Quero ser um orador, mas sou tímido

Feita por >Mr.Dog · 3 jan 2021 Timidez

Olá, já fiz um curso de oratória, mas só fui uma aula e consegui falar em público com muita dificuldade, quero saber como tratar dessa timidez?
A hipnoterapia traz resultados?

A melhor resposta 4 JAN 2021

Olá Mr.Dog.
A timidez na oratória é muito comum, trata-se de um dos maiores medos da humanidade, pois ao falar para muitas pessoas há uma exposição pessoal, neste momento aquele que se apresenta pode se sentir julgado pelos seus ouvintes e qualquer critica soa como se todos não tivessem gostado do orador. Acontece que ninguém agrada a todos, o importante é saber que a grande maioria se interessou pelo assunto em pauta e gostou da forma como foi discutido o tema.
Se tem interesse neste caminho de oratória é importante sim se especializar com cursos e leituras sobre o assunto para que seu discurso seja agradável e você possa ter assertividade nas palavras e postura diante de uma plateia.
Quando se começa algo, como um curso é importante ir até o fim, embora muita coisa do que é dita em um curso pode já ter sido visto, é o conjunto da obra que faz sentido, e a persistência é que pode levar a vitória.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 JAN 2021

Olá Mr.Dog! Grato por perguntar. Parabéns! Você quer ser um orador, é tímido. A timidez, envolve mais componentes positivos, promissores, do que negativos. O que precisa acontecer é aprender a administrar, conduzir a timidez. Os tímidos, pensam antes de falar, são mais respeitosos, confiáveis, capazes de maior concentração, bons ouvintes. Quem ouve mais com atenção e bom filtro, aprende mais. O tempo não para, as pessoas, com o passar do tempo, amadurecem, você amadurecerá e aprenderá a lidar com a sua timidez. É hora de treinar a oratória, indo devagar.
O que é recomendado para você, nesse caso, é caminhada de psicoterapia, com psicólogo, para aprimorar os delimitadores da identidade, da personalidade e, por consequência, aprimorar a autoconfiança. Assim você poderá se desenvolver um orador original e sólido.
Pesquise um de nós e aprofunde psicoterapia, com persistência, disciplina e regularidade.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, sejamos firmes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, respeito à vida, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.