Minha esposa e eu raramente transamos

Feita por >Aristóteles · 3 jan 2021 Terapia de casal

Olá, tenho 28 anos e sou casado há 5 (3 morando junto e 2 casados no papel). Meu relacionamento iniciou de uma forma muito impensada e abrupta: 3 meses após o início do relacionamento fomos morar juntos na casa dela e, pouco mais de 2 meses depois disto, ela ficou grávida.
A surpresa pela notícia foi muito boa e parecia um sonho para mim! Eu sempre quis ter uma filha e ela estava grávida de uma menina.
Meu relacionamento com minha filha é muito saudável e temos uma ligação muito forte, inclusive isso chega a chatear minha esposa em alguns momentos, mas nada tão sério.
No entanto, desde que minha esposa engravidou, diminuímos consideravelmente a nossa atividade sexual. O que foi uma grande dificuldade, pois meus relacionamentos anteriores isso não era um problema, pois nossa atividade sexual era muito forte. Mas, como estava grávida, inicialmente achei que era por conta da gravidez e acabei me conformando com a situação.
Mais de 3 anos do nascimento da minha filha, o problema persiste e está mais difícil do que nunca! Transamos a cada 15 ou 20 dias, sempre de maneira "rápida", pouco inventiva e monótona. Por conta da falta de novidades, comecei a perder a vontade durante o ato, o que me deixa constrangido. Mesmo que eu insista em dar opções para reativarmos nossa vida sexual, ela se diz tímida e envergonhada e, por conta disso, acabamos na mesma situação.
Minha esposa adquiriu endometriose com o passar do tempo e eu entendo o quão difícil isso é pra ela, sem falar que implica em dores no momento do sexo, por isso costumamos transar em posições onde ela não sente dor ou sente menos dor, mas ainda sim é raro quando isso acontece. Teve uma vez que ficamos quase 2 meses sem transar, o que me levanta a questão: será apenas a endometriose ou minha esposa perdeu o tesão por mim?
Penso em me separar constantemente, por esse e outros problemas em nossa vida, mas não tenho coragem por conta da minha filha.

E agora? Como faço pra resolver?

A melhor resposta 7 JAN 2021

Oi Aristóteles,
Acredito que não é só a parte sexual que estão tendo problemas no relacionamento. Me parece que é uma consequência desde quando começaram a se relacionar. Como mencionou foi tudo muito rápido, não tiveram tempo para se conhecerem melhor, se curtirem, namorar.... A gravidez mexe muito com a mulher devido aos hormônios, a chegada de um bebê em casa muda toda a rotina (que vocês estavam começando a construir), o cansaço é inevitável durante os primeiros anos da criança, e isso afeta principalmente a relação sexual. É fundamental vocês dois fazerem psicoterapia, a principio não indico uma terapia de casal, é importante cada um ter seu espaço, falar das dificuldades, falar o que sentem. Acredito que a terapia pode ajudar muito a saúde do casamento.
Fico a disposição caso queira se aprofundar.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo