Relacionamento com mãe afeta os amorosos ?

Feita por >José · 5 set 2022 Autoestima

Dentro dos meus relacionamentos amorosos eu sempre cheguei a ter medo da minha parceira. Medo de falar uma simples vontade que eu tinha, e ser mal compreendido ou arranjar confusão; me sentia inseguro em ser totalmente aberto sobre o que eu tava sentindo, e isso me fazia mais ainda achar que o relacionamento era ruim, e todos tiveram finais parecidos. Com tudo isso veio auto estima baixa, ansiedade. Minha relação com minha mãe sempre foi um pouco parecida com isso. Eu sei que ela sempre me amou, mas eu nunca consegui ser totalmente aberto com ela, por sempre sperar uma repressão. Principalmente nos meus erros, então eu mentia,omitia muito, e isso é bem parecido com que faço nos meus relacionamentos. Tem alguma relação ?

A melhor resposta 6 SET 2022

Tem muita relação sim, José. Isso serve não pra você culpar sua mãe, mas pra reconhecer como é a forma de sua mãe agir com você, os impactos que tiveram na sua subjetividade, e poder questionar isso, se desvincilhar, se separar (vulgo cortar o cordão umbilical), pra então inventar/construir uma forma de relação com o outro que lhe seja mais interessante. Isso envolve, obviamente, se desafiar, se desprender daquilo que você sempre achou que era, envolve atravessar uma fase de angústia, até que redescubra novas coordenadas que te ofereçam uma nova base... se precisar de um acompanhamento psicológico nesta jornada, estou à disposição. Abraço

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

23 SET 2022

Sim. Um relacionamento ruim c a mAr pode influenciar.
Faça como mera
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 SET 2022

Vc tem muitas questões, vc precisa de ajuda profissional
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

8 SET 2022

Olá José,
Muitos dos comportamentos que temos como adultos aprendemos na infância, pois quando criança fazia sentido agir daquela maneira. Isso não quer dizer que você não possa mudar a forma como se comporta. Você diz que se sente inseguro e não consegue se abrir e isso pode afetar sim seus relacionamentos e mais do que isso penso que é importante pensar os motivos que você se sente inseguro. Seria interessante se pudesse iniciar terapia para poder se conhecer melhor e entender seus processos, sem culpa. Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

6 SET 2022

Olá José! Obrigado por escrever. Certamente os relacionamentos importantes que vivemos nos primeiros tempos com nossa figura materna e paterna, contribuem muito para o direcionamento dos demais relacionamentos. Por outro lado, a partir do amadurecimento, do aprendizado, da formação de valores e movimentos mais autônomos, podemos assumir originalidade na nossa forma de interagir.
Será muito importante você refletir essa história de forma profunda e metódica, com a ajuda científica de um psicólogo.
Estaremos a disposição para tanto.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8607 respostas

6 SET 2022

José.
Todos, temos que cortar o cordão umbilical psicolõgico com a nossa familia, principalmente com a mãe.
Quem ficar dependente, não consegue ter relacionamentos maduros, não consegue desempenhar seu papel de marido e de pai.
Muitas esposas ficam frustradas, até no relacionamento sexual, ne segurança e proteção porque o marido não resolveu sua dependencia emocional.
Se constatou em si mesmo, resolva logo esta dificuldade.
Faça Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

6 SET 2022

Olá, José
Nossa família de origem tem a função de nos ensinar um lugar no mundo, uma forma de nos relacionarmos com outras pessoas. A sua família pode ter te ensinado a viver dessa maneira, o que não quer dizer que você precise ficar nela para sempre. Te recomendo pensar sobre isso num processo de terapia, assim será possível pensar em novas formas de se relacionar com as pessoas.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

6 SET 2022

Olá boa noite!
Os nossos primeiros relacionamentos são com mãe, pai e cuidadores mais próximos, desde bebê introjetamos comportamentos, através do ambiente em que vivemos, por exemplo,somos amados e respondemos amando.
Se vc precisava mentir, talvez não sentisse segurança em falar a verdade, isso pode ter acontecido por vários motivos, por medo, insegurança sobre o que iria receber de volta, talvez medo de estar errado e ser punido, talvez por se achar sempre insuficiente, talvez o ambiente possa ter exigido mais de vc do que vc poderia oferecer, existem muitos motivos que podem levar a esses comportamentos, muitas vezes até de forma inconsciente, pois já se acostumou com esse jeito de ser, mesmo sendo incômodo, é o jeito que vc aprendeu para viver e se relacionar, o relacionamento com dia mãe pode ter contribuição no seu modo de agir hoje com as garotas, mas não necessariamente é sobre sua mãe.
Apesar de ter relação, hoje vc tem escolhas, o problema é saber porque vc escolhe esse caminho que sempre acaba no mesmo lugar.
Seria interessante buscar ajuda da psicoterapia pra se auto conhecer melhor e encontrar as respostas que procura em análise.
Aqui seria uma resposta muito superficial, pois é preciso analisar história de vida, vida social, amigos e relacionamentos afetivos anteriores, além de analisar melhor qual o papel da sua mãe na sua vida. E o seu perante ela.
Estou a disposição caso haja interesse.
Obrigada pela pergunta

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba

113 respostas

6 SET 2022

Certamente a maneira como você se relacionava ou se relaciona com sua mãe pode afetar hoje a forma como você se relaciona amorosamente.
Ao longo do seu desenvolvimento você foi introjetando e aprendendo a se relacionar da
maneira como ela foi lhe ensinando, mas hoje
você pode buscar ajuda de um profissional para
conseguir compreender melhor tais questões
que lhe impedem de fluir saudavelmente nas
suas relações.

Gilmara Sousa Psicólogo em Fortaleza