Sem dinheiro pro psicólogo e saúde mental zero

Feita por >Matheus · 24 jun 2020 Psicologia clínica

eu tenho um amigo que não tem condições pro psicólogo pq os pais fazem da vida dele um inferno, ele já desistiu do EAD por que se sente sobrecarregado e nunca olha o lado bom das coisas. nós somos amigos online mas eu estou preocupado com ele, já passei umas atividades pra acalmar a ansiedade e parar de procrastinar, dei várias dicas e conversei com ele mas só um psicólogo e os pais com certeza não deixariam ele ir se arrumasse um de graça. eu moro no RJ e ele na Paraíba

A melhor resposta 27 JUN 2020

Olá Matheus, tudo bem?

Olha, parabéns pra você bom essa bela atitude com o seu amigo
Infelizmente as vezes podemos ajudar até certo ponto mesmo, ainda mais que você mora longe dele
Diga a ele para que procure em grupos de ansiedade ou em outros grupos de Facebook atendimentos gratuitos online, ou mesmo na cidade dele. Possivelmente ele encontre alguém
Ou mesmo ele pode ligar para o CVV ( Centro de valorização da vida). Lá voluntários poderão acolhe-lho e escuta-lo de modo gratuito, 24 horas por dia, 7 dias por semana

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

25 JUN 2020

Olá Matheus! É nobre a tua intenção. Os sistemas de saúde e as universidades contam com psicólogos que atendem gratuitamente. O ideal será ele poder contar com atendimento presencial na cidade dele. Nós, que atendemos em consultório privado, temos custos elevados com aluguel, impostos, energia, manutenção, limpeza, etc.. Talvez possa haver um meio termo, caso ele não consiga o psicólogo público. Sempre temos interesse em ajudar as pessoas, mas temos nossos limites. Ainda assim, cabe colocar que seu amigo precisa se posicionar como interessado no atendimento, bem como, precisa detalhar mais o panorama atual da vida dele. Poderemos ajudar a ponderar de forma mais aprofundada com esses aprofundamentos da parte dele. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.