Relacionamento monótono

Feita por >Fernanda · 26 jun 2022 Terapia de casal

Olá, eu namoro a 2 anos com um homem, ele trabalha em uma empresa e a noite trabalha comigo ( youtube) ajuda a editar e outras funções. Entretanto, sinto falta de algo romântico . Ele ignora ou são raras as vezes q ele é romântico ( eu preciso pedir) não é de livre e espontânea vontade. Sinto uma amizade grande nossa, mas não sinto atração por ele. Ele não tenta me conquistar, parece que só aponta erros e falhas. Pensei em terminar, porém é complicado, tenho medo de acabar algo que poderia ser promissor ( trabalho), ao mesmo tempo sinto atração por outras pessoas. Não sei explicar, estou cansada do relacionamento, está bem desgastado, porém não quero terminar. O que eu poderia fazer?
Tentei negociar com ele a possibilidade de terminarmos e aumentar um pouco o salário dele, mas ele não quer.
Só queria algo leve, alguém que me deixasse pra cima, a faculdade é bem pesada e ter que escutar frases desagradáveis deixa tudo pior. Ando bem pra baixo, pensando no que fazer.

A melhor resposta 27 JUN 2022

O que torna uma relação entediante é a da falta de vitalidade: falta de sonhos, falta de desejo, falta de empenho e vontade de fazer mais, falta de elogios, falta de enxergar o outro e a si mesmo. Essas faltas tornam a vida de qualquer uma monótona e sem graça. Não havendo reciprocidade do parceiro, vontade de manter a relação e isso gera frustração, decepção e desmotivação. O relacionamento saudável precisa de alicerce. Amor, respeito, admiração e companheirismo são pilares fundamentais para que a relação dê certo. Não espere que seu parceiro seja responsável pela sua felicidade:
Ao contrário, você que é responsável pela sua felicidade, sua alegria e sua paz. Pois é você que precisa por si só sentir-se realizada, com amor próprio e boa autoestima, e não contar somente com a relação para sentir-se feliz.
Você de se respeitar antes de depositar qualquer expectativa em relação a seu parceiro, avalie o quanto você se ama, se valoriza e se respeita. O parceiro precisa sentir estes sentimentos para com você, para que ele possa sentir o mesmo

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

28 JUN 2022

Olá Fernanda, espero que esteja tudo bem com você.

É interessante observar que você já descreve quais são seus sentimentos em relação a si própria, e também em relação ao seu namorado, demonstrando em seu relato cansaço, desgaste e falta de atração por ele, afirmando até mesmo que sente atração por outras pessoas. Você espera que possa surgir algo promissor a nível de trabalho no futuro, mas não demonstra tanto interesse em continuar um relacionamento afetivo da forma com as coisas estão. Quando essas duas esferas se misturam, trabalho e relacionamento, essa configuração pode gerar mais desgaste no casal, e pode ser que um dos lados saia prejudicado, ou o trabalho, ou a relação, em alguns casos os dois. Neste caso parece que a relação saiu desgastada, e além disso você não demonstra ter mais interesse nele, a nível afetivo, mas sim a nível de trabalho. A partir desse contato com estes sentimentos que descreve, você precisar tomar uma decisão, pensando no que pode ser favorável e bom para você no futuro. Se houver possibilidade e concordância de ambas as partes, pode ser que você consiga manter uma relação profissional, caso contrário é interessante cessar também a relação profissional. Um Psicólogo pode te ajudar a refletir mais detalhadamente sobre sua relação, ajudando na percepção da situação por outros ângulos, e na melhor decisão a ser tomada. Se sentir necessidade de trabalhar esse tema com um profissional, é indicado você buscar um Psicólogo, pode te auxiliar neste momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

28 JUN 2022

Oi Fernanda,
Me parece que voces construíram uma relação de trabalho e querem colocar dentro o amor, a paixão, o romantismo... estão colocando a carroça na frente dos bois...
O que querem da vida? O que é a vida? Qual a sua identidade? Como querem viver a vida?
Quem é voce? Qual o seu objetivo de vida? Creio que isso seja prioritário.
Precisam harmonizar-se, pensar e sentir como um todo: somos corpo, energia, emoção, mente racional, inteligência, espiritualidade...
Estão focados só no racionalismo, só no ter e não no ser, no viver, no saborear a vida.
Falta disciplina, dividir o dia em horas e de dicar cada horário nas coisas que sejam importantes para os dois...
O que é importante para você? O que é importante para ele?
Precisam estreitar o diálogo entre voces... que tipo de relacionamento voce quer? O que quer viver com ele?
Como cada um se expressa sexualmente? Como cada um expressa a sua espiritualidade?
O que é o maor para cada um?
Disponham da Psicoterapia, serve para acordar as energias, acordar a consciência...
Penso não haver maldades, mas apenas desconhecimento de si mesmo.
Precisam expandir a consciência, aumentar o foco de visão de si mesmo e do mundo.
Abraços.

5826 respostas

28 JUN 2022

Fernanda. Façam terapia.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 JUN 2022

Olá Fernanda! Obrigado por escrever. Vamos lá... Infelizmente as frases que nos desagradam, nos incomodam, são as que mais nos modificam. Não é possível agradar a dois deuses ao mesmo tempo: namoro, trabalho, empregado, são de dificílima integração plena, nas mesmas pessoas. Provavelmente, muito provavelmente, tanto você quanto ele, devem viver pouco espaço para a socialização real. A socialização real é com pessoas diversas, comuns, sem outros interesses agregados, sem os básicos da humanidade; pertença, companhia, diversão, etc..
Ele tendo outro trabalho de dia e pela noite, com você, e você, tendo o trabalho com ele de noite faculdade de dia, quando é que verão a matéria prima essencial para os conteúdos do youtube? (coisas humanas)
Amadurecer é preciso, pensar a médio prazo é preciso, visualizar a longo prazo é preciso.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.