Solidão e crise interna

Feita por >Vanessa · 27 jan 2019 Depressão

Olá, gostaria de fazer um desabafo visto que aqui é o único lugar no qual consigo me expressar já que não tenho ninguém.

Tenho 26 anos e ultimamente algo tem me incomodado para não dizer perturbado, cheguei a conclusão de que sou sozinha no mundo e o mais triste é que as pessoas me fizeram acreditar que para ser feliz seria necessário ter alguém como amigos e uma boa família, mas a realidade é outra.

Vim morar em uma cidade no interior de SP ( Jacareí) e sinceramente estou odiando e me sentindo como se tivesse feito uma burrada, aqui as pessoas são frias e individualistas normal de todo o sudeste, desde que vim morar aqui em 2014 não consigui estabelecer laços de amizades mais profundos, e ultimamente isso tem me deixado bem mal...

Pedi demissão de um emprego que não estava suportando, porém está sendo complicado arrumar outro emprego, minha mãe vive jogando coisas na minha cara, e as poucas amizades que fiz em faculdade nem um oi me dão pelo telefone ou internet apenas quando precisam de algo, saudades de quando eu morava no nordeste sinto que lá às pessoas eram mais acolhedoras e hospitaleiras.

Enfim estou muito mal e vivo chorando só vivo no meu quarto mexendo na internet e só levanto da cama para ir tomar banho ou comer.

Estou me sentindo como se nada fizesse sentido, e creio que o problema é apenas comigo mesmo.

A melhor resposta 31 JAN 2019

Olá Vanessa,
sinto muito pela sua dificuldade atual, consigo entender como se sente, vivendo num lugar em que não consegue fazer novas amizades.
Realmente existe essa diferença cultural que interfere nas maneiras de interagir socialmente. Entre países, entre regiões e entre cidades.
Mas o nosso papel é nos adaptar, saber como nossos atuais conterrâneos interagem entre si, pois com certeza o pessoal do sudeste também desenvolve amizades. Com pensamentos como os que você está tendo, você se sente cada vez mais triste e se isola mais, o que faz com que não tenha amizades , confirme esses pensamentos e cria-se aí um círculo vicioso.
O primeiro ponto é olhar dentro de si mesma, descobrir o que em você está dificultando essa aproximação ou a manutenção das relações. Se abrir para o que as pessoas daí têm para oferecer e ver o que você tem para oferecer em termos de amizade.
Para se conhecer melhor e ver o que está te criando dificuldades, o ideal é fazer algumas sessões de psicoterapia, o profissional vai ajudá-lo a se descobrir e sair desse círculo vicioso.
Para os seres humanos, as relações são fundamentais para manutenção da nossa saúde mental, procure ajuda para não adoecer e estar mais feliz.
abraço e me coloco à disposição.
Roberta Bouchardet.

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu