Quando a justiça falha e buscamos vingança

Feita por >Apenas um humano · 23 mai 2023 Abordagem psicológica

Em toda a minha vida nunca acreditei que a violência pudesse resolver qualquer coisa, muito menos justiça com as próprias mãos, sempre consegui lidar com as injustiças do mundo trabalhando com serenidade e sempre de maneira ética. No último final de semana sábado dia 20/05 meu gato foi vítima de violência e agressão , não sabemos se ele vai voltar a andar ou mesmo sair vivo, sempre tem alguns adolescentes na rua e acreditamos que algum deles possa ter cometido esse crime ( é muito comum entre adolescentes participarem de atos questionáveis para fazer parte de um grupo ou tribo isso faz parte do nosso desenvolvimento como seres humanos ) mas não justifica a violência com um animal indefeso e muito menor do que eles, desde o ocorrido vem crescendo dentro de mim on sentimento de raiva, indignação e repudio não me sinto ansioso muito menos culpado por pensar em ir atrás dos agressores e puni-los pelo que foi feito , minhas crenças de certo e errado estão abaladas , algo que eu normalmente repudiaria e conseguiria lidar ( raiva e sentimentos negativos ) me sinto um pouco perdido e com medo

A melhor resposta 24 MAI 2023

Lamento muito pelo ocorrido com o seu gato. É compreensível que você esteja passando por uma mistura de emoções intensas, como raiva, indignação e medo, diante de uma situação tão cruel e injusta. É importante lembrar que esses sentimentos são naturais diante de uma violência injustificável.

No entanto, é fundamental buscar maneiras saudáveis de lidar com essas emoções e buscar justiça de forma adequada. Aqui estão algumas sugestões para você considerar:

Priorize o cuidado do seu gato: Foque em fornecer os cuidados necessários para o seu gato, como buscar atendimento veterinário e oferecer o suporte emocional necessário durante sua recuperação. Concentrar-se no bem-estar do seu animal de estimação pode ajudar a canalizar sua energia de forma positiva.

Relate o incidente às autoridades: Faça um boletim de ocorrência e relate o incidente às autoridades competentes. Eles poderão investigar o ocorrido e tomar as medidas cabíveis. Colabore com as informações que você possui e forneça qualquer evidência que possa ajudar na investigação.

Busque apoio emocional: Compartilhe suas emoções e preocupações com amigos, familiares ou profissionais de apoio, como psicoólogo. Ter um espaço para expressar seus sentimentos e receber apoio pode ser valioso durante esse processo.

Acredite no poder da conscientização e da educação: Considere a possibilidade de utilizar essa experiência para conscientizar outras pessoas sobre a importância da proteção animal e da conscientização contra a violência. Participar de grupos ou projetos que defendam os direitos dos animais pode ajudar a canalizar sua energia para uma causa positiva.

Cuide de si mesmo: Lembre-se de cuidar de si mesmo durante esse período emocionalmente desafiador. Reserve um tempo para fazer atividades que te tragam conforto e bem-estar, como praticar exercícios, meditar, ou envolver-se em hobbies que você goste. Cuidar de sua saúde mental e emocional é essencial para lidar com essas emoções intensas.

Embora seja compreensível que você esteja abalado e com sentimentos conflitantes diante desse acontecimento, é importante buscar caminhos que promovam a justiça e a segurança, sem cair na violência ou agir com as próprias mãos. Encontre maneiras construtivas de canalizar suas emoções e continue defendendo o que acredita ser correto.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

29 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

24 MAI 2023

Agressão, seja ele cometido contra um ser humano, um animal, um vegetal ou outro... é sempre um ato anti-humano, um ato que deve ser condenado ... é uma amostra da falta de consciência.
Neste aspecto o ser humano que não tem consciência é pior do que qualquer outro ser vivo porque ele é dotado de consciência, mas age ou por vingança contra indefesos ou por maldade mesmo.
Mal sabe a pessoas ou pessoas que fizeram isso que o que fazem aos outros, recebem de volta. Voce não precisa se gingar... a própria vida se encarega da vingança; cada um se torna o que escolhe e cada escolha gera suas consequências, seus resultados pelos quais, é diretamente responsável.
Por que tem tanto sofrimento no mundo? As pessoas estão colhendo o que semearam; cada um está colhendo os resultados do que semeou. Não há nenhum Deus castigador que pude que vigia o que fazemos; também não há nenhum Deus salvador que recompensa, que gratifica... só existe resultados das nossas escolhas e decisões. A vida já nos deu a liberdade e o pode de escolha.
Cuide da sua plantação de hoje, cuide da tua lavoura hoje para garantir uma boa colheita amanhã.
Assim caminha a humanidade.
Abraços

5826 respostas

24 MAI 2023

Oi Apenas um humano! Que bom que você escreveu. Entendo sua revolta, sua indignação. Também entendo que animais precisam ser tratados com respeito, afeto, carinho. Teu relato, no entanto, apresenta desejo e vingança, ao mesmo tempo, falta de certeza das coisas.
Toda ação implica desdobramentos. Cuidado, muito cuidado para não se precipitar. A história está cheia de fatos para ilustrar o quanto as pessoas se enganam por raiva, vingança, pressa, acreditar em falas sem provas. De outro lado, mesmo com as provas, precisamos tomar medidas inteligentes, sensatas, baseadas na evolução cultural, jurídica, social.
O que você precisa é poder conversar sobre os sentimentos que está vivenciando.
Estarei a disposição para tanto.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.