Reatar com ex marido, pode dar certo?

Feita por >Andressa · 6 jun 2022 Terapia de casal

Tenho uma longa história, de idas e vindas com meu ex, agora estamos separados há 4 anos, temos uma filha. Recentemente, ele me falou sobre sentimentos e isso mexeu comigo. Isso ta me tirando o sono, pq meu coração diz pra voltar, mas a razão diz que não e assim não sei como ponderar e tomar uma decisão sábia.

A melhor resposta 14 JUN 2022

Olá, Andressa
Essa é uma decisão que apenas você pode tomar. Leve em conta os motivos dos términos passados, as mudanças de comportamento dele e suas, as evoluções de cada um. Com o passar dos anos as pessoas mudam e não são mais aquelas que conhecemos antes. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

12 JUN 2022

Andressa. Creio q vc deva deixar o coração decidir. Se decidir faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

10 JUN 2022

Oi, Andressa! Olha, dizer que vai ou não dar certo é algo que ninguém pode, pois não conhecemos a relação de vocês. É necessário avaliar os porquês de voltar e os porquês de não voltar e pesar isso numa balança. Os aspectos que fizeram vocês se divorciaram já foram resolvidos? Se não, o retorno seria por carência e pensando na filha? Caso ainda existam os motivos que culminaram na separação há pelo menos indícios de que podem ser sanados nesse retorno? Seria bom procurar pelo menos um aconselhamento psicológico para clarear melhor essas ideias.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

7 JUN 2022

Olá Andressa, espero que esteja tudo bem com você.

Como você já teve uma experiência afetiva com seu ex, então você tem subsídios para compreender melhor o comportamento dele, e como essa volta aconteceria na prática. No momento você parece estar dividida entre voltar ou não, e é muito interessante você olhar bem para suas dúvidas, para que possa tomar uma decisão mais adequada nesse caso. Um volta sempre requer planejamento, ainda mais vocês tendo um filha juntos. Como fazer essa volta? Como vai acontecer isso na prática? É possível ter o que desejo para minha vida, com esse retorno? Como isso se encaixaria em minha vida atualmente? Seria positivo para minha filha ter a presença do pai por perto, acompanhando seu desenvolvimento? Essas são algumas questões que merecem atenção, e podem te indicar um norte a ser seguido em sua caminhada, e na tomada da melhor decisão para sua vida e para a vida de sua filha. Um Psicólogo pode te ajudar a elaborar essas questões te auxiliando a tomar a melhor decisão para seu desenvolvimento. Por isso, se sentir necessidade de explorar mais o tema, e vislumbrar outros contornos para a questão, que pode não estar visualizando agora, então é interessante você buscar esse profissional de psicologia para obter suporte profissional.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique tudo bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

7 JUN 2022

Oi Andressa,
Muito bom este teu momento... pode volta, DESDE QUE, resolvam o que não deu certo nos relacionamentos anteriores... se não os resolver, a vida juntos vai a cada vez ser pior.
Por que? Porque os conflitos surgem para serem resolvidos, para resolver o que não está bem;
Conflitos revelam coisas para serem corrigidos, saneados, curados;
As carências, as dependências devem ser resolvidas a nível pessoal e não de casal; não é o outro que vai preencher a solidão, a carência ou dependência.
É uma conquista pessoal... cada um precisa se resolver antes de querer viver juntos.
Conviver como casal é compartilhar, trocar energias.
Para garantir uma vida saudável a dois é preciso que cada um esteja vivendo bem consigo mesmo, que consiga vencer os conflitos pessoais. Caso contrário, vai compartilhar num ganha-perde quando poderia ser num ganha-ganha.
Pode ser sim que o que esteja havendo entre vocês seja indicação de um grande amor, mas precisam colocar todas as questões a serem resolvidas sobre a mesa... cartas na mesa, o que não deu certo antes, o que faltou esclarecer o fingimento de cada um e, combinarem sobre como querem prosseguir juntos, cada um com seus problemas que ainda tem.
Podem sim pensar seriamente em Psicoterapia individual, num primeiro momento e depois, na de casal, se for necessário.
Abraços Andressa!

5817 respostas

7 JUN 2022

Olá Andressa! Obrigado por perguntar. Sem saber os detalhes da longa história não temos como te oferecer elementos consistentes para reflexão. Será crucial você contar com a assessoria científica de um psicólogo para que tome decisão amadurecida e convicta, diante da situação. Adiante que isso exigirá mente aberta, calma, persistência e razoável período de análise.
Um pergunta importante: você está atada consigo mesma?
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão ativas. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" gostam é de dinheiro, são atores, falsos, opositores do conhecimento - preste atenção.
Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças. Use máscara, mantenha distanciamento, elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.