Relacionamento ''morno'' pode dar certo a longo prazo?

Feita por >Karina · 19 mai 2021 Terapia de casal

Estava namorando a distância (até ontem) uma moça, relacionamento esse com mais de 1 ano de duração, a gente se dava super bem, praticamente nem brigávamos. Ela é uma pessoa muito confusa e instável em TODAS as áreas da vida, e obviamente que no relacionamento não poderia ser diferente. Embora nos dávamos super bem, ela desde o começo queixava que nosso relacionamento era ''morno'' e eu tenho que concordar. Não tínhamos aquela paixão, aquela loucura pra se ver, aquelas sensações todas, em contrapartida o dialogo, o respeito, o companheirismo eram excelentes. Bom, alguns meses depois que nos conhecemos ela terminou o relacionamento dizendo que não sentia que eu era o amor da vida dela e nem ela o meu, tbm por conta desse ''relacionamento morno'', e um dia depois me procurou para reatarmos. Como eu disse, é uma pessoa muito confusa, mas ela tem esses comportamentos em outras esferas da vida tbm. Acabei aceitando e voltamos, passado quase 1 ano ela terminou o relacionamento novamente pelas mesmas queixas e no dia seguinte pediu pra que voltassemos, que se eu aceitasse ela me queria e não iria terminar mais, e eu acabei aceitando. Passado menos de 3 meses terminou novamente (que é esse termino atual). Obviamente estou muito mal com o acontecido, a gente nunca teve aquela paixão, aquela euforia toda, mas será que não sentimos amor? amor é calmaria, é respeito, é entendimento. Temo que jogamos fora uma oportunidade de algo promissor lá na frente, tenho a incognita se sobreviveria nessa falta de ''fogo'', mas meu desejo no fim, é que dessemos certo. Sei que estou sofrendo com tudo isso, ela era uma das poucas coisas boas que eu tinha diante do cenário atual (emprego, cidade, que me sugam e não me satisfazem), agora parece que tudo desmoronou e não estou sabendo lidar com essa situação toda.

A melhor resposta 20 MAI 2021

Olá Karina! Grato por escrever. Seu relato não comtempla algumas informações que ajudariam a construir uma resposta mais consistente. Por exemplo: a idade de vocês, qual a frequência, intensidade e proporção de encontros reais, a rotina de vida de vocês, os planos pessoais a serem cultivados na convivência.
Dá-nos a impressão que predominava a interação virtual. Interação virtual é empobrecida.
O comportamento dela, relatado por você, coloca a repetição do término e do correlato arrependimento. Parece que ela aprendeu a lidar com o mecanismo de deixar de ter para sentir falta. Esse comportamento deve ter antecedentes explicativos na vida dela.
Toda relacionamento de longo prazo envolve predomínio de calmarias. Coisa quente é paixão, que envolve predomínio de fantasias e idolatrias, que não duram muito tempo.
Cabe lembrar que o essencial e necessário é você estar bem consigo mesma, harmônica, vivendo o auto respeito e a preservação de tuas essências. Somente após isso, é possível namorar a outra pessoa por inteiro.
Pode ser interessante você passar por uma caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, façamos fechamento total (lockdown) por quinze dias, para que, assim como Araraquara, resgatemos o controle da pandemia, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8630 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 MAI 2021

Olá Karina.
Fiquei um pouco confusa com seu relato.
Pareceu que o relacionamento sofreu um desgaste natural pelas idas e vindas.
Quanto ao atual contexto social e econômico é fato que há uma insegurança pela instabilidade. Sugiro que se cuide, inclui o estado emocional.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro