embora quando tinha 2 meses e cresci na casa dele, o câncer dele tinha sido descoberto faz um bom tempo, tinha feito uma cirurgia mas n deu pra tirar então os médicos deram 3 anos de vida o 3 ano chegou junto com a morte do Matheus então foi tudo muito junto ele viveu alguns meses a mais que os três anos mas os meses a mais foi de pura dor, não conseguia nem sair mais da cama ou sorrir, não tinha nem músculo direito mas o câncer tinha tomado não só o corpo como o psicológico dele, ja não conseguia lidar muito bem com os motivos antigos que me fez chegar na depressão e surgiu mais motivos piores ainda, minha irmã foi tomada por uma tristeza enorme, mas ela é uma pessoa forte e consegue lidar da melhor maneira na medida do possível a vida da mãe do Matheus acabou ela falou que só não se mata porque tem uma filha com Down pra cuidar e o Matheus era o único que fazia ela falar, juntou inúmeros motivos pra minha depressão piorar e até entendia meus sentimentos, só que não sabia como lidar com ele, e claro tinha muito ódio de mim e inúmeras inseguranças, mas eu conseguia sentir emoções ainda, com o tempo voltei a tentar melhorar dnv porque comecei a ter uma nova filosofia de vida que não posso ser egoísta de poder viver a vida e não viver, porque tem pessoas como o Matheus que não pode mais, ainda mais na situação dele que era novo e um motorista bêbado bateu nele, então comecei a pensar que nao posso viver só minha vida tenho que viver por quem não pode mais mas não os sonhos das pessoas, mas gastar a energia que ela não pode mais, então comecei a meditar, fazer exercícios pra produzir mais hormônios que deixa mais dispostos, mais feliz, porque não conseguia liberar mais esses hormônios direito com os antogos hobbies meu, no final me tornei forte não deixava nada parar minha rotina e começo a seguir certinho o que minha psicóloga falava, que não podia esperar ficar bem pra fazer algo, tinha que fazer algo pra ficar bem, hoje em dia to melhor do que antes, me tornei alguém forte que sabe lidar com os problemas por causa dos conselhos da minha psicóloga dos livros de auto ajuda e autoconhecimento e pelo meu esforço, mas tem algo que me incomoda que acho que eu acabei criando uma barreira de sentir sentimentos triste mesmo quando acontece algo triste, de uma maneira não saudável, por causa dos traumas, última vez que senti um sentimento triste foi quando meu vô morreu, mas eu não tinha percebido que tava triste nem tinha conseguido chorar, tipo claro sabia que tava triste, mas entendia tinha dificuldade de sentir isso, só que quando chegou a noite eu consegui chorar do nada é como se tivesse liberado dnv a capacidade de sentir dnv sentimento ruins aí chegou uma insegurança enorme junto, no outro dia acordei e parece que bloqueia dnv a capacidade de sentir essas coisas só que dessa vez pior, desde então continuo com dificuldade, mas n de um jeito bom de aprender a lidar com os sentimento triste tipo aprendi bastante até com a meditação que sentimentos ruins e bons vem e vão, mas depois de um tempo só parei de sentir isso me tornei frio por causa dos traumas, só que tipo eu sei que no fundo tô sentindo só não sei como deixa esses sentimentos vir até mim quando preciso sentir quando acontece algo ruim, to bloqueando eles e n sei como soltar dnv não sei nem se tem um nome pra isso que estou tendo só sei que é por causa dos traumas

A melhor resposta 31 MAI 2021

Olá Rogério! Grato pelo relato. Você está recolocando a sua luta pelo bem estar. Isso é muito importante. Relatou diversas situações de perdas e de vivências sofridas. Sua personalidade encontrou um jeito de lidar com as questões, que agora você quer rever.
Quanto à busca por acompanhamento regular em Psicologia, entendemos que será bastante interessante. Quanto a uso de medicamentos, será preciso avaliação mais aprofundada.
O que temos como certo é a necessidade de rotina de vida saudável que envolva cansaço físico, cansaço mental, atividade física regular, alimentação saudável, sono adequado, ações concretas em busca da realização de planos, trabalho e estudo.
Veja nossos perfis, escolha um de nós e venha para uma caminhada científica.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - o Brasil apresenta o pior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde.
Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos, para que ganhemos o que Serrana ganhou, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

30 MAI 2021

Olá Rogério...
Que bom que compartilhou seu sofrimento aqui..
Vejo que você passou por inúmeras situações que lhe deixaram abalado, bem para baixo, mas esses sentimentos acabaram consumindo você, uma por não saber como encará-los e outra, por não saber com lidar com eles no momento em que surgem, por isso de estar se bloqueando, de não querer experimentar novamente esses sentimentos e de não permitir que eles aflorem.
O indicado é continuar com a terapia e com o uso da medicação para assim você poder, aos poucos ir se entendendo e compreendendo seus sentimentos.
Permita-se sentir e experimentá-los de novo. Deixem que os sentimentos aflorem no momento em que ocorrem, e observe sua reação, seu comportamento.
Busque por atividade para se distrair e manter um foco.
Perdoe-se por tudo o que aconteceu, pois você não tinha o conhecimento que tem hoje, e não sabia como lidar com as situações adversas da vida.
Se quiser conversar, estou a disposição.
Busque cuidar de si.
Abraços Psicóloga Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste