Será que sou muito exigente nos meus relacionamentos?

Feita por >Jonathan · 29 mai 2023 Abordagem psicológica

Meus amigos dizem que sou muito exigente, por isso estou solteiro uns 4 anos.
Tenho 37, sem filhos, e achei um modo de vida que pra mim é altamente adaptativo: gosto de contato com a natureza, dormir bem, leituras, lugares calmos (praças, parques, cinemas etc), não curto boates e lugares cheios e barulhentos, não curto bebida e nem fumo ou drogas. Busco uma parceira (não perfeita), mas que minimante não siga a grande “massa”, que não queiro esta junto pela condição financeira do outro, ou pela beleza ( a qual não podemos reter). Alguém que converse contigo olho no olho sem ficar tempo todo no celular, alguém autentico, “alguém de verdade” como certa vez um escritor, ou será que existem nesse mundo “semideuses”, e não seres humanos plenos na condição humana.
As acho que essa forma de pensar, sentir as coisas, ver as coisas, é o recado que tenho pra dar ao mundo, e tudo faz sentido pra mim quando eu faço isso, me sentido vivo, me sentido que eu sou de verdade, sem tentar usar mascara ou ser parecido com todo mundo.
A verdade é quanto mais garimpo pessoas assim, mas pessoas longe desse ideal eu encontro, a última moça que me apresentaram não deu certo, pois o estilo de vida dela não me agradou, pois a mesma gostava de beber em bares e tal. Outra pessoa que conheci, era uma boa moça, mas descobri 1 mês depois que era autista leve, mas também parecia uma pessoa parada, dependente dos outros, fria, dependia dos pais e se eu continuasse iria sobrecarregar meu psicológico.
Enfim, tenho buscado me conhecer, desenvolver minha espiritualidade, tenho praticado meditação e penso em iniciar uma terapia baseada na TCC da psicologia. Será que isso é exigir demais?

Att,
Jonathan

A melhor resposta 30 MAI 2023

Não é necessariamente exigir demais, mas é importante encontrar um equilíbrio entre ter suas preferências e ser flexível o suficiente para se abrir a novas experiências e possibilidades. É louvável que você tenha encontrado um modo de vida adaptativo que seja autêntico para você e que esteja em sintonia com seus valores e interesses.

É compreensível que você esteja em busca de uma parceira que compartilhe desses valores e estilo de vida, pois isso pode facilitar a conexão e a compatibilidade. No entanto, é importante ter em mente que ninguém é perfeito e que encontrar alguém que se encaixe exatamente no seu ideal pode ser um desafio.

Ao mesmo tempo em que é válido ter critérios e preferências, é importante também estar aberto a conhecer pessoas diferentes e permitir-se descobrir novas facetas e possibilidades. Às vezes, a química e a conexão podem surgir mesmo com alguém que tenha diferenças em relação ao seu estilo de vida.

Buscar autoconhecimento, desenvolver a espiritualidade e considerar a terapia são iniciativas positivas que podem ajudá-lo a entender melhor suas próprias expectativas, lidar com possíveis frustrações e abrir-se a novas perspectivas. A terapia baseada na TCC pode ser especialmente útil para trabalhar pensamentos negativos ou rígidos que possam estar afetando sua percepção dos outros e de si mesmo.

Lembre-se de que encontrar uma parceira é um processo que leva tempo e envolve conhecer diferentes pessoas, ter experiências e aprender com elas. Esteja aberto a oportunidades e lembre-se de que o amor e a conexão podem surgir de formas inesperadas. Encontrar alguém que seja autêntico e verdadeiro como você pode ser possível, mas é importante manter a mente aberta e permitir que a magia do encontro aconteça naturalmente.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

1 JUN 2023

Jonathan
Talvez esteja procurando estas mulheres em locais errados.
Existem sim mulheres de valor, assim como desejadas, apenas que não estão nestes lugares onde a maioria vai: bares, baladas...
Usou bem a palavra "garimpo"... o que mais encontra num garimpo é cascalho, mas se não estiver encontrando nada de valor, procure outro local do rio...
Muito bom o teu posicionamento.
Certifique-se a si mesmo, Autentique-se de acordo com as coordenadas da vida. Conheça-se, saiba quem realmente é e qual seu objetivo de vida, resolva, cure tuas carências, tua dependência, teus traumas.
Isso te dará mais autoconfiança e certeza do que procura.
Faça Psicoterapia de Autenticação.
Abraços, está no caminho certo

5817 respostas

30 MAI 2023

Olá Jonathan! Obrigado por escrever. Parabéns pelos propósitos. Você não é exigente, é sábio para buscar vida mais saudável, equilibrada, humana, harmônica. De outro lado, as pessoas precisam ser observadas, pesquisadas por um tempo, em suas formas naturais e espontâneas de viver. Isso demanda paciência, tempo. No início dos relacionamentos, por mais que as pessoas tentem, muitas vezes, representam sem querer, algumas posturas, na tentativa de agradar e conquistar. Precisam de um tempo para ficar confortáveis. Essa falta de conforto inicial, muitas vezes, para pessoas com perfis e buscas assemelhadas com as que você descreveu, leva com certa frequência, as pessoas a avaliações precipitadas e injustas. Digamos que você pode ser um parceiro ideal para muitas mulheres que também são mulheres ideais. Ambos precisam de um tempo de observação e tolerância para que fiquem a vontade e possam se expressar naturalmente. Há um número razoável de mulheres nobres, como você, que querem alguém com essa filosofia. Vocês precisam é de um tempo mútuo de observação, paciência, clima favorável, para que identifiquem, descubram-se e sintam-se mutuamente confortáveis e tranquilos. Os barzinhos mais intimistas, os shows mais calmos, os teatros, grupos de teatro, serviços, cultura, arte, alguns esportes, são ambientes facilitadores para que se capte pessoas com essas elevações.
Uma observação importante: não é a técnica que faz o psicólogo; é psicólogo que personaliza e desenvolve a técnica. Profissionais consistentes, solidamente formados, com contínua sensibilidade de formação motivadora, personalizam técnicas se sobrepõem a técnicas. Assim foi que, por exemplo: Freud, Perls, Bleger, Rogers, Jung, Reich, Cris, Beck Frankl e outros desenvolveram seus parâmetros, sempre em constante aprimoramento.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

30 MAI 2023

Olá Jhonatan, como vai?
Nossos relacionamentos amorosos acabam sendo uma área importante da nossa vida. Portanto, se auto conhecer através da terapia pode trazer diversos benefícios. A tcc é bacana porém o importante é que você se sinta acolhido pelo profissional que escolher.
Em relação a relacionamento, onde você está buscando conhecer novas pessoas? Não há problema em ter um modo de ser, um modo de vida. Porém vejo que muitas pessoas buscam pessoas caseiras ou mais tranquilas em baladas, bares, etc. É bacana se atentar aos lugares que frequenta, se o tipo de pessoa que gostaria de se relacionar tem a ver com esses lugares.
Será que você é exigente demais como dizem seus amigos? É importante que você busque saber quais são seus valores e o que é inegociável e negociável dentro de um relacionamento para você. Porém, quanto mais se procura um modelo específico de ser, pode perder outras oportunidades.
Continue investindo em você, torne-se uma pessoa interessante para você. A terapia vai ser muito importante para compreender essas expectativas e como lidar com elas.

Desejo um bom processo de autoconhecimento pra ti! Abraços

Karen Fialho Psicólogo em São Paulo