Será que estou em um relacionamento rebote?

Feita por >Luna119 · 5 ago 2023 Abordagem psicológica

Meu namorado teve um relacionamento de 8 anos, e ficou 5 anos solteiro até me conhecer. Estamos juntos a um ano e nesse tempo aconteceram muitas coisas que me fizeram acreditar que ele ainda tem sentimentos pela ex, mesmo jurando que não. Ele trocou meu nome pelo dela várias vezes, fazia comparações (até positivas) e a mencionava mais do que normal ( a ponto de eu precisar dizer que não estava confortável). O relacionamento deles foi conturbado e o término muito traumático (ela fez um aborto que ele presenciou, e nunca mais esqueceu.) Sempre me coloco no lugar dele pra entender a situação, mas confesso que se tornou uma situação muito pesada pra mim. Tenho a sensação de que essas coisas acontecem não apenas pelo trauma do aborto, e que na verdade sou um rebote. Um pouco antes de começarmos a namorar, ele enviou uma mensagem pra ela dizendo que a esperou durante todo o tempo que ficou solteiro (5 anos) mas que a partir de então tentaria seguir em frente. Honestamente, não sei como passar por cima disso. Como faço pra lidar? Me machuca demais pensar na possibilidade de ser só uma tentativa de esquecer o passado. Não consigo esquecer a mensagem que li e fico me sentindo pequena dentro disso. Sempre cogito terminar mas não consigo tomar uma decisão, pois apesar de tudo, ele me trata muito bem. Mas não quero continuar da mesma forma, alguém poderia me dar uma luz? Agradeço desde já.

A melhor resposta 8 AGO 2023

Olá Luana! Obrigado por escrever. Considerando que seu namorado teve relacionamento de oito anos, que viveu cinco anos solteiro, que está com você, faz um ano e seis meses, isso implica que somam-se após início do relacionamento anterior quatorze anos e meio. Se ele começou o namoro anterior com aproximadamente vinte anos, ele está atualmente com trinta e quatro anos e meio. Essa conta é feita com base em suposições, mas tem o desejo de compreender personalidades e formas de agir. Talvez você diga que ele começou a namorar com dezessete anos. Mesmo assim, a essência do raciocínio não modificará.
A vida exige coragem! A sociedade atual é complexa. A natureza humana sempre foi complexa. As pessoas, mais ou menos até os vinte e cinco anos de idade, devem ter como prioridade, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, para que continuem a interagir após casados. Precisam praticar esportes coletivos de contato, vivenciar estudos sérios e comprometidos, trabalho consistente, grupos de teatro, artes, esportes coletivos de contato, cultura e arte. Assim entenderão melhor a cultura e a natureza humana.
Pelo relatado, deduzo que ainda está faltando isso a vocês dois.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8758 respostas

7 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 AGO 2023

Olá, Luna.
Seria muito importante uma terapia de casal para vocês, pois assim ele poderia realmente colocar um ponto final na relação anterior e olhar pra você com o valor que você merece.
Se valorize e se imponha como fez quando disse que não queria mais ouvir o nome da outra. E expresse seu desejo de ser percebida pelo que é.
Peça que ele faça terapia individual para se buscar a cura deste passado e viver daqui pra frente. Você precisa brilhar nesta relação e não deixar a sombra de outra pessoa ofuscar seu brilho.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

7 AGO 2023

Luna,
Voce entrou num relacionamento com um cara que se complicou na vida... tem um aborto envolvido e além de, apesar de passar 5 anos, ainda não encerrou o ciclo com a ex.
Para a tua paz e a dele, ele precisa fazer Psicoterapia para resolver o que está preso na mente dele e encerrar o ciclo com a ex.
Se ele não fizer isso, deve repensar mesmo!