Minhas irmãs são tóxicas ou é coisa da minha cabeça?

Feita por >Lucas · 3 abr 2022 Terapia familiar

Tenho 2 irmãs elas tem filhos e foram embora de casa , mas vivem indo em casa dando trabalho pra minha mãe , elas arrumaram maridos escrotos e quem sofre é minha mãe.
Meu pai é um doido ele sempre ficava mando eu minha mãe embora de casa aí eu tomei vergonha peguei minha mãe e fui mora em outro lugar ( eu fui morar alugado) eu quero da tudo que eu puder pra ela .
A minha mãe cuida do meu sobrinha ( porque minha irmã não sabe cuidar do filho) estou muito extressado com tudo isso porque o de moro não poder ter baderna e as minhas irmãs quem irem pra lá e as crianças fazem muito barulho e seu eu falar alguma coisa ( das minhas irmãs e ) a minha mãe não gosta e eu saiu como um chato que só vive falando, mas se eu não falar elas não se tocam.
Eu estou indo viver a minha vida e elas só querem ficar no colo minha mãe se lamentando a vida
Infelizmente eu não posso da uma casa pra elas porque elas escolheram esse destino elas tem que aguentar e eu não posso fazer nada eu gosto das minhas irmãs mas elas tem que respeitar o espaços meu e da minha mãe.
Isso me faz sentir mau porque eu fico como um tio chato

A melhor resposta 5 ABR 2022

Boa noite

Lucas, sua queixa não é coisa da sua cabeça, contudo você tem que parar, pensar e refleti, se suas irmãs se comportam assim, qual o motivo? Logo sua mãe falhou em orientação e educação das suas irmãs, assim elas não tem limites, não respeitam a casa dos outros e nem as decisões, mas, você também contribui para que isso aconteça, se posicionar nas suas decisões é uma forma de mostrar a elas que tudo tem limite.
A vida de suas irmãs e sobrinho é responsabilidade delas, cada um tem que assumir sua responsabilidade, e sua mãe assume a responsabilidade da filha cuidando do neto ela não está ajudando e sim fazendo que com a filha nunca assuma o papel de mãe continuando sem responsabilidade, limite e respeito.
Se você quer que sua mãe e irmãs mude comece a mudar você primeiro, se responsabilize e explique a elas que você não é "chato", mas sim responsável e exija respeito no ambiente que mora.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

4 ABR 2022

Lucas,
Cada um escolhe a forma de vida que quer viver, cada um usa o espaço da forma como sente que dá para se expandir naquele ambiente;
Sua mãe aceita qualquer coisa e se deixa ser usada pelas suas filhas
Tuas irmãs escolhem maridos bananas que não sabem cuidar nem das suas esposas e se socorrem na mãe.
Tuas irmãs escolheram ser mães e ainda não sabem viver como filhas...
Voce, escolhe a mãe para cuidar, sendo que esta não é a sua função...
Realmente, a família toda precisa de Terapia...
Cada um escolhe a vida que quer viver... colhemos o que plantamos.
Acorde para a realidade da vida.

5817 respostas

4 ABR 2022

Oi Lucas!
Vc traz uma queixa relacionada a dinÂmica familiar, um terreno sempre muito delicado. Vc fala de um padrão de funcionamento familiar disfuncional. E este padrão, sem vc sentir, acaba por se reproduzir na sua vida com a sua família que formou ou com amigos e colegas. É muito dificil vc se desvincular deste padrão tóxico sem uma terapia individual.
Seria interessante se a sua familia também fizesse terapia, todos juntos. E cada um separadamente também, pois apesar de terem nascido no mesmo lar, cada um dos seus irmãos tem a sua singularidade, que merece ser ouvida, respeitada e cuidada.
De fato, vc não é responsável pelas escolhas do outro, apenas pelas suas próprias.
Cuidar de si em momentos de crise continua sendo o melhor investimento. Faça terapia!

Fernanda Relva Psicóloga Psicólogo em São Pedro da Aldeia

2 respostas

4 ABR 2022

Olá Lucas.
Grata por sua participação aqui.
A comunicação realmente é uma tarefa muito complexa do Ser Humano, talvez a mais difícil. Por isso a necessidade de regras e Leis. Mas mesmo assim muito difíceis de serem compreendidas e executadas. A psicologia tem como objeto de estudo o Ser Humano e suas relações Sociais e à influência dos sentimentos e emoções no comportamento das pessoas. A forma como damos significados diferentes aos objetos e fatos e como demonstramos através de palavras , atitudes, atos involuntários, palavras e até mesmo do silêncio são muito influenciados pelas vivências da infância e adolescência. Pessoas que conviveram com violência doméstica podem crescer com sentimentos de menos valia e dependência afetiva de outras pessoas. Essas pessoas precisam ser amadas e aceitas, mas não quer dizer que tudo tem que ser do jeito delas. Portanto converse com calma em separado com suas irmãs e explique até onde você pode ajudar sem que isso lhe cause problema e o que exatamente gostaria que as suas irmãs resolvessem busquem outras soluções. Se precisar de ajuda para essa mediação fico à disposição para auxiliá-lo nesse processo.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

4 ABR 2022

Olá Lucas! Grato por escrever. Sempre é prudente conhecer mais detalhes da história, antes de emitir qualquer posição que se proponha a ser consistente. No entanto, pelo relato, você procura ter seu trabalho comprometido, seus estudos sérios, tua turma de colegas e conhecidos, éticos e ponderados, procura organizar tuas metas. Praticamente toda família apresenta essa diversificação envolvendo sensatos comprometidos e folgados.
O que deve pesar é a convicção. Ocorre que convicções são provisórias, precisam de constantes ajustes.
A palavra tóxica, é palavra de atualidade para se referir a dificuldades de convivência. É preciso enriquecer o entendinento das características da convivência. É preciso crescer, enriquecer interpretações, com dados confiáveis.
Para isso, nós psicólogos, poderemos contribuir muito.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja razoável com a máscara. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8607 respostas

4 ABR 2022

Olá, Lucas!
Impor limites é uma parte difícil mas necessária de nossas vidas.
.
Busca conversar com a tua mãe, de forma assertiva, sobre como tu te sente e o que tu gostaria.
.
Afinal, tu é uma pessoa importante é que merece ter teus direitos e desejos validados.
.
Espero que fiquem bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

4 ABR 2022

Oi, Lucas. Ser o tio chato não é agradável, mas ser o tio que não põe limites é pior ainda. Você pode sim ter voz ativa e começar a impor limites de horários, barulho, regras da casa, ainda q elas sejam visita. A casa é sua e é você quem dita as regras debaixo do seu teto. Se não quer bagunça, proíba bagunça. As pessoas vão te odiar nos primeiros dias, mas depois vão passar a te respeitar mto mais. Não tenha medo. A opinião dos outros não importa tanto assim. A nossa opinião sobre nós mesmos é o que realmente importa.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte