Decepção comigo mesma ...

Feita por >Sil · 13 set 2023 Abordagem psicológica

Horrível mostrar uma fraqueza, parece que todo o tempo temos que ser uma Muralha ou estarmos vestidos com uma armadura para mostrarmos que somos fortes!
Somos fortes , mas temos defeitos ou alguma falha! Hoje estou decepcionado comigo mesma! Por que tive um gatilho de me sentir presa em uma máquina pra fazer uma Tomografia ...Como se fosse uma Castrofobia...! Não consegui fazer o exame e pior meu filho ficou chateado comigo ... Algo mais forte que eu ...não sou louca, pelo ao contrario tenho meu eixo e sempre busco meu equilíbrio, mas infelizmente desencadeou uma sensação horrível, como se eu fosse ficar preza ali ! Estou decepcionada comigo mesma!
Mulher forte que passou tudo nesta vida e agora mostra uma falha !!!

A melhor resposta 14 SET 2023

Olá Sil,

Vou fazer uma pergunta pra te ajudar a refletir, ok?

Se uma pessoa tem pneumonia, e por isso não consegue andar por se cansa rápido, ela tem culpa por isso? Com certeza, não. E essa pessoa não precisa ficar se remoendo por não conseguir ir trabalhar, por exemplo.

Infelizmente não vemos nossa saude mental dessa forma. Naquele momento o seu corpo disparou alerta de perigo. Não era perigo mas seu corpo entendeu como se fosse. E isso fez com que você começasse a se sentir mal, e assim como alguém que está doente não consegue ir trabalhar, você não conseguiu ficar na máquina, e tudo bem! Tenho certeza que você fez o seu melhor.

Se essa sensação for muito recorrente e estiver te prejudicando procure ajuda psicológica, não porque você é defeituosa, e sim porque é preciso ter um olhar atento ao que está te prejudicando.

Espero ter ajudado !

Fique bem ✨

Thais Bernardo Nunes Psicólogo em São Paulo

7 respostas

15 SET 2023

Sil
Não veja desta forma não!
Antes de ser "muralha", antes de ser uma mulher "forte" é um ser humano: antes de ter um corpo, tem uma alma. Você é essencialmente um ser espiritual e este ser espiritual está acima da mente racional.
Se naquele momento voce sentia que não devia entrar na máquina, foi a tua sensibilidade, a tua espiritualidade que te alertou.
Não mostrou fraqueza não! Mostrou ser muito forte e correta, seguiu a inspiração da tua alma.
Se na avaliação dos outros voce passou por fraca, foda-se eles com os seus conceitos. Você seguiu a tua intuição.
Foi verdadeira consigo mesma.
Se interessou?
Faça Psicoterapia para realmente se conhecer e se entender.
Abraços

5912 respostas

14 SET 2023

Olá Sil! Que bom! O causador de seu medo, acontece com certa frequência. A pior fraqueza nossa é querer viver sempre forte. Isso não existe. Todos temos nossos medos, nossas fraquezas. Pelo jeito de relatar, você viveu isso recentemente. Caso te esteja sendo muito intenso, incômodo, converse com pessoas maduras, sensatas, que possam apoiar. Pergunte, por exemplo, para a pessoa que trabalha com o tomógrafo, como ela vê esses medos, procure entender o funcionamento do tomógrafo, a lógica da utilidade e segurança dele.
Caso você sinta necessidade de mais ferramentas de entendimento do medo, da fraqueza, contate um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.