Será que estou me envolvendo com um homossexual que quer se esconder?

Feita por >rayanne · 7 jan 2015 Orientação sexual

Boa noite, estou aqui novamente, pois não consigo mais tirar isso da minha cabeça. Estou me envolvendo com uma pessoa de 25 anos (eu tenho 20), estou gostando muito dele, pois é uma pessoa paciente e eu bastante ansiosa.

Convivo muito com gays e o meu melhor amigo é gay. Mas essa pessoa que me envolvo há 1 ano já, tem alguns jeitos de gay quando ele fica tímido. Muitas pessoas já tentaram jogar para ele, eu mesma já tentei coisas pelo whats, mas nunca deu certo. Ele é tímido, gosta de rock, teve poucas parceiras (ele diz ser por causa da timidez). Resumindo: é um cara bem chucro, mora no interior e é viciado em vídeogame (não gosto dessa parte mas fazer o quê?). Ah! E também é formado, mas ainda vive nas asas do pai (pai que para ele é um ser curto, grosso e bruto). Ele ama a mãe por ela ser paciente e não ter o pavio curto igual ao pai. É um típico pisciniano segundo a astrologia e segundo a pessoa também.

Tenho medo de estar gostando de alguém que queira se esconder atrás de mim. Já perguntei as coisas pra ele e ele sempre negou ter algum envolvimento com pessoas do mesmo sexo. Ah alguns dias, falo que gosto muito dele e ele também fala que me gosta. Sempre aparece quando não falo muito com ele (estamos distante pois agora ele terminou a faculdade e esta morando cm os pais por enquanto mas ele ainda vem para minha cidade ver os amigos dele e me ver também).

A pergunta é: será que ele é gay? Como faço para descobrir isso?

Gostaria muito da ajuda de vocês, não quero me envolver mais ou casar com uma pessoa que me use.

Desde já, grata!

A melhor resposta 12 JAN 2015

Olá,

Bom. O meio mais verdadeiro de você saber da orientação sexual de alguém é perguntando para esta pessoa ( se houver essa possibilidade para isso, pois as pessoas não têm obrigação de ficarem falando sobre sua orientação sexual, seja esta qual for).

É importante refletirmos que as temáticas que envolvem a sua questão trazida não estão relacionadas somente com a orientação sexual, mas com conceito de gênero ou de identidade de gênero. O que é ser homem e o que é ser mulher? É possível ser homem (no caso, homem heterossexual) para além de um padrão machista e heteronormativo o qual ainda prenomina em muitas sociedades? Acho que são questões interessantes para pensarmos também. É importante percebermos que ser homem e ser mulher envolve questões tanto de ordem biológica como psicológica e social.

Além disso, a questão da orientação sexual é algo que o próprio nome já nos diz. Trata-se de uma orientação. Dessa maneira, não existe uma regra padrão que determina que todas as pessoas devem "descobrir" sua sexualidade na adolescência e, assim, permanecer com esta mesma orientação sexual "descoberta" por toda uma vida. E isso vale tanto para pessoas que afirmam heterossexuais como para pessoas que se afirmam homossexuais ou bissexuais.

Nesse caso, então, é interessante refletirmos sobre como este relacionamento está chegando até você e como você está se sentindo neste. Quais suas perspectivas, interesses e intencionalidades nesse relacionamento? Além disso, faça a seguinte pergunta: "o que há em mim que é incomodado por aquele determinado aspecto do(da) meu(minha) parceiro(a)?". Pensar sobre nosso lugar em qualquer relacionamento nos ajuda a perceber mais sobre como estamos nele, o que queremos e o que estamos oferecendo.

Espero que tais questões possam ser tratadas da melhor forma possível pelo casal.

Diego do Nascimento Mendonça Psicólogo em Curitiba

14 respostas

16 FEV 2015

Olá Ray!
Você se envolve com um homem de 25 anos há um ano e tem dúvidas sobre a orientação sexual do rapaz? O que vocês fizeram em um ano? Em tempos modernos, se não fizeram nada ainda, vocês por enquanto são só amigos. O fato de você falar que gosta dele e ele retribuir, não significa necessariamente que é amor, mas sim um gostar de amigos. Talvez você está gostando de uma pessoa que gosta de você de maneira diferente a que você gostaria ou pensa.
A pergunta é: será que ele é gay? A resposta é: E se for? Você vai deixar de gostar dele? Eu acho que não. A outra pergunta: Como faço para descobrir isso? No próximo encontro converse com ele e se declare. Talvez o fato dele ser tímido seja o único obstáculo.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

16 JAN 2015

Olá Ray,

Imagino que você tenha momentos de angústia causados pela insegurança e desconfiança junto ao seu parceiro. Você afirma ter utilizado formas (talvez não muito saudáveis) de investigar a sexualidade dele. Te pergunto: você é feliz dentro dessa relação?
Fica muito superficial trazer qualquer orientação com tão poucas informações, mas pela maneira a qual você a descreve, imagino que o suporte psicológico seja mais proveitoso para quem a relação vem apresentando um incomodo dentro da relação e pelo que me descreve ele demonstra não ter queixas.
O caminho talvez não seja buscar uma resposta sobre qual a orientação sexual do seu parceiro, mas quanto o que ele é hoje capaz de te oferecer e se isso é o suficiente para que os mantenha juntos. Nisso certamente um psicólogo poderá ser de grande ajuda.

À disposição,

Weslley Carneiro - Psicoterapeuta Clínico

Weslley Carneiro Psicólogo em Belo Horizonte

36 respostas

14 JAN 2015

Olá Ray, o principal fator formador de uma orientação sexual é a identificação com um dos papéis, masculino ou feminino.

A influência hormonal adequada para a migração neuronal durante a gestação pode influenciar no fato de a pessoa apresentar ou não, em alguns momentos, comportamentos associados ao homossexualismo. Mas esse fator está relacionado com outros, como o contato social com representantes dos papéis masculinos e femininos, para que haja a identificação com algum deles.

Não podemos afirmar se seria um caso de homossexualismo sem contato com o paciente. Caso esteja preocupada com uma revelação futura, aconselho que indique ao seu parceiro que vá ao psicólogo, não precisa indicar um motivo específico. Durante este acompanhamento profissional, seu parceiro irá trazer este assunto caso seja algo relevante para ele e traga conflito, ainda que apresente de forma indireta. Não cabe ao terapeuta te revelar se seu companheiro é homossexual, ou ao próprio paciente caso esteja em dúvida sobre sua própria orientação, porém o terapeuta servirá como um agente catalisador, ou seja, aparecerão conteúdos, escolhas, e desejos que se manifestariam de forma mais intensa em um período mais longo.

Caso ele não aceite um acompanhamento profissional, busque confiança em seu relacionamento, onde ele possa assumir caso seja homossexual, e você possa acreditar caso ele continue afirmando não ser.

Espero ter ajudado. Abraços, Renan Marques Franklin.

Renan Marques Franklin Psicólogo em Curitiba

1 resposta

9 JAN 2015

Olá. Leve um relacionamento com leveza e despreocupação. Se ele nao gostasse de mulheres, sentiria repulsa a você. Isso acontece? Como é o sexo com ele? Estão juntos há quanto tempo?
Importante você e nossos leitores saberem que somos por natureza bissexuais, por termos convivência com pai e mãe buscamos nos identificar com um dos dois que mais admiramos. Tenha calma para tomar qualquer decisão. Lembrando: nossos pensamentos constantes de realizam!
Psicóloga Cida Santos