Se ele mente, vai mentir de novo?

Feita por >Raquel · 20 abr 2023 Terapia de casal

Eu e meu namorado estamos juntos a 1 ano e 4 meses, nosso relacionamento no geral é muito bom e calmo, brigamos muito pouco e sempre fazemos tudo juntos. Ele mora mos EUA e eu moro no Brasil mas mesmo assim nós mantemos a relação muito bem. Ele me ama do fundo do coração e eu amo ele também, gostávamos um do outro a anos e finalmente ficamos juntos no final de 2021, mas tem algo sobre ele que sempre me mata. Ele fuma quando está estressado, e não digo cigarro convencional mas maconha e vape. Eu sempre fui muito contra esse tipo de coisa, não fumo, não bebo e sinto nojo de quem usa maconha, e eu sempre deixei isso claro desde o início do relacionamento. Ele parou de beber, mas a maconha e o vape eu descobri da pior forma possível quando ele fumou com a camera aberta um dia enquanto conversávamos, essa imagem dele me matou e só de lembrar ja estou ansiosa. Quase terminamos quando eu descobri, mas resolvi dar mais uma chance, e ontem a noite descobri que ele mentiu para mim de novo porque no meio de uma discussão nossa ele saiu e fumou com os amigos de novo enquanto eu não estava no país. Eu não sei mais o que fazer ou o que pensar, eu não sei porque tenho tanto problema com drogas, todo mundo aceita menos eu, eu não consigo e eu não quero aceitar isso. Não quero isso na minha vida, ele diz que sabe mas depois de ter sido enganada por tanto tempo eu me sinto uma idiota, eu quero uma vida com ele, um futuro, uma casa, filhos. Ele diz que quer o mesmo e que não quer acabar com o nosso relacionamento por uma besteira dessas mas… eu não sei se consigo confiar novamente. Parece que eu só fico esperando quando a próxima facada vai vir. Eu deveria terminar? Deveria acreditar que ele vai mudar?

A melhor resposta 21 ABR 2023

Oi, Raquel… Nós temos valores pessoais que carregamos conosco e eles seguem em nossas relações… Alguns valores são negociáveis e adaptáveis, conseguimos renunciar ou abrir mão parcial ou totalmente; já outros, são inegociáveis e para estes não tem concessões. Analise os seus valores e não abra mão do que para você é essencial e inegociável, as decisões podem ser difíceis e dolorosas, mas algumas tem o poder de doer menos quando a tomamos, do que antes com a incerteza.

Eva Monteiro Psicólogo em Caruaru

4 respostas

21 ABR 2023

Olá Raquel! Obrigado por escrever. Você deve terminar o namoro por quatro razões: namoro com distância não é rico, é frágil; uso de drogas sempre termina limitando muito o futuro do usuário e de sua família; você está em dúvida; vocês são jovens.
Namoro precisa ser experiência, antes de ser para casar-se ter filhos, sociedade; precisa ser experiência para amadurecer e conhecer mais de perto.
Antes dos vinte cinco anos de idade, o grande namoro que cada pessoa deve ter é consigo mesma. Isso implica desenvolver autonomia. Faz essa construção de autonomia, de forma concreta, com turma de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, com estudos sérios e consistentes, com trabalho sério, com grupos de estudos, de teatro, de esporte coletivo de contato, com a familiaridade com as artes, músicas, danças, literatura e demais frentes, das manifestações sociais ricas, éticas e saudáveis. A primeira linha a cuidar é a turma de colegas e conhecidos éticos e saudáveis.
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.