Tenho ansiedade e afeta meu relacionamento

Feita por >Roberta · 15 fev 2021 Ansiedade

Eu estou em crise de ansiedade vai fazer uma semana, surgiu de uma crise de insegurança com sentimentos que eu e meu namorado não teríamos nada no futuro, conversei com ele e isso passou. Logo, começou o pensamento intruso que não o amo mais, e uma angústia, com o coração apertado. Já passei por isso antes, e passou. Um dia antes da crise, estávamos bem e estamos normais. Tenho total noção que o amo e ele me ama na mesma intensidade. Preciso de ajuda, as vezes sinto que quero morrer em crises.

A melhor resposta 17 FEV 2021

Olá Roberta.
As crises de ansiedade, geralmente está relacionada a maneira de se perceber, por exemplo, como uma pessoa incapaz, que não consegue fazer tudo aquilo a que se propôs, como se não fosse possível que as coisas aconteçam ao seu tempo, e com o pensamento de que nunca vai dar tempo, e que algo de ruim possa acontecer a qualquer momento.
Se viver um dia de cada vez, resolvendo os problemas de hoje e deixando os de amanhã para o tempo certo, suas crises poderão ser mais amenas.
Há ainda técnicas de respiração que pode aprender, se fizer corretamente também poderá sentir melhoras nos seus sintomas. As pessoas com ansiedade tendem a ter uma respiração curta, ou seja, não estão respirando direito, sentindo falta de ar, piorando as crises.
O que relatei pode ser aprendido nos atendimentos psicológicos.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 FEV 2021

Roberta,
A segurança só está em ti mesma. O amor, primeiro tem que ter para consigo mesma. Não ama o outro se antes não se ama. Na medida que ama a ti mesma, ama o outro. Caso contrário só tem dependência, interesse ou domínio.
Não deve se preocupar se ama a ele ou não. Deve se preocupar se está construindo a si mesma ou não.
Tudo o resto é consequência.

5817 respostas

16 FEV 2021

Roberta as crises de ansiedade e depressão podem ser muito intensas.
Converse c seu namorado e reveja as expectativas de cada um.
Caso necessário busque terapia de casal.
ABS Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 FEV 2021

Olá Roberta! Grato por escrever. Alguns aspectos precisam ser melhor e mais profundamente explicados. Ansiedade não questão de ter ou não ter; é questão de nível adequado. É preciso amadurecer, estabilizar. É preciso desenvolver autoconfiança. Dúvidas ponderadas com a razão, são muito importantes. Afinal, paqueramos, pesquisamos para ver se há viabilidade para, possivelmente, namorar ou não. Namorando nos aproximamos mais da pessoa e podemos ver coisas e detalhes, que antes, dada a distância, não podíamos ver. Ao namorar, surgem situações e circunstâncias que colocam à prova a capacidade de adaptação, as prioridades, ou falta delas, para a vida. Considerando esses aspectos namoro é experiência, muito mais para amadurecer, enriquecer planos para o futuro, do que para dar certo.
Somente pode namorar, sem perder a essência de si mesma, aquela pessoa que consegue ponderar que o namoro é uma parte da vida, não a vida, por isso, pode terminar, apesar de terminar, a vida continua e novos namoros aparecem até terem maturidade e sabedoria para construírem um namoro em direção a uma vida de casados com todos os seus planos, com estabilidade, realização , negociação e preservação da essência da individualidade de cada pessoa.
Sendo possível, será interessante, você passar por caminhada científica com psicólogo para amadurecer.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

16 FEV 2021

Olá Roberta, entendo seu sofrimento, saiba que 2 a cada 3 pessoas sofrem de ansiedade, então saiba que você não está sozinha! É muito importante que comece a terapia, temos técnicas que amenizam os sintomas de ansiedade, mas principalmente o foco é chegar nas questões que te geram essa ansiedade, entender para resolver.

Estou a disposição
Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo