Por que meu marido defende sempre a sua ex?

Feita por >Manoela Batista · 22 mai 2017 Terapia de casal

Olá, estou casada à dois anos e meu marido tem uma filha de dez anos de um relacionamento de vinte. Quando namorava nos as duas moravam no interior e ele ligava para ela. Ela o deixou na merda e pegou a filha que le era muito apegado e foi para lá a menina tinha tres anos, e eles estão separados a sete. Eu o ajudei a reergue lo, e quando as duas ficaram sabem que estavam bem, e comigo, começou o inferno ela mandava a menina ligar para ele, ameaça lo, brigar com ele, que ele arrumou uma mulher sem filho, que ele ia esquece lo, que iria afogar o seu irmão...Enfim...Só barbaridades e eu ali e dizia para ela que ele tinha que por um freio, porque isso não era normal. MAS ele sempre me atacava e dizia que não poderia brigar com a menina que faz tempo que não à vê. E eu dizia não é brigar e sim chamar sua atenção para o que ela faz é errado. Enfim....Ele se estabeleceu com minha ajuda e fomos morar juntos. Acabamos de mudar e a ex inventou de trazer as meninas para visita los..ah e queria colocar o carro na nossa garagem e que a mãe dela dormisse em nossa casa. Claro que cortei e disse que a unica pessoa que aceitaria ali eram suas filhas( ele tem uma de consideração que tem 18 anos, e só ligava para o pai para pedir dinheiro. Agora nem isso faz porque arrumou um namorado) então cortei e não admito que ela entre em minha casa, isso por conta de sua postura anterior comigo. Meu marido não entende, briga e grita e eu não arredo pé, por a ex fica no ouvido dele. Tipo nada haver, temos que ter união e amizade, não há problemas em nos relacionarmos, pois temos uma filha para a vida toda.E sem dizer que quando ele foi ao interior ele queria de qualquer custo que eu fosse junto e dormisse na casa dela. eu disse eu vou mas ficaremos no hotel. Nossa ele virou um monstro e disse que sempre ficou naquela casa e que por minha causa não mudaria isso. Então quem virou e falou um monte fui eu. Realmente quando vocês eram casados, agora isso mudou e aquela família não ´é mais a sua...resumindo...ele foi sozinho todas as vezes e eu fiquei. Não fiz sua vontade, porém ele começou a enxergar e colocar limites na tratativa. Mas sempre depois de nos discutirmos, A ultima vez que ele foi ao interior a mãe dela não comprou passagem para ele voltar e disse que gastou o dinheiro com a menina. ( a ex dele não tinha dois meses que estávamos morando juntos, veio para cá, deixando a menina lá para ir buscar depois) os dois foram para vê la no interior porque tinha o batizado dela da igreja, ENTÃO VEIO O GOLPE DIZENDO QUE USOU O DINHEIRO QUE ERA DA PASSAGEM PARA A MENINA, ELE VOLTOU PARA SP COM ELA DE CARRO, FIQUEI LOUCA DA VIDAAAA!!! BRIGAMOS FEIO. E mais uma vez falei e mostrei que ele caiu em uma armadilha, e ele disse que veio porque quis. Mas isso é ego dele, para dizer que não foi manipulado, mais uma vez.

Tantas brigas por causa das duas e por ele não ter uma postura firme. As duas vieram para sp e o que eu passava por telefone comecei a passar pessoalmente. Ela usa a menina para manipula lo, e eu falo com ele de boa, que ele tem que coloca la no lugar de criança. E claro sem brigamos,porque ela não admite, porém depois de dois dias ele me escuta e faz, mas até ai já me ofendeu. Agora vou dizer que ele está mais duro coma menina e não permite mais que ela faça varias coisas, porque de eu tanto falar e brigarmos por isso ele percebeu. Agora ele está vendo a menina só procura ele quando quer dinheiro, e a mãe manda ela cobrar a pensão, e a menina diz que o guarda roupa é dela, que a moto é dela por herança, ele a chamou atenção, e disse que tudo ali era meu e não dela. E isso a menina perguntou quando virei as costas e fui ao banheiro e eu ouvi, e fiquei esperando ele me falar. Ele falou passando pano para a filha, dizendo eu ela ouviu uma conversa de herança na casa da vó, mentira ouvi toda a conversa e foi a mãe que mandou. Depois eu falei com a menina na frente dele, dizendo que ela era criança e que não poderia pensar em dinheiro e nem em bens agora, e ainda expliquei que para ela herdar algo seu pai morreria, a menina não sabia disso, foi correndo ao pai e pediu desculpa. Enfim...A menina chega toda engatilhada e nos dois a desarmamos e ele em cinco minutos volta a ser criança. Porém a praga da mãe dela fica cutucando, mandando msg de watts de bom dia para ele (sendo que isso ela não fazia) ligando toda a hora que a menina está com a gente, ela também não fazia isso, fica pedindo dinheiro para ela, emprestado e quando ele não dá dinheiro, além da pensão ela faz a menina não vê lo e nem ligar para ele. Ou seja, está fazendo a menina ser igual a outra só ir atras quando precisa. Ele fica muito triste porque essa filha é tudo para ele, e eu fico ali ao seu lado e disse. Se ela te colocou na justiça por pensão, então peça direito a visita, na justiça, então isso irá acabar. Ela tem a guarda total da menina e fica manipulando a situação de acordo como ela quer, quando ela tem o que fazer empurra a menina e ele larga tudo e vai busca la´, se vamos sair, já não vamos mais. Então digo para ele acabar com isto na justiça, pois assim teremos paz. e MAIS UMA VEZ BRIGAMOS. Ou seja tudo que falo ele só me escuta depois de brigas. E ele diz que não pode brigar com ela senão ele não pode ver a sua filha e ela pode tirar a menina dele de novo, então ele briga comigo e defende ela, ela fala que estas atitudes são normais delas. E eu tenho que aceitar, eu digo: NÃO! Enquanto você não se impor para ela, ela vai continuar acabando com seus relacionamentos, usando o amor que você tem pela sua filha. Põe ela na justiça e pede o direito de visita e pronto. Ela não irá mais manipula lo. Mas ele não me escuta e por conta disto está sofrendo. Porque faz mais de 15 dias que a menina nem ai para ela, não mada msg, não liga e nem vem vê lo. Então hoje ele ver que eu tenho razão, mas ele não me diz isso. Ele mudou sua postura comigo, eu achava, porém ontem em pleno domingo ela começou a ligar varias vezes e ele não atendeu, e me justificou que era a menina., Eu disse a menina tem o telefone dela que você deu, e quando ela liga no dá mãe ela insiste varias vezes, não tenta uma vez e para, e as msg de watts ele disse que era a sua filha. Eu disse não, pois sua filha não escreve corretamente assim, e nem manda msg de bom dia. E ela mesmo disse na nossa frente que quem mandou aquele vídeo foi a sua mãe, então? Ele ficou louco com o que disse e veio para cima gritando,dizendo que a odeia q como posso pensar isso dele? Que eu sei de tudo o que ela fez para ele e que ele nunca daria trela para ela. Eu disse não estou falando de voCê, só perguntei porque você acha que é sua filha, sendo que não é? E ele gritando disse que a filha dele vai fazer o que tiver que fazer, vai mandar mensagem do celular que ela quiser e ele irá responder. Eu disse: claro que tem que responder quando for sua filha, eu percebi e sua filha falou que era ela e você é o pai e não sabe a diferença de uma msg de uma criança de dez anos? E ele me perguntou ok...E o que voCê acha que ela quer com isso. Eu diisse: você me pergunta ainda? Ora ela quer destruir nosso relacionamento, porque quem é que aceita msg de ex? Ai o refugio dele foi me atacar e defender e disse que não é ela, ai perguntei o porque ele a defende? Então seu refugiu foi me xingar e dizer que não aguenta mais esta disputa por ele e que ele vai morar sozinho. Nesse momento ele me tirou do controle, porque até o momento estava. Ai eu disse: Está certo, isso? Ela me perturba e você acha normal e a culpa é minha ainda, porque te fiz uma pergunta. Então ela joga e você cai? Então ao invés de conversar comigo em uma boa como eu estava com você, você me dá está resposta de morar sozinho? Quero que você me diga? qual é a sua dificuldade de conversar comigo sobre este assunto em uma boa? Olha bem: O que me parece com sua atitude. Que você deve algo, pois lago tão simples de resposta, você faz todo este inferno. Neste momento ele ficou quieto e parou de gritar. E eu fui me retirar para trabalhar e ele disse se você sair acabou. Eu voltei e disse: Eu sei, você acabou de falar, você foi bem claro em sua escolha. Então vai morar sozinho. Ok!!! E sai. Ele ficou me olhando com um olhar parado e sem argumentação e eu sai. Isso aconteceu hoje de manhã. Gostaria de entender porque ele não toma uma atitude com aquela mulher, e o por quê ele a defende para mim e briga comigo, e ainda acha que está certo e fica sem falar comigo, achando que eu tenho que ir atrás. Estou cansada de tudo isso, preciso de ajuda para tratar desta situação. Porque a atitude dela perante a situação, me causa insegurança.

A melhor resposta 23 MAI 2017

Olá Lobélia, percebo em sua narrativa um grande sofrimento psicológico por causa de conflitos familiar, imaturidade, alienação parental e um jogo de desrespeito de ambas as partes, cada um de vocês que estão envolvido neste sistema doentio estão focado cada um em sua visão de mundo e direitos de posse sobre o outro esquecendo que estão envolvendo uma criança que nada tem haver com os conflitos de separação e não elaboração desse processo sendo usada para fins pessoais. Quanto a você que já percebeu que o seu marido não tem maturidade suficiente para resolver esta situação, se é que ele quer que seja resolvido, porque o que é um problema para você pode não ser para ele. E já que é você que está incomodada com esta situação acredito que é você quem deve tomar uma posição na sua vida e definir o que é mais sadio para a manutenção do seu equilíbrio emocional. Você já observou qual a relação de ganhos secundário você está tendo com esta relação e se há ganhos vale apenas todo este desgaste emocional?
Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

5 JAN 2021

Olá! Sua história é realmente muito longa para ser contada em muitas sessões de terapia. Muito a falar, muito a escutar, muito a entender. Destaco a frase mais importante do seu texto: "Estou cansada de tudo isso, preciso de ajuda para tratar desta situação." Se está realmente cansada e precisa de ajuda, procure ajuda. Uma analista/terapeuta com certeza está preparada para te escutar e vai te ajudar a encontrar outras possibilidades na vida. Boa sorte!

Maria Cristina Dalia Psicólogo em Santos