Como posso lidar com meus conflitos internos?

Feita por >Laísa Guimarães · 26 mai 2019 Desenvolvimento pessoal

Há pouco tempo, tenho ficado emocionalmente abalada por motivos pequenos. O ápice foi o término do meu namoro. Depois, foi o fato de eu percebido o quão doente esse relacionamento me deixou. Me deixou paranoica, insegura e insatisfeita com tudo ao meu redor. Faz pouco tempo que terminamos e ele já conseguiu seguir em frente. O que me tem deixado para baixo é o fato de que não consigo me amar e não sei quem sou, já que por 4 anos fiquei totalmente dependente de alguém. Afoguei minha essência e agora tenho tido constantes crises sobre minha personalidade. Não consigo pensar em um futuro, pareço viver no automático. Isso tem me prejudicado no trabalho e nos meus relacionamentos. Nem sei se o que tenho é de fato depressão ou só uma tristeza profunda. Mas pensei em suicídio o tempo todo. Não consigo achar nada que me satisfaça.. que me faça me amar mais e até mesmo, preencher esse vazio que está dentro de mim. Todos os dias, ao acordar, penso se realmente vale a pena lutar pelo o que almejo, se nem sei se vou ter forças para continuar lutando por eles.

A melhor resposta 28 MAI 2019

Bom ter o seu contato Laisa!!!

A procura por um profissional da área da psicologia neste momento pode ser de grande ajuda, onde em um ambiente propício e seguro, possa contribuir significativamente para restabelecer a sua autoestima e dissolver estes seus conflitos internos, a fim de que possa retornar a uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

23 JUL 2019

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia analítica possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline M De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro