Relacionamento afetivo (namoro)

Feita por >ISABELA BIANCHI · 11 mai 2023 Terapia de casal

Existem coisas que me incomodam profundamente no meu relacionamento.
Namoramos por 10 meses, separamos e ficamos 10 meses separados.
Após este período voltamos, e estamos planejando o noivado (após quase um ano de retorno da relação).

Eu já conversei com ele sobre, mas ele não muda (e também não o vejo tentando achar um denominar comum cmg, isso que mais irrita).
Ele já teve um "affair" com uma parente distante. quando começamos o relacionamento ele me contou e eu entendi. foi na adolescência, passado. mas a pulga ficou atras da orelha.

em contraponto, ele tem um prima proxima. esta prima não gosta de mim - na verdade a mesma faz questão de demonstrar ser completamente indiferente a minha pessoa - e houve uma oportunidade após eu constatar esta questão de demonstrar desinteresse, que ela deixou entender que eu impedia meu namorado de ir visitá-la. Eu normalmente tento ser justa, mas a mesma teve dois filhos, e toda vez que ele vai na casa dela, o mesmo me conta os relatos de como teve que cuidar das crianças e como ela "largava" as crianças. eles já moraram juntos num período da vida dele e inclusive, meu namorado ajudou na criação das crianças durante este período. a mesma estava casada e vivendo com o agora ex marido. ela é folgada e inverte as situações para tal: já mentiu pro meu namorado dizendo que o ex marido n queria entregar uma das crianças (sendo que o mesmo pediu que ela buscasse pois o carro dele estava em conserto). e toda vez que meu namorado vai na casa dela, ou de ex marido dela (pois se tornaram amigos), ele some. acho que sobre esta prima oscila de ciumes (por conta do historico dele) e injúria (pois do tanto de situação que já vi com ela, só consigo me revoltar com as sequentes atitudes folgadas que ela tem, sendo que ele mesmo concorda comigo que ela é uma péssima pessoa em alguns aspectos - inclusive o ex marido atualmente pensa o mesmo, após a mesma traí-lo).

ontem mesmo, ele foi pra casa do amigo (ex marido da prima), sumiu o dia inteiro sem nem mandar msg, e respondia oque eu mandava (se respondia).

fiquei furiosa, mas fiquei real nem por ser na casa do amigo ou da prima, mas pelo meu namorado só sumir todas as vezes que vai na casa de um deles. é sempre a mesma postura, e ontem foi o auge, pq foram realmente quase 24h sem dar noticias direito, nem mesmo me ligar pra contar oque fez no dia, e quando perguntei o mesmo não se aprofundou em detalhe algum, somente disse que tava conversando com o amigo.

me senti humilhada pois chegou em termos de eu pedir atenção pra ele. mais de uma vez. e isso me esgotou. estou pensando seriamente em adiar este noivado conforme os planejamentos. não consigo achar normal sumir e nem mesmo dar uma ligadinha pra contar como foram as coisas. nada.

quando cobrei sobre ontem, o mesmo disse que entendeu minha solicitação e entende que se eu fizesse o mesmo com ele, ele ficaria chateadíssimo também e pediu desculpas. mas estas desculpas já rolaram umas 20x e nada mudou. ele sempre some, sempre quando ele fala "vou dormir com x amigo" eu já pseudo entristeço e/ou irrito, pois já é sinônimo de me forçar a esquecer que ele e nosso relacionamento existe, se não, só vou passar estresse querendo manter um contato normal com ele, e o mesmo me responder sei lá quanto tempo depois. está me fazendo muito mal mesmo, isto. ainda mais pq é sempre dois pesos e duas medidas com ele, pois numa oportunidade não o respondi por 3h (estava carregando Caixas e mais caixas, nao vi a ligação nem as msg) e ele brigou comigo, que eu nem tinha avisado que ficaria tao ocupada, se sentiu ignorado, etc etc

isso me cansa. sem contar que ele havia prometido algo a minha mae, que ela precisava com urgencia, mas por ter sumido na casa deste amigo, nem mesmo teve tempo de falar comigo pra dizer que tava vivo, quissá fazer o que se comprometeu com a minha mae (ele tomou a iniciativa).

este compilado de coisas anda me deixando mt estressada e insegura sobre o caráter dele, sobre quem ele escolhe ser... parece que ele n se sente mais interessado em me agradar/ou fazer mínimo como cumprir oque promete, até conversar comigo e resolver de forma que seja boa pros dois... tal como se eu fosse um troféu já garantido na mente dele.

