Minha filha me acha mãe tóxica

Feita por >Marina Takemoto · 30 jan 2019 Terapia familiar

Minha filha tem 16 anos, e ultimamente está muito difícil conversar com
ela sem discutirmos e eu perder a minha paciência.
Todos os conselhos que dou, tudo que penso, todas as minhas opiniões,
para ela sou errada, dá a entender que só o que ela pensa, a maneira que aje
está certo.
Ela não se preocupa com a aparência, não liga de se arrumar,
não gosta de tirar as sombrancelhas, tirar o buço, depilar
as pernas, eu insisto, e ela fica brava. Diz que não liga para essas
coisas, não liga para o que os outros pensam dela.
mas é mentira.
Ela tem muito dificuldades de fazer amigos e interagir na escola.
Teve uma escola que ela estudou, não conseguiu fazer amizades,
e sabe como são malvados os adolescentes, ela escutava coisas que
diziam a respeito dela, e é claro magoava.
E por isso que insisto para que ela cuide mais da aparência, da depilação
das pernas, fazer as sombrancelhas, porque sei que os adolescentes vão
reparar e vão falar, e isso comcerteza vai doer nela e magoar.
Mas ela não aceita que eu dê conselhos, me disse ontem que sou
MÃE TÓXICA! Isso acabou comigo, fiquei super magoada.
E resolvi de hoje em diante não me meter mais na vida dela, e nem nas escolhas
que fizer, estou cansada!

A melhor resposta 31 JAN 2019

Olá Marina
sua filha está passando pela adolescência, em que é importante construir uma identidade separada dos pais. Por isso eles têm tanta necessidade de contrariar as opiniões destes. Faz parte do desenvolvimento.

Se você tem dúvidas se está educando bem sua filha, pode fazer algumas consultas de orientação para pais com um psicólogo especializado em adolescentes, ele vai te ajudar a ter posturas mais assertivas com sua filha.

Recomento dois livros "O cérebro adolescente", de Daniel Siegel e o outro de mesmo título, da Dra. Frances Jensen. Eles têm abordagens diferentes sobre os adolescentes, e se complementam.

Procure ajuda para lidar com sua filha, se for apenas a maneira de lidar, com poucas sessões de orientação você lidará melhor com ela. Se algo for detectado a mais, pode ser necessário que ela precise de terapia.

boa sorte e abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

11 FEV 2019

Bom dia, Marina sua filha precisa de sua ajuda, mas não sabe como pedi, então não desista dela, pode ser difícil esse momento, pare e pense um pouco o quanto ela está sofrendo com tudo isso, consegue lembrar quando você era adolescente?
Sugiro que tente conversar com ela em um momento quando observar que está mais calma, tranquila e receptiva, você poderia contar suas experiências do período da adolescência.
Você contaria experiências da sua adolescência as quais sua filha se identificasse com o que você viveu na adolescência, assim ela não estaria sozinha, conte dos sentimentos, as coisas boas e as coisas ruins, o que você sentia, o medo, as dificuldades, como era cuidar da aparência, beleza, pois todos os seres humanos tem momentos de fragilidade, de incertezas.
Apresente a Marina adolescente para sua filha adolescente, se mesmo assim ela ainda estiver resistente procure uma terapia para ajudá-la. Boa sorte.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador