Estou em conflito interno porque acho que posso ser gay.

Feita por >Leo · 4 set 2021 Orientação sexual

Tenho 23 anos, até agora só me relacionei com mulheres. Me sinto mais confortável tendo amigas do que amigos, pois acho o jeito deles muito escrotos e só falam de mulher de uma maneira muito rude e sem respeito. Tenho síndrome do pânico e vivo tendo conflitos internos com pensamentos que me deixam desconfortáveis e fazem eu acreditar neles mais do que a realidade mostra. Não sinto atração sexual por homens, apenas acho eles bonitos, mas com mulheres é diferente. Sinto atração sexual e afetiva pelas mulheres. No entanto, quando estas idéias de que posso ser gay surgiram na minha mente, os conflitos internos começaram e estão me deixando muito angustiado, a ponto de ter outra crise de pânico. Tento não pensar muito, mas sempre eles retornam e fico me alto avaliando, analisando o que sinto quando vejo uma foto de um homem bonito ou de uma mulher bonita com medo e querendo provar que gosto mesmo é de mulher.

A melhor resposta 11 SET 2021

Olá, Leo.
Todo conflito precede uma elaboração, mas a resistência é uma defesa importante que nos impede de assumirmos nossos desejos. E quando menciono desejos, é de toda ordem: desde a orientação sexual até a sutileza de um impulso em mudar de esquina.
Um processo psicoterápico pode te ajudar a olhar para as próprias resistências internas, que por mais que tenha enfatizado estar atrelada a um conflito de ordem de orientação sexual, podem ser muito mais amplas do que imagina. Se quiser conversar, estou à disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

6 SET 2021

Bom dia Leo.
Penso que seria intetessante vc receber apoio psicológico com foco na identidade sexual, apesar de vc tb sofrer de ansiedade.
Estou à disposição p/ dúvidas e esclarecimentos.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

6 SET 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar no que você precisa. Se desejar entrar em contato comigo é so agendar que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 SET 2021

Olá Leo.
Grato por participar aqui.
Pense nisso: Pensamentos são apenas pensamentos, a maioria deles não são realidade. Ponto. Simples assim. Feito isso procure fazer exercícios de respiração, desligue mídias sociais, faça trabalhos práticos, manuais, exercícios físicos, boas leituras, boas amizades, caminhadas, passeios, yoga, estudos, cursos, atividades que gerem ganhos extras,... pois precisa focar-se naquilo que quer para sua vida e em coisas que lhe dão maior prazer e satisfação e que lhe causam relaxamento e lhe deixam mais calmo e menos ansioso. Caso esses pensamentos intrusos continuem, procure um psicólogo para avaliar essa e outras questões que possam estar relacionadas.
Fico à disposição.
Maria Nair
Psicologa Clínica
Terapia Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

5 SET 2021

Olá Leo! Grato por escrever. Pelo que você escreveu, certamente você se sente inseguro, com pouca confiança interna, ao mesmo tempo, experimenta sensibilidade social, empatia. Você não é gay: você precisa ampliar treino social, desenvolver maior abertura e tolerância para compreender as particularidades das comunicações, para além da rudeza e do desrespeito. Em outras palavras, no mundo interno desses homens rudes e desrespeitosos, está a ideia de contra-ataque, por não saberem a melhor maneira de lidar com o intercâmbio com as mulheres. Fraglilizados, eles reagem agredindo.
Teu dito "pânico" (cuidado com os diagnósticos), bem como tua convivência predominante com mulheres, ao mesmo tempo em que alimentam uma complementação de convivência, apresentam possíveis implicações, que farão que compreendamos melhor tua história e as possibilidades de aprimoramento dessa direção histórica, em construção.
Estaremos à disposição para fundamentação e aprofundamento.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.