Brigas recorrentes com a minha mãe, o que fazer? Me ajudem por favor

Feita por >Bela · 10 out 2021 Terapia familiar

Tenho 21 anos e sou estudante, sai de casa pra estudar quando eu tinha 17. Porém, na pandemia, fiquei muito na casa da minha mãe, e ainda fico.
Minha relação com a minha mãe nunca foi muito boa, sempre brigamos muito. Minha mãe é muito impaciente, ela tem feridas psicológicas que não se curam e eu sei disso e sei que o estresse dela é recorrente disso.
Mas nos momentos de estresse ela já falou muitas coisas que me magoaram, e eu tenho muitas lembranças de situações assim.
Um dos problemas que temos é financeiro, meu pai é ok de vida, minha mãe não, ela trabalha pouco, apenas dois dias da semana, e por isso passa aperto financeiro. Quando eu era criança, viviamos da pensão do meu pai, mas comigo saindo de casa, o dinheiro passou para mim e continua assim até hoje.
Quando estou aqui na casa da minha mãe, eu compro coisas de mercado, mas muitas vezes a cobrança da minha mãe me estressa e eu acabo me estressando sobre eu ter que comprar tudo, o dinheiro é pouco, acaba não dando, já que eu tenho outras contas pra pagar e não trabalho, porém, eu sempre busco relevar e evito falar sobre.
Mas hoje ocorreu um desentendimento, ela brigando e me acusando de várias coisas, como inútil e etc, acabei me estressando e em um momento falho falei pra ela que eu servia para compras as coisas da casa. Foi um desastre, no momento que falei já me arrependi na hora, foi um ato falho, saiu sem eu pensar. Minha mãe ficou bravissima e com o orgulho ferido, claro.
Chorei muito de arrependimento e pedi mil perdões, mas não adiantou e ela na raiva acabou proferindo ali mais insultos pra mim, dizendo que se fosse tão egoista como eu sou, ela ja tinha se matado, porque nao ia conseguir ser do jeito que eu sou.
Fiquei muito mal, porque sei que isso a magoa muito e que é algo que ela não queria passar, ela agora não quer nada que venha de mim, e não quer que eu faça mercado mais, comprei um sanduiche pra ela e ela inclusive não quis comer, provavelmente vai jogar fora. Disse que enquanto eu estiver aqui, é para eu comprar apenas o que eu for comer, que ela da um jeito nas coisas dela. Preciso de ajuda, alguma ideia de como reverter e consertar a situação?

A melhor resposta 15 AGO 2022

Oi Bela,
Não existe atos falhos, tudo é dito no momento certo e não fique se culpando pelo que disse.
Ela precisava ouvir isso, provavelmente isto vai servir para ela se dar conta do que estava se eximindo, se colocando vítima e pedindo socorro. Por uma razão ou outra, ela se separou do seu pai, talvez ela ainda não resolveu esta questão dentro dela e se sinta injustiçada. Só que teu pai está fazendo o papel dele, está te dando dinheiro para que possas encaminhar tua vida e profissão...
Trate de ter este foco... já sabe o que quer fazer? O que quer ser?
Ninguém veio aqui para ser dependente de alguém... cada um, aos poucos, vai resolvendo suas carências, vai curando suas dependências para conseguir ser autônoma, dono(a) da sua vida e das suas emoções.
Dialogue com a sua mãe... ela também precisa despertar para ela mesma.
Abraços.