obs.: falei esta ultima parte pois no inicio tivemos um problema por ele ser mt explosivo/impulsivo em falar as coisas sem pensar, e neste brincadeira já me falou coisas que me magoaram muito. havia melhorado um pouco antes do termino, mas na nossa volta, demorou quase 2 meses, e este mesmo problema voltou. antes dele ir pra casa do amigo tivemos uma discussão muito séria sobre isso, em como ele anda esquentado e impulsivo, novamente, no tratar não som comigo, mas ate mesmo com a minha mãe. ele disse que está procurando ajuda já sobre isto, e irá se policiar mais pois sabe que me magoa, mas na hora ali, ele diz que se recusa em "passar vontade" de falar o que pensa da forma que ele achar que deve, principalmente se está irritado.

Estou cansada destas coisas e muito frustrada porque eu tinha problemas enormes de comunicação no inicio do namoro, eu aprendi demais com ele em como ser honesto e em como me abrir, hoje eu e ele vemos minha evolução e ficamos felizes pois era algo que dificultava sim, no inicio... mas agora, sinto que ele até se incomoda de eu abrir o que sinto, por ele eu tinha que relevar ate oque mais me incomoda, para não incomodá-lo... pra ele poder usufruir da tranquilidade da ignorância sobre saber quando ou o que ele faz que me me magoa/chateia.

A melhor resposta 31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 MAI 2023

Olá, Isabela!
Você está enfrentando alguns problemas em seu relacionamento que estão te causando estresse e insegurança. Entendo que isso pode ser muito difícil e desgastante, mas acredito que a psicologia pode ajudar a trazer algumas reflexões importantes sobre essa situação.
Primeiramente, é importante considerar que as pessoas são únicas e possuem relações complexas entre si, e isso pode envolver a relação afetiva, de diversas maneiras, com os pais e familiares próximos. Nesse sentido, é possível que a proximidade e a história de seu namorado com a prima e o tal do "affair com a parente" distante estejam causando alguns sentimentos difíceis em você, como ciúmes e insegurança.
É importante que você possa falar abertamente com seu namorado sobre seus sentimentos e preocupações em relação a essas relações. Tente se comunicar de forma clara e assertiva, sem acusações ou julgamentos. Diga como você se sente e o que você gostaria que mudasse em seu relacionamento.
No entanto, é importante lembrar que as mudanças não dependem apenas de você e de seu namorado. Ambos devem estar dispostos a trabalhar juntos para encontrar soluções que sejam satisfatórias para ambos. Se ele não está disposto a ouvir ou a mudar seu comportamento, pode ser necessário avaliar se essa relação é saudável para você.
Uma terapia de casal seria uma saída para essa situação, a inúmeros colegas aqui que trabalham com essa especificidade.
Outro aspecto importante a ser considerado é a falta de confiança e a sensação de abandono que você está experimentando quando seu namorado some sem dar notícias. É possível que isso esteja relacionado a alguma insegurança sua ou a algum trauma emocional do passado que esteja afetando seu relacionamento atual. Nesse caso, pode ser útil buscar ajuda profissional, como um psicólogo, para trabalhar essas questões.
Por fim, é importante lembrar que o amor e o relacionamento são construídos diariamente. Nem sempre será fácil ou perfeito, mas é possível construir uma relação saudável e feliz se ambos estiverem dispostos a trabalhar juntos e a se comunicar de forma honesta e respeitosa.
Espero que essas reflexões possam ajudar você a compreender melhor sua situação e a encontrar caminhos para lidar com as dificuldades em seu relacionamento. Se precisar de mais ajuda ou esclarecimentos, estou aqui para conversarmos.
Fico à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

12 MAI 2023

Olá Isabela! Obrigado por escrever. Salvo engano, você já escreveu, em outros tempos, outro texto aqui. Esse texto atual indica que vocês que vocês estão longe de estarem prontos para ficarem noivos. O relacionamento envolveu de meses de relacionamento, dez meses de separação e retomada que não consegui verificar a quantidade de tempo. Geralmente para consolidar vinculação, dentre outros fatores, são necessários três anos de estabilidade e harmonia, em crescente maturação da qualidade da vinculação, para que se tenha razoável probabilidade de evolução. Para noivado, não pode caber dúvidas como a que você expressou nesse texto. A questão não é somente dele, envolve vocês dois.
Estou a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.