Pessoas que não tiveram afeto na infância e relacionamento abusivos

Feita por >Moony · 12 set 2022 Abordagem psicológica

Por que pessoas que não tiveram amor da infância tendem a ter um relacionamento abusivo e não conseguem identificar e sair dele?

A melhor resposta 13 SET 2022

Olá, boa noite!
Tem uma frase de Winnicott que diz assim; "
O bebê é amado e responde, amando".
É difícil distinguir quando não se tem referências de ter recebido amor, presença, disponibilidade, atenção, cuidados, sustentação, pois, geralmente pessoas abusivas não entram na vida de outras pessoas oferecendo abusos logo de início, a princípio os abusadores oferecem um certo "cuidado" que as vítimas, por não conseguirem perceber os sinais de um possível relacionamento abusivo, se deixam atrair pelo suposto amor tão esperado durante a vida toda.
É importante fazer psicoterapia, pois geralmente as vítimas desse tipo de relacionamento não aprenderam, não sentiram os cuidados necessários para conseguir distinguir uma fala qualquer e de uma fala vazia, e conciliar com as atitudes da pessoa, com as falas.
Muitas vezes a pessoa só consegue enxergar aquilo que tanto procura e idealiza no par ideal, e os abusadores são mestres nisso.
À disposição!

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba

113 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 SET 2022

Olá Moony! Obrigado por perguntar. Generalizações sempre são perigosas. A princípio, de forma geral, podemos dizer que pessoas com afeto insuficiente durante o crescimento, podem experimentar alta dosagem de falta de afeto e insegurança quanto a novas conquistas, por essa razão, podem perdoar, tolerar, valorizar o mínimo de possibilidade, permanecendo em relações que não são recíprocas. Muitas vezes, a ilusão de ter laços, gera sensação de estar melhor abusado do que sem a certeza de melhores companhias.
Vamos conversar mais profundamente?
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8602 respostas

13 SET 2022

Moony
Não receber afeto e relacionamento abusivo faz parte do mesmo problema que a pessoa precisa identificar.
Estas coisas acontecem para criar ou despertar a consciência e fazer o que precisa fazer, corrigir distorções, seja desta ou, e a maioria das coisas, de outras existências. A opção de escolha dos pais foi anterior ao nascimento e escolheu estes pais para poder se corrigir.
O problema é quando a pessoa se coloca como vítima da situação impedindo se tornar responsável por si mesma.
Fica na queixa, no trauma e no drama.
A Psicoterapia resolve.
Abraços

5817 respostas

13 SET 2022

Moony. Justamente pela falta de afeto e devido a própria criação. Se não aprendemos a lidar com os afetos, tendemos a crescer sem saber o q fazer e ficarmos vulneráveis.
Vc pode buscar ajuda terapêutica. E buscar esse aprendizado, um desenvolvimento pessoal.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

13 SET 2022

Olá Moony, tudo bem com você?
Bom, muitas pessoas quando na infância não foram nutridas com afeto, vai se desenvolvendo com essa falta e quando começa a se relacionar, em muitos casos a pessoa acaba aceitando um tratamento que não é saudável. Na realidade o comportamento de um abusador oscila entre “cuidar” em alguns momentos e em outros maltratar.
A dificuldade em sair do relacionamento é que muitas vezes você pode considerar que essa é forma que a pessoa lhe ama e que você tem que aguentar,
porque pelo menos essa pessoa demonstra seu “amor em alguns momentos - logo você pode associar com o trauma vivido na infância por não ter sido nutrido de afeto.
A terapia individual pode lhe ajudar a trabalhar essa questão.
Se cuide !
Qualquer coisa estou a disposição.

Gilmara Sousa Psicólogo em Fortaleza

8 respostas

13 SET 2022

Ola Moony,
A carência de afeto na infância, afeta na vida adulta maturidade emocional. Essa pessoa não tem referência de amor, atenção, carinho... acabam criando uma dependência emocional, aceitam tudo para não perder aquele afeto, acabam sendo vitima de relacionamento abusivo. Por não terem uma referência de amor, na maioria dos casos não percebem que a relação é abusiva. Só o autoconhecimento através da psicoterapia pode fazer a pessoa enxergar que esta vivendo um relacionamento abusivo.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo