É certo o marido priorizar sempre a mãe? Colocá-la até a cima do filho?

Feita por >Sara · 23 mar 2023 Terapia de casal

Olá pessoal gostaria de uma ajuda, tenho 21 anos e meu marido também, nosso namoro tinha muito sexo, conversas tanto é que tive uma gravidez com 18 anos, e tive que ir morar com os pais dele, eles são ótimas pessoas me ajudaram muito com meu filho e tudo mais sempre foram muito atenciosos, mas eles tem um cachorro grande que sempre me irritou eles priorização o cachorro pra tudo, como ele é grande e bravo e é criado em um Apartamento muitas vezes, diversas vezes eu precisei ficar trancada no quarto pra ele ficar solto, até pra fazer xixi eu tinha que pedir meu namorado pra prender o cachorro pra mim poder sair do quarto, meu filho nasceu e hoje continua a mesma coisa as vezes ele precisa ficar preso preso pra ele ficar solto, as vezes minha sogra até leva ele para o quarto ( meu filho) para poder soltar o cachorro, e isso foi me irritando, até que compramos outro apartamento para eles pra gente poder morar naquele que já estávamos, só que isso já vai fazer 1 ano eles alugaram o apartamento deles e continuaram a morar com a gente, nem chegaram a sair e como a nossa casa hoje era o apartamento deles antes os móveis tudo ainda está no lugar e eu não posso colocar as minhas coisas, pq as coisas deles estão todas lá, meu relacionamento anda de mal a pior, não transamos, ele não me deixa beija-lo (diz que não gosta) pra dar um selinho tenho que implorar, ele é um ótimo pai, um bom marido me trata bem, me ajuda, mas é como se tivesse com um amigo, estamos juntos a 5 anos ele foi até a casa do meu pai uma única vez, porque diz não gostar de roça e de sair, mas faz 1 ano que meu pai está com um câncer em tratamento paliativo e ele nem se quer foi vê-lo, não acho que seja uma obrigação dele mas acho que ele poderia ao menos fingir que se importa, seu eu preciso de um dinheiro pra ajudar meu pai ele sempre dá, não nega nada disso, se eu preciso ficar com meu pai no hospital ele olha nosso filho sem reclamar e tudo mais, e detalhe não saímos pra nada porque ele não gosta, mas estou escrevendo isso porque recentemente eu fui pra casa do meu pai e ele foi pra uma pizzaria com a mãe e irmã, eu fiquei muito chateada pois pra sair comigo sempre tem um empecilho, e todas As coisas que vamos fazer, comprar ele sempre pede uma aprovação da mãe, não sei se é errado eu sentir raiva disso, porém já o perguntei quem ele tinha mais importância na vida dele e ele me disse que era a mãe, era até mais importante que o nosso filho, me sinto muito mal, me ajudem por favor.

A melhor resposta 25 MAR 2023

Olá Sara.
Se ficar percebendo só o negativo da relação é provável que continue se sentindo mal, mas se perceber tudo de bom neste relacionamento poderá se sentir melhor.
Também é importante que você comece a se valorizar, pois se não o fizer, ninguém o fara por você.
Procure sempre focar na solução e não no problema, nem todas as pessoas sabem focar em solução, pensam que estão fazendo isso, mas não estão. No momento em que os pais de seu marido não saiu do apartamento fica a pergunta, porque você então não foi para o outro apartamento? É importante ter estratégias de enfrentamento para as adversidades que enfrenta.
Você é uma pessoa que deixa pra lá, ou faz valer suas necessidades? Pense nisso.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

24 MAR 2023

Oi Sara! Obrigado por escrever. De forma geral, podemos resumir teu texto como representante de conteúdo que requer diálogo e amadurecimento. Você coloca aspectos positivos das pessoas, mas também coloca hábitos inadequados, como ter cachorro dentro de casa, especialmente cachorro grande, bravo, com o agravante de ser em apartamento. Você recebe o apoio e respaldo social, costumeiro de boas pessoas, mas isso não é suficiente. É preciso diálogo, trocas, conversas, acertos de comum acordo.
Vocês são bastante jovens, pelo que relata de famílias corretas, que precisam contemplar os aspectos importantes de todos, inclusive os teus. Dialogar será preciso.
Será preciso sabedoria, discernimento, flexibilidade, comunicação verdadeira e respeitosa para que vocês retomem vínculo de qualidade.
Caso o diálogo esteja difícil, escreve com calma, com várias revisões, com cuidado, para seu marido, expressando o começo o meio de teu pensamento, em busca de melhora de convivência e comunicação.
Desejo melhoras a seu pai.
Se puder contribuir, estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

24 MAR 2023

Sara,
Cada um colhe o que planta; cada um é conforme escolhe.
Por que está escolhendo ficar com ele?
Por que se submete a viver assim?
Cada um faz a sua realidade, só depende de você.
Abraços

5817 respostas

24 MAR 2023

Olá, sinto muito por tudo o que você está passando. Parece que existem alguns problemas em seu relacionamento que precisam ser abordados para que você possa se sentir mais feliz e satisfeita em sua vida.

Em primeiro lugar, é importante que você fale com seu marido sobre o cachorro. É compreensível que o animal seja importante para a família, mas ele não deve impedir que você tenha uma vida confortável em sua própria casa. Tente conversar com seu marido e seus sogros para encontrar uma solução que permita que o cachorro fique solto sem interferir em sua rotina ou no bem-estar de seu filho.

Quanto à situação do apartamento, pode ser útil sentar e ter uma conversa sincera com sua sogra sobre o que pode ser feito para que vocês possam ter espaço para suas coisas e se sentir em casa. É possível que ela não perceba o quanto isso está afetando você e pode estar disposta a ajudar.

No que diz respeito ao relacionamento com seu marido, é importante que vocês tenham uma conversa aberta e honesta sobre seus sentimentos. Diga a ele como se sente em relação à falta de intimidade e à sensação de que ele valoriza mais a mãe do que você. Talvez ele não perceba o quanto essas coisas estão afetando você e possa trabalhar junto com você para encontrar soluções.

Se vocês não conseguirem resolver esses problemas juntos, considere procurar a ajuda de um terapeuta de casais. Eles podem ajudá-los a melhorar a comunicação e a encontrar maneiras de se conectar novamente.

Lembre-se de que você merece ser feliz e ter um relacionamento saudável. Não tenha medo de expressar seus sentimentos e de buscar ajuda se necessário.

Se precisar de ajuda, através da psicoterapia, me coloco a disposição.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville