Quero me afastar dos meus amigos

Feita por >nic · 13 set 2021 Depressão

faz muito tempo q ja penso em me afastar de todos, sinto q não tenho mais a mesma energia de antes pra conversar com eles, sempre demoro pra responder as mensagens ou as vezes simplesmente ignoro. na verdade sinto q nao tenho energia pra fazer nada nos ultimos tempos nem mesmo as coisas q eu costumava gostar. não faço nada o dia inteiro, é agonizante pq eu quero fazer coisas como estudar (estou no 3° ano do ensino médio e nem pro enem to estudando) ou conversar com os meus amigos mas eu simplesmente não tenho forças pra nada. só consigo pensar q se eu sumisse seria melhor pra td mundo pq sinto q a cada dia que passa meus amigos estão se cansando de mim. até mesmo a minha mãe tá enjoada de sempre me ver triste e me ouvir falar sobre minha saúde mental e o quanto eu preciso de um psicólogo, acho q ela pensa q é uma fase minha por isso nunca marca. talvez seja uma fase ou não, não sei. me sinto doente, não sei oq fazer

A melhor resposta 27 SET 2021

NIC,
Estar em companhia de amigos não é aceitar tudo e se colocar submisso a eles.
Precisa fazer Psicoterapia para compreender porque se colocou assim.
Voce está esperando que os outros resolvam os teus problemas... ninguém fará nafa por ti e nem devem fazer.
Cada um é responsável por si mesmo, cada um é dono da sua vida, cada um tem o poder de construir-se como deseja.
O meio é isso que está aí... como voce o usa? Como interage? Quem espera sempre cansa.
Acorda e assume-se na vida.
Quem é voce? O que veio fazer aqui? Como se enxerga? Mas voce não é como se enxerga e fica se lamentando.
Peça ajuda, faça psicoterapia, seja dono da sua vida. O que decide ser? O que escolhe fazer?
Tem a liberdade e o livre arbítrio...porque não age?
Quem te impede?

5817 respostas

30 NOV 2021

Olá! Você pode estar com depressão, e o tratamento para depressão é terapia e medicamento. Já que sua mãe percebeu que está sempre triste, peça a ela para te ajudar a buscar tratamento.
Ficar assim não é uma escolha sua, mas vai precisar muito de você mesmo para tratar isso.
Se precisar de alguma informação estou à disposição

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

19 OUT 2021

Olá Nic!
Por seu pequeno relato você está sofrendo de um quadro de depressão. Algum dos sintomas que você mencionou são: isolamento social, falta de energia e ideação suicída (a ideia de que gostaria de sumir).
É essencial que inicie a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, possibilitando também o diagnóstico e direcionamento caso necessite de avaliação psiquiátrica.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

14 SET 2021

Olá Nic! Grato por escrever. Seu texto não apresenta maiores detalhes da tua história e da tua rotina. Jamais devemos nos afastar de nossos conhecidos, colegas e amigos. É uma necessidade extremamente importante. Talvez possamos desenvolver formas diferentes de lidar com eles.
Por escrever aqui, você está pedindo ajuda, pelo que descreveu como panorama atual de vida, está desanimado. Será muito importante você poder contar com a assessoria científica de um psicólogo. Mostre essa resposta para sua mãe, peça para ela falar com um de nós, psicólogos. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (empresários da fé) até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.