Sou portador da Síndrome de Asperger, como posso ter um relacionamento afetivo?

Feita por >Silas Arquiteto Asperger · 15 jun 2022 Autismo

Olá a todos.

Meu nome é Silas, tenho 23 anos, estou terminando a faculdade de Arquitetura e sou portador da Síndrome de Asperger.

Minha maior dificuldade é na parte de relacionamentos afetivos. Socialmente, até que me saio bem, mas, na hora de me relacionar afetivamente com as mulheres, não consigo.

Não consigo puxar assunto com as mulheres e, quando consigo, tenho dificuldade em manter uma conversa interessante, salvo em algumas interações em chats online. Quando, eventualmente, consigo alguma paquera recíproca, acabo pondo tudo a perder, ou por ser "pegajoso" demais, mandando mensagem num curto espaço de tempo, ou, então, por parecer "desinteressado", até mesmo me esquecendo de entrar de novo no chat e responder. Acabo enveredando pelos extremos, o que, reconheço, é prejudicial.

Presencialmente, raramente consigo uma "pretendente", por ser muito quieto e tímido, e não puxar assunto, ou, então, por não saber manter uma conversa agradável com as mulheres. Obs.: Se for uma conversa com uma mulher por quem eu não tenha interesse, consigo manter normalmente a conversa, mas, se for alguma pela qual eu tenha algum interesse romântico, o nervosismo toma conta e não sei o que fazer.

Juntamente a isto, também fico confuso com os sinais não verbais e não literais da paquera, como o significado de uma brincadeira, se é demonstração de interesse ou não, ou, ainda, se devo partir para o beijo naquele momento ou não.

Isto tudo me deixa muito triste, porque o que mais quero em minha vida é um relacionamento, com uma mulher carinhosa, atenciosa, romântica, companheira, leal e compreensiva (vide as minhas particularidades dentro da síndrome). Mas, simplesmente, não sei o que fazer...

Quando consigo ter uma boa conexão emocional com uma mulher, o máximo que consigo com ela é uma amizade, e isto me deixa muito triste, porque tenho muito amor para dar, mas me falta uma mulher que aceite recebê-lo.

A melhor resposta 17 JUN 2022

Olá Silas.
Primeiro gostaria de dizer que se estiver esperando uma pessoa com todas as características que comentou, poderá se frustrar com facilidade, o coração não tem razão, muitas vezes as pessoas se apaixonam por outras que você nem pensaria que pudesse acontecer.
E quanto a todas as suas inseguranças, independente de ter síndrome de asperger, outras pessoas também tem inseguranças em começar um relacionamento. Então busque um psicólogo para discutir suas inseguranças e buscar melhor assertividade para se relacionar amorosamente.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 JUN 2022

Silas talvez um dos principais problemas seja esse. Vc tá se preocupando c tudo . Mínimos detalhes.
Vc precisa deixar os sentimentos fluírem naturalmente.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

17 JUN 2022

Olá Silas,
Voce está com o pensamento racional e prático muito acelerado e quando tenta viver o seu estado afetivo/emocional, ele se manifesta também muito acelerado e as pessoas, as meninas se assustam e se afastam...
Deixe as coisas acontecerem com naturalidade, demonstre teu afeto, teu carinho com naturalidade; não force assuntos, voce não desperta interesse pelo seu conhecimento, mas sim pelo teu sentimento; então, apenas sinta e deixe que o coração fale, quando ele quiser falar;Não tem que se conduzir pelo pensamento racional; deixe-se guiar pelo coração, pelo sentimento; o que tiver que ser, será! Faça Psicoterapia para se conhecer, para aprimorar a expressão dos teus sentimentos; para pacificar teu emocional.
Abraços

5817 respostas

16 JUN 2022

Oi, Silas! Que bom que procurou orientação. Pelo seu relato, já deu pra ver que você certamente construirá um relacionamento saudável e feliz. As habilidades sociais podem ser aprendidas, é uma questão de prática orientada e supervisionada, e o nervosismo que você relata também pode melhorar com a terapia. Seria muito bom você ter ajuda de uma psicóloga ou um psicólogo para te acompanhar nesse processo. Caso se identifique com o meu perfil, estou à disposição.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

16 JUN 2022

Olá Silas! Obrigado por escrever. Você é Silas! Um milhão de vezes maior do Asperger. Talvez tenha de fato esse síndrome. Certamente que você poderá ter um relacionamento afetivo. A primeira coisa é trocar as trocas virtuais pelas reais, mas não com namoradas prontas. Não há namoradas prontas, há construções, que tentamos vida afora. Antes de namorar com uma mulher, você precisa vivenciar - ao vivo e em cores - turma de colegas e conhecidos, grupo de esportes coletivos, grupo de teatro, viagens, dentre outros elementos. Invista em turmas de colegas, conhecidos, esportes, teatro, dentre outros possíveis grupos, não para namorar, mas para criar vínculo. Com o tempo, um dos vínculos, naturalmente poderá direcionar energias para namoro. Tenha calma e paciência.
Estou a disposição para melhores fundamentações.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são verdadeiras! A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras e elimine os criadouros do mosquito.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